Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de junho 2010

Rotina eletrizante!

30 de junho de 2010 0

O cotidiano de quem trabalha com jornalismo é mesmo muito interessante. Às vezes, você se depara com cenas inusitadas como percorrer 19 km de estrada de chão, que mais parecem um “mangue” (pela quantidade de barro e pela dificuldade para atravessar…)…

Foto: Mônica Cunha

… e também o que ocorreu no dia 24 de junho, uma quinta-feira pela manhã. O que era para ser uma simples troca de comando no Presídio Regional no Apanhador virou pura tensão, quando os detentos resolveram se rebelar e destruíram boa parte de dois pavilhões do presídio.

Bom, vê-los saindo para o pátio da penitenciária e estar a uns 8 metros do “front” foi algo que eu não tinha passado.  A repórter Mônica Cunha compartilhou comigo deste desafio e da angústia de não saber o que podia acontecer.Foto: Mônica Cunha

Mas é por esse motivo que somos apaixonados pelo que fazemos. É justamente essa adrenalina de passar uma manhã sem respostas, que nos faz ir adiante.

Por Alessandro Agendes/ repórter cinematográfico

O peso ideal

30 de junho de 2010 0

No Jornal do Almoço de hoje a gente mostrou os resultados de uma pesquisa do “perfil nutricional” dos metalúrgicos de Caxias do Sul. Foi constatado que 1,2% dos entrevistados apresentam baixo peso,  49,9% índices dentro do normal. O que chamou a atenção foram os 35% de sobrepeso e os 13,7% de obesidade.   E você, está no peso adequado?   Pra nos ajudar a encontra essa resposta, a nutricionista Fernanda Pezzi, que coordenou a pesquisa, mandou pra gente a fórmula para calcular o IMC. Então, calculadora na mão…     Fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC):

 

IMC = Peso(Kg)/Estatura 2   (metros), ou seja, para encontrar o IMC devemos dividir o nosso peso pela nossa estatura (metros) ao quadrado.

 

Tabela para conferir o resultado:

Categoria

IMC

Baixo Peso – Desnutrido

Abaixo de 18,5 Kg/m2

Peso Saudável

Entre 18,5 – 24,9 Kg/m2

Sobrepeso

Entre 25,0 – 29,9 Kg/m2

Obesidade Grau I

Entre 30,0 – 34,9 Kg/m2

Obesidade Grau II

Entre 35,0 – 39,9 Kg/m2

Obesidade Grau III

40,0 e acima

Fonte: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

 

É importante lembrar que o IMC é apenas um índice, que serve de alerta. Se houver dúvidas com relação ao peso e a saúde, o correto é procurar orientação de médicos ou nutricionistas para realizar exames mais precisos.

por Marisol Santos

Máquinas fotográficas artesanais!

30 de junho de 2010 1
Quer aprender a fazer as câmeras fotográficas em latas, como os alunos de Bento Gonçalves, mostrados hoje no Jornal do Almoço?
Então acompanhe esse passo-a-passo:
 
PARA FAZER A CÂMERA FOTOGRÁFICA UTILIZANDO LATAS DE TINTA, É PRECISO PINTAR A PARTE INTERNA DA LATA DE PRETO. COM UM PREGO, FAÇA UM FURO NO MEIO DA LATA. DEPOIS, TAPE COM UM PEDAÇO PEQUENO DE PAPEL ALUMÍNIO. EM SEGUIDA, FAÇA UM FURO NO PAPEL COM UMA AGULHA OU ALFINETE. TAPE NOVAMENTE, DESTA VEZ COM UM PEDAÇO DE CARTOLINA PRETA. AGORA, PARA COLOCAR O PAPEL FOTOGRÁFICO DENTRO DA EXTREMINADE OPOSTA DO FURO DA LATA, VOCÊ PRECISA ESTAR NUMA SALA ESCURA, PARA NÃO QUEIMAR O PAPEL. TAMPE A LATA E PRONTO!
 
VOCÊ JÁ TEM UMA CÂMERA FOTOGRÁFICA CASEIRA.
 
PARA REVELAR, VOCÊ TAMBÉM PRECISA DE UM ESPAÇO TOTALMENTE ESCURO, APENAS COM UMA LÂMPADA VERMELHA. RETIRE COM CUIDADO O PAPEL FOTOGRÁFICO DE DENTRO DA LATA E COLOQUE EM UMA BANDEJA COM LÍQUIDO REVELADOR, ENTRE UM E DOIS MINUTOS. DEPOIS PASSE PARA UMA BANEDEJA COM O LÍQUIDO INTERRUPTOR, POR DEZ SEGUNDOS.  E POR ÚLTIMO, COLOQUE O PAPEL POR MAIS TRÊS MINUTOS NA BANDEJA COM O LÍQUIDO FIXADOR.  FEITO O PROCESSO, LAVE A FOTO DURANTE CINCO MINUTOS EM ÁGUA CORRENTE E DEIXE SECAR.  A LUZ VERMELHA É IMPORTANTE, POIS É A ÚNICA QUE NÃO INTERFERE NO PROCESSO DE REVELAÇÃO DA IMAGEM.  O MATERIAL PARA A REVELAÇÃO PODE SER COMPRADO EM LOJAS ESPECIALIZADAS EM FOTOGRAFIA.
 
por Guilherme Fadanelli

Receitas Juninas!

25 de junho de 2010 0

Curau de milho verde

4 xícaras de leite
8 espigas de milho lavadas
1 lata de leite condensado
½  colher (sopa) rasa de manteiga
Canela em pó

Modo de preparo

Rale as espigas de milho com uma faca. Sem chegar até o sabugo.
Após isso, bata no liquidificador o leite e o milho, por volta de 3 minutos.
Coe e a seguir despeje a mistura em uma panela.
Coloque a manteiga, leve ao fogo e mexa sempre até obter uma consistência cremosa.
Acrescente o leite condensado e mexa mais um pouco.
Retire do fogo, espere esfriar e coloque em uma tigela.
Polvilhe a canela.
Sirva frio, de preferência.

Quentão de Vinho Branco

1 litro de vinho branco

200g açúcar

300ml água

2 rodelas de abacaxi

cravo, canela q.b

Modo de preparo

Leve o vinho ao fogo e deixe ferver

Queime o vinho

Junte os demais ingredientes e deixe ferver por 10 minutos

Pé de Moleque

3 xícaras  (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de água

2  xícaras  (chá) de amendoim torrado

Modo de preparo

Leve ao o açúcar e a agua  e deixe caramelar, junte o amendoim, misture bem deixe esfriar

Doce de Batata Doce

500g batata doce cozida e esmagadas

400g açucar

1 pacotinho de gelatina da sua preferencia

1 colher (sopa) de manteiga

cravo q.b

Modo de preparo

Leve tudo ao fogo ate soltar da panela deixe esfriar, modele e passe no açúcar.

O frio dando as caras...

24 de junho de 2010 0

O inverno começou oficialmente nesta segunda-feira, 21 de junho, às 8h28. mas… para quem trabalha cedinho, a sensação é de que ele já deu as caras faz tempo…

 

Nessas fotos, alguns registros de temperaturas baixas e da galera  da RBS TV Caxias trabalhando desde cedo. Em uma das fotos, Rogério (técnico) e Alessandro (cinegrafista) madrugando para deixar tudo pronto para as entradas ao vivo do Santuário de Caravaggio (26/05). Na outra, uma das equipes do Redação RS: César (técnico), Cristiano (cinegrafista) e Marisol (repórter). Nos termômetros de rua, indicações de que o outono já anunciava muito frio pela frente…

Flagrantes de frio durante o trabalho da equipe da RBS TV!

A polêmica do funk em festas escolares

23 de junho de 2010 0

A equipe do RBS Notícias acompanha hoje uma reunião entre Conselho Tutelar, Secretaria Municipal e Coordenadoria Regional de Educação. Na pauta, a execução de funks durante festas juninas em escolas públicas de Caxias do Sul. O assunto foi colocando em discussão depois de uma proposta do Conselho Tutelar. A ideia é proibir a animação de festas com este estilo musical em função das letras que, segundo os conselheiros, têm forte apelo sexual.

O programa de hoje destaca também a participação da comunidade na Consulta Popular. Quatro prioridades podem ser escolhidas pelos eleitores (no post abaixo, as propostas apresentadas para a região). A eleição segue até meia-noite através do site da Consulta Popular (www.consultapopular.rs.gov.br).

E ainda, o começo da Operação Centauro, que vai durar 24h em 58 municípios da Serra. Oitocentos policiais militares participam da ação, que pretende inibir a criminalidade e o tráfico de drogas.

O RBS Notícias começa depois de Escrito nas Estrelas!

Consulta Popular é hoje!!!

23 de junho de 2010 0

QUARTA-FEIRA É DIA DE CONSULTA POPULAR

Está em nossas mãos a decisão de onde investir parte dos recursos do Governo do Estado. Nesta quarta-feira é dia de consulta popular. Os eleitores gaúchos vão ajudar a definir as prioridades em cada região.

Não deixe de participar, é só ter o título eleitoral ou carteira de identidade e escolher 4 dos projetos apresentados.
Em Caxias do Sul, as urnas estarão disponíveis em mais de 200 locais como unidades básicas de saúde, hospitais, empresas, sindicatos, Prefeitura, Câmara de Vereadores, supermercados, entre outros. O horário é das 9h às 18h, inclusive ao meio-dia, sendo que poderá ser estendido até 21 horas em alguns dos pontos. A votação também poderá ser feita via internet pelo site www.consultapopular.rs.gov.br, das 9h às 24h do dia 23 de junho.

Relação dos projetos para o Corede Serra

(ANTÔNIO PRADO, BENTO GONÇALVES, BOA VISTA DO SUL, CAROS BARBOSA, CAXIAS DO SUL, CORONEL PILAR, COTIPORÃ, FAGUNDES VARELA, FARROUPILHA, FLORES DA CUNHA, GARIBALDI, GUABIJU, GUAPORÉ, MONTAURI, MONTE BELO DO SUL, NOVA ARAÇÁ, NOVA BASSANO, NOVA PÁDUA, NOVA PRATA, NOVA ROMA DO SUL, PARAÍ, PROTÁSIO ALVES, SANTA TEREZA, SÃO JORJE, SÃO MARCOS, SÃO VALENTIM DO SUL, SERAFINA CORRÊA, UNIÃO DA SERRA, VERANÓPOLIS, VILA FLORES E VISTA ALEGRE DO PRATA.)

 

Descrição e Valor

v       1 – AMPLIAÇÃO, REFORMA E AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA HOSPITAIS DE REFERÊNCIA REGIONAL E MICRORREGIONAL – 1.502.400,00

v       2 – AMPLIAÇÃO, REFORMA E AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA HOSPITAIS DE REFERÊNCIA MICRORREGIONAL, UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO E UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE – 1.592.000,00

v       3 – AMPLIAÇÃO, REFORMA E QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS ESCOLARES: 2.753.060,00

v       4  -AMPLIAÇÃO, REFORMA E QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS ESCOLARES: 2.474.240,00

v       5 – AQUISIÇÃO DE VIATURAS PARA A BRIGADA MILITAR, CORPO DE BOMBEIROS, POLÍCIA CIVIL, IGP E SUSEPE E REAPARELHAMENTO DA BRIGADA MILITAR –  1.380.000,00

v       6 – AQUISIÇÃO DE VIATURAS, REFORMAS E EQUIPAMENTOS PARA A BRIGADA MILITAR, POLÍCIA CÍCIL E CORPO DE BOMBEIROS – 2.130.000,00

v       7 – CONSTRUÇÃO DE MORADIAS E IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS – 1.016.000,00

v       8 – QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR E ASSISTÊNCIA À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE – 1.120.270,00

v       9 – CRIAÇÃO DO ARRANJO PRODUTIVO DA BACIA LEITEIRA DA SERRA GAÚCHA – 600.000,00

v       10 – FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA FRUTICULTURA, HORTICULTURA E PLANTAS MEDICINAIS  - 600.000,00

v       11 –  PÓLO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA SERRA E REDES DE COOPERAÇÃO  - 690.000,00

v       12 –  PESQUISA APLICADA ATRAVÉS DA FAPERGS (PRÓ-COREDES) E APOIO AOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS  - 850.000,00

v       13 – PLANEJAMENTO AMBIENTAL E SINALIZAÇÃO TURÍSTICA DA REGIÃO –  774.000,00

v       14 –  RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E QUALIFICAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA DA REGIÃO 970.000,00

                                                                   Valor Total do COREDE 18.451.970,00

 

Relação dos projetos para o Corede Campos de Cima da Serra  

(ANDRÉ DA ROCHA, BOM JESUS, CAMPESTRE DA SERRA, ESMERALDA, IPÊ, MONTE ALEGRE DOS CAMPOS, MUITOS CAPÕES, PINHAL DA SERRA, SÃO JOSE DOS AUSENTES E VACARIA)

 

Descrição e Valor

v       1 – POÇOS ARTESIANOS PARA O INTERIOR – 300.000,00  

v       2 – RECOMPOSIÇÃO AMBIENTAL 100.000,00

v       3 – VIATURAS E EQUIPAMENTOS PARA POLÍCIA CIVIL E BRIGADA MILITAR 353.000,00

v       4 – ACESSO ASFÁLTICO AOS MUNICÍPIOS 1.600.000,00

v       5 – ADEQUAÇÃO E REFORMA DOS HOSPITAIS DE VACARIA E BOM JESUS 370.800,00

v       6 – CONSERVAÇÃO DAS ESTRADAS DO INTERIOR 370.000,00

v       7 – AMPLIAÇÃO DAS ESCOLAS TÉCNICAS 370.140,00

v       8 – COMPRA DE LIVROS PARA A UERGS 40.000,00

v       9 – INDUSTRIALIZAÇÃO DE FRUTAS PARA A GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA 200.000,00

v       10 – PROMOÇÕES ESPORTIVAS E CULTURAIS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES 320.000,00

v       11 – DESENVOLVIMENTO DO TURISMO REGIONAL 300.000,00

v       12  -VIATURAS E EQUIPAMENTOS PARA PERÍCIA E CORPO DE BOMBEIROS 295.000,00

Valor Total do COREDE: 4.618.940,00

 

Espera por ecografias chega a duas semanas

21 de junho de 2010 2

Gestantes que fazem pré-natal através do SUS estão preocupadas. É que a espera pela realização de uma ecografia pode chegar a dois meses. Especialistas afirmam que o ultrassom não é considerado essencial durante a gestação. Apesar disso, o município orienta os médicos a pediram pelo menos duas vezes o exame.

Este é um dos assuntos do RBS Notícias que mostra também: o susto de um motorista em Caxias! Enquanto levava carga de leite a um mercado no bairro Fátima, o asfalto da rua Domingos Chies cedeu. Ninguém ficou ferido.

E ainda, a prisão de quatro irmãos em flagrante no bairro Mariland, em Caxias do Sul.

As principais informações do dia, depois de Escrito nas Estrelas!

Oportunidades de qualificação - cursos gratuitos

21 de junho de 2010 0

Vocês pediram e a RBSTV dá uma mãozinha… 

Divulgar as oportunidades de qualificação, essenciais na busca de vagas no mercado de trabalho, sempre aparece nas sugestões dos nossos telespectadores.

Por isso, a gente repassa aqui no BLOG, algumas opções de CURSOS que estão sendo oferecidos de graça, na região.

Confira… e informe-se !!

        EM FARROUPILHA, a Escola de Educação Profissional SENAC oferece 104 vagas para os cursos gratuitos de Vendedor e Operador de Computador. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de junho pelo site www.senacrs.com.br/psg. As capacitações, que iniciam no dia 5 de julho, são disponibilizadas através do Programa Senac de Gratuidade.

           O curso de Vendedor, com carga horária total de 160 horas, abordará técnicas de desenvolvimento de estratégias na comercialização de produtos.  Já o curso de Operador de Computador desenvolverá noções de ambiente gráfico, sistema operacional, criação e edição de textos e planilhas, uso de ferramentas da Internet, entre outros.

         REQUISITOS: Podem participar do processo seletivo pessoas com renda declarada de até 1,5 salários mínimos federal per capita na condição de alunos matriculados – ou egressos da educação básica – ou trabalhadores empregados ou desempregados. A lista dos classificados será divulgada no site www.senacrs.com.br/psg e nos murais na Escola (Rua da República, 425), a partir do dia 25 de junho. O período de matrículas acontece de 28 de junho a 02 de julho. Mais informações: (54) 3268-3500.

        EM BENTO GONÇALVES,  a Escola de Educação Profissional do SENAC está com inscrições abertas para o curso gratuito de Técnico em Guia de Turismo Nacional e Regional. As aulas iniciam no dia 9 de agosto e os interessados têm até o dia 14 de julho para realizar a inscrição através do site www.senacrs.com.br/psg.

         Com 855 horas de duração, o curso tem como objetivo formar profissionais preparados para atuar nas áreas de turismo regional e nacional. O Técnico em Guia de Turismo atua junto a empresas do segmento turístico, como agências de viagens. Os interessados podem escolher entre a turma da manhã, com aula das 8h às 12h, ou da tarde, com encontros das 13h30 às 17h30.

         O processo seletivo se dará a partir do preenchimento, por parte do candidato, do formulário de solicitação de vaga para o PSG, juntamente com a entrega da declaração de renda assinada. As inscrições podem ser feitas através do site www.senacrs.com.br/psg ou direto na Unidade (Rua Saldanha Marinho, 820). Mais informações: (54) 3452-4200 ou pelo site www.senacrs.com.br/bentogoncalves

Aço: SIMECS busca redução de tarifas

19 de junho de 2010 0

Setor busca alternativas tendo em vista novo reajuste do aço. Reprodução: RBS TVUm novo reajuste no preço do aço, previsto para julho, preocupa indústrias de Caxias do Sul. O setor de metalurgia, que vive um momento de reação depois da crise econômica, busca alternativas para conter o impacto do aumento. Uma delas é buscar, junto ao Governo, a redução das tarifas para importação do produto. O que já aconteceu, em 2006 e 2008.

Este é um dos assuntos do RBS Notícias deste sábado. Nós mostramos também como foram as atividades em homenagem aos 120 anos de emancipação política de Caxias do Sul.

Tem ainda as informações sobre o vestibular de inverno da UCS. Amanhã, quase 4000 candidatos buscam vagas em 52 opções de ingresso. O processo seletivo acontece simultaneamente em seis cidades (Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Canela, Veranópolis e São Sebastião do Caí). As provas iniciam às 9h da manhã, mas os inscritos devem estar nos locais meia hora antes.

Não perca! É depois de Escrito nas Estrelas!