Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 24 junho 2011

Presentes que a vida nos dá (2)

24 de junho de 2011 4

Todas as reportagens que vão ao ar na RBS TV Caxias são discutidas anteriormente em reuniões da equipe.  Na semana passada, nossa coordenadora, a Juliana Bolson, recebeu uma visita aqui na RBS e levou a um desses encontros, a sugestão de pauta de um escritor que havia lançado um livro sobre o cotidiano de Paulo, um rapaz com Síndrome de Down. De imediato, ela foi aceita por todos…

Você deve ter lido sobre isso, no post anterior: “Presentes que a vida nos dá” ou assistido na reportagem que foi ao ar no Jornal do Almoço de hoje.

Não sei o que você, que nos lê agora… achou desta história. Eu, confesso… me emocionei. O carinho do escritor João Batista da Silva e do filho, o Paulo, de 35 anos e adotado aos 32… me encantou. É o tipo da pauta que a gente sabe que vai render uma boa matéria, mas que consegue surpreender pelas experiências trazidas pelos entrevistados.

Olha só o recado que o João Batista mandou para a gente:

“Grato pelo que pudeste proporcionar não só a mim mas principalmente ao Paulo.
As lágrimas corriam-lhe no rosto ao ver a reportagem e somente dizia: – mi amo você.
Agradeça a toda equipe pois com gestos assim espero termos plantado uma semente que com certeza dará bons frutos. Um grande abraço  Paulo e Batista.”

Como se não bastasse a emoção dessa reportagem, no estúdio recebemos o Ademir, a Joseane, o Tailan e a Tainá. O Tailan tem sindrome de down… e é um menino lindo, carinhoso e muito amado pela família! Foi mais uma boa dose de emoção para um só dia!!! No fim da entrevista… pedi um beijo ao Tailan. Acho com essa atitude  “impulsiva” até assustei um pouco os cinegrafistas do estúdio, o diretor de imagens… mas diante das demonstrações de carinho dele, não consegui resistir!!!

A Simone Perini, da APAE, também esteve com a gente e explicou como funciona o atendimento na Associação. Obrigada a todos pelas alegrias que nos proporcionaram hoje!

A pedidos (inclusive da Márcia, que comentou neste post), mais informações sobre o livro infantil lançado pelo João Batista:

Lelé Maluco Não É! (Editora do Maneco, 22 págs., R$ 18).

Em sua sétima obra, o autor conta, em forma de poesia, o cotidiano de Josué, apelidado de Lelé, um menino com Síndrome de Down.

Inspirado em seu filho adotivo, o autor mostra que quem tem a síndrome brinca, tem amigos, vai à escola, sorri e chora como qualquer outra pessoa, embora precise de carinho e atenção especiais.

O livro também traz um pequeno dicionário de A a Z, que explica o significado de palavras pronunciadas de forma diferente por aqueles que possuem Síndrome de Down. Lelé Maluco Não É! tem ainda ilustrações de Marcos Antônio Bortolozzo, e assessoria psicopedagógica de Vera Lúcia Dal Bosco da Silva.

Os presentes que a vida nos dá.

24 de junho de 2011 1

Já falei isso várias vezes quando as pessoas me perguntam sobre o que eu gosto no meu trabalho, e uma de minhas respostas, é que sempre estamos fazendo coisas novas, tratando de assuntos diferentes e frequentemente somos surpreendidos.
Neste feriado, um típico dia caxiense – nublado e chuvoso, pelo qual não se espera muita coisa – fomos gravar com um pai que adotou um garoto (de 35 anos) com Síndrome de Down. Chegando lá, encontramos ele sentadinho, esperando. Fomos pra trás da Estação Férrea e eu precisei colocar um banco de metal num lugar mais bem iluminado, quando a primeira pessoa que prestou atenção, e já estava pronta pra me ajudar a carregar o banco, foi ele: o Paulo.

Aquele simples gesto dele me encantou com a matéria! Me deu inspiração pra fazer as imagens de um jeito especial e acredito que o trabalho foi feito do modo mais puro e sincero, como tudo que eles fazem, sem maldade, nem interesse, de coração.

* Por Leonardo Moreira

>> A entrevista com o Paulo e o pai dele, o escritor João Batista da Silva, você confere no Jornal do Almoço desta sexta-feira. Nós vamos mostrar o livro escrito por Batista, inspirado no Paulo! 
Esperamos você ao meio-dia!

Abaixo, o escritor João Batista, Paulo, a repórter Mariana Paniz e o cinegrafista Leonardo Moreira.