Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Audiência discute Abastecimento de água em Erechim

31 de março de 2010 3

A concessão do serviço de água e esgoto em Erechim continua rendendo muitas discussões. Na noite desta terça-feira foi a vez da Câmara de Vereadores receber um audiência pública.

O presidente estadual da Corsan, Luiz Ariano Zaffalon, os secretários municipais do Meio Ambiente, Francisco Pinto e de Administração, Gerson Berti, além de vereadores estiveram presentes. O que surpreendeu foi a presença do público. Não sobrou espaço no auditório da Câmara. Tinha gente se amontoando nas escadas.

Eles viram o presidente da Corsan admitir que cláusulas do atual contrato não foram cumpridas. Até neste ano, Erechim deveria ter 60% do esgoto tratado e não tem nenhum metro. A justificativa foi que o compromisso foi assinado em 1998 e que só se criou uma lei nacional de saneamento, para a liberação de recursos, em 2007. Depois da audiência, em entrevista, Zaffalon admitiu que o dircurso era apenas uma transferência de responsabilidade.

A entidade reclamou que conseguiu 52 milhões com o Governo Federal, mas que o recurso foi recusado pela prefeitura. A justificativa do poder público foi que o financiamento seria avalisado pelo município e que precisava negociar a renovação do contrato antes de assumir este tipo de compromisso.

A Corsan também alertou o município que se escolher outra empresa, vai cobrar os 72 milhões de patrimônio que tem em Erechim. Foi citada uma cláusula do atual contrato que garante o pagamento. Neste caso, Zaffalon garantiu que o contrato vai ser seguido à risca.

Há 43 anos a autarquia trata a água em Erechim. Por mês, é arrecadado R$ 1,6 milhões. Para renovar o contrato, a oferta é criar um fundo de administração conjunta com o municício. Seria depositado mensalmente 5% do valor pago pela comunidade. Além disso há uma promessa de redução na tarifa.

A Prefeitura já abriu processo de licitação para a empresa que vai administrar o serviço de água e esgoto na cidade pelos próximos 30 anos. A Corsan pode até ser a escolhida, mas vai ter que disputar a concorrência.

A sessão da Câmara de Vereadores de Erechim será exibida hoje às 19h, no Canal 16 da NET.

Agora é hora de você falar o que acha dessa história. Deixe um comentário no nosso Blog. Com água não se brinca e a opinião de todos é muito importante nesta questão.

 

Postado por Túlio Borges – Redação

Comentários (3)

  • Luis afonso diz: 1 de abril de 2010

    Agora esta sendo esclarecido a proposta da Corsan, porque a prefeitura cancelou a verba do PAC que é dos Gauchos, promessa de campanha do Prefeito – NAO VAMOS PRIVATIZAR VAMOS RENOVAR COM A CORSAN POREM VAMOS COBRAR AS OBRAS- e agora prefeito???.

  • Antônio diz: 6 de abril de 2010

    O problema do abastecimento de água em Erechim é muito grave, além de uma taxa elevadíssima que a população paga todo mês. Até quando vamos ficar a mercê da Companhia Riograndense de Saneamento que não resolve nem o problema de água que dirá de esgoto. Para a população não importa a empresa que administre isso. O que queremos é uma água de qualidade com preço justo. Alguém já percebeu a sugeira ke chega junto com a água de nossas torneiras? Tá na hora de melhorar isso.

  • dino bez diz: 31 de março de 2010

    até que enfim, estamos vendo força por parte da prefeitura em solucionar este vergonhoso problema…. parabens

Envie seu Comentário