Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Posts de junho 2010

Chás são destaque no Vida e Saúde

26 de junho de 2010 0

O programa Vida e Saúde apresentou neste sábado dicas sobre o preparo de chás.

Veja os chás ideais para o inverno, aqueles que previnem gripes, tosses e resfriados. Conheça também o chá de mangaba, indicado para prevenir e tratar a hipertensão arterial. O programa exibiu uma entrevista com uma farmacêutica, que explica tudo direitinho: o modo de preparo, as contra-indicações e onde encontrá-lo.

Assista aos vídeos na Central da RBS TV.

Tata despede-se do Patrola

21 de junho de 2010 1

O Patrola do próximo sábado, 26 de junho, vem com muitas novidades para comemorar os 10 anos no ar. Para começar entra Jordana Pires, ex Na Pilha, e Tata vai para o Jornal do Almoço. Confira abaixo o “tchau” da apresentadora que comandou o Patrola por sete anos e assista a seu último programa.

Sete anos. Durante todo esse tempo eu fui orgulhosamente conhecida como a ‘menina do Patrola’. Jamais imaginei que teria na minha vida e carreira o reconhecimento, carinho e atenção de tanta gente que eu muitas vezes nem conheço por causa do meu trabalho na tevê, jornal e rádio. Não há nada mais gratificante do que isso!

Tem gente que acha que fazer televisão para jovem é fácil, que é um oba oba sem tamanho, com pouca informação e muita bagunça. Enganam-se. É preciso tato, inteligência e descontração para informar sem ser maçante, chato. É trabalho para gente grande sim. E foi no Patrola que aprendi a ser jornalista: apurar informações, produzir matérias, ampliar os contatos. Fiz ótimos amigos, cobri grandes eventos, conheci projetos e pessoas com histórias engraçadas, emocionantes, curiosas. Sou definitivamente realizada como profissional, olha que delícia!

Tive 3 parceiros, completamente diferentes de mim e entre eles. Com o Piangers vivi a fase de descobertas profissionais, já que entramos juntos no programa. O Zé Brites, além de companheiro de trabalho, virou amigo pra toda a vida. E com o Marquinhos tive pouco tempo de convivência, mas já deu pra ver que o rapaz vai longe. E não há como não falar de uma equipe mais do que fabulosa: Lelê, diretora, amiga e chefe sem igual [trabalhar com você foi uma honra!], Sávio e Vargas, a dupla dinâmica cinegrafista/motorista, além dos outros que também fizeram parte dessa equipe única. Valeu meninos!

E depois de tanto tempo, é chegada a hora da virada. Estou aproveitando tudo o que aprendi para dar um passo maior na minha carreira: tornar-me uma repórter de jornalismo diário, o tal ‘hard news’. Saio de um programa semanal e me ‘jogo’ na correria do dia-a-dia, no Jornal do Almoço, indo atrás de mais pessoas e assuntos diferentes e interessantes. Esse é o meu desafio do momento e estou empolgadíssima com ele. Quem assume o meu lugar como “patroleira’ é a querida e competente Jordana Pires, que assim como eu aprendeu o beabá no ‘Na Pilha’ e agora vai se revelar, tenho certeza! Um beijo enorme á quem acompanhou o meu trabalho durante esse tempo todo e torceu por mim. A gente continua se vendo na telinha.

Até breve.

Tata Fromholz

Assista ao programa de despedida de Tata

RBS TV Joinville também está online

18 de junho de 2010 3

Desde a última quarta-feira, 16 de junho, os telespectadores da RBS TV Joinville podem rever as edições locais do Jornal do Almoço e RBS Notícias pela Central de Vídeos do site da RBS TV.

A íntegra do Jornal do Almoço da região de Joinville e o bloco local do RBS Notícias podem ser encontrados clicando aqui.

Em breve, as demais regiões do Estado também terão seu espaço dentro da Central de Vídeos do site.

Promoção kit da Copa

14 de junho de 2010 0

Confira a lista de ganhadores do kit da Copa do Mundo da promoção do Jornal do Almoço desta segunda-feira, dia 14. Os ganhadores têm até as 19h desta segunda-feira para retirar o prêmio na RBS TV (veja o endereço), em Florianópolis, munidos de documento de identificação.

- Neidlen Henrique
- Nayara Gonçalves
- Kalya Roux
- Fabio Silva
- Maryane Pereira
- Volney Teixeira Filho
- Suzi Hofmann
- Daniela Vogel
- Kristiano Gomes
- Fernanda Cristina da Silva

Mudanças na programação da RBS TV durante a Copa

10 de junho de 2010 0

A partir desta sexta-feira, dia 11 de junho, a programação da RBS TV fica um pouco diferente por causa da cobertura da Copa do Mundo da África do Sul. Com a transmissão dos jogos e especiais, o Jornal do Almoço passa a ter menos tempo de duração e outros programas ficam temporariamente fora do ar. Confira as alterações (programação sujeita a alterações) :

- Jornal do Almoço: segue sendo apresentado de segunda a sábado. Até o dia 3 de julho o programa terá 12 minutos de duração e começará mais tarde, às 13h10 (exceto no dia 2/7, quando começa às 13h40).

- Globo Esporte: o bloco catarinense do programa fica fora do ar até o dia 10 de julho.

- Vida e Saúde: fora do ar a partir do dia 12 de junho. Volta à programação em 26 de junho.

- RBS Esporte: fora do ar a partir do dia 12 de junho. Volta à programação em 26 de junho.

- Patrola: fora do ar a partir do dia 12 de junho. Volta à programação em 26 de junho.

- Santa Catarina Em Cena: fora do ar a partir do dia 12 de junho. Volta à programação em 24 de julho.

- Campo e Lavoura: não será exibido somente no dia 20 de junho.

- Galpão Crioulo: não será exibido somente no dia 20 de junho.

Os demais programas da RBS TV seguem sendo exibidos normalmente em seus horários habituais. Acesse aqui a programação completa da emissora.

Jornal do Almoço estreia novo quadro Missão: Mudança

07 de junho de 2010 38

Cíntia e Laine Valgas

O Jornal do Almoço estreia nesta semana o quadro semanal Missão: Mudança. O comando é de Laine Valgas.

O espaço visa intermediar reconciliações, viabilizar oportunidades profissionais, pequenas reformas de imóveis, tratamentos de saúde, surpresas e a realização de outros sonhos que estiverem ao alcance da equipe.

Há tempos o telejornal busca valorizar as necessidades do espectador e trazê-lo para a telinha, tanto no bem humorado Põe na Tela, Amarelo, de Cacau Menezes, quanto nos compromissos assumidos pelo Ação JA e o Cidadão JA, onde a voz da comunidade se fortaleceu.

Na primeira reportagem do Missão Mudança, conheça a história de Cíntia Pereira dos Santos, de 23 anos, que viveu um dia de estrela.

Ser capa de revista costuma ser um privilégio de modelos e celebridades. Mas Cíntia, que nunca foi famosa, viveu um dia especial em um estúdio fotográfico, do jeito que sempre desejou.

Foi o Cidadão JA que proporcionou a maior transformação de Cíntia. Com obesidade mórbida, ela aguardava há cinco anos na fila do SUS por uma cirurgia bariátrica. Após a reportagem, ela conseguiu a cirurgia e, quatro meses depois, já perdeu 47 quilos. Laine conta que o empenho de Cíntia inspirou o programa.

A transformação dos participantes do quadro vai além da vaidade e nem sempre passará pelo visual, como explica Laine Valgas.

- A intenção é mostrar belas histórias, comoventes, engraçadas, curiosas e fazer a diferença.

Laine lembra que o quadro segue a tendência mundial das emissoras de tevê, que faz de gente anônima uma atração. As reportagens envolverão não só o selecionado, mas toda a família.

Participe do quadro

Para participar, basta você mandar um e-mail para o ja.sc@rbstv.com.br ou ligar para a produção do telejornal no telefone (48) 3216-2500.

Apoio

Para possibilitar o quadro, o JA busca parcerias. Conheça os parceiros do quadro e saiba como apoiar a iniciativa.

Vida e Saúde: receitas funcionais

05 de junho de 2010 1

O Vida e Saúde do último sábado, dia 5 de junho, mostrou duas receitas funcionais: um bolo de aveia e um hambúrguer com soja. Veja a seguir como prepará-las:

Bolo de aveia funcional

Ingredientes:
- 3 xícaras de aveia em flocos médios (hidratada) + ½ xícara de aveia em flocos médios secos
- 4 xícaras de leite desnatado quente (intolerantes à lactose: usar mesma quantidade de água quente)
- 2 ovos (separar claras das gemas; bater as claras em neve)
- ½ xícara de óleo de soja (ou milho, ou girassol)
- 90 gotas de adoçante stévia pura (ou outro adoçante que não contenha aspartame)
- 1 maçã Fuji com casca picada (ou 3 fatias finas de abacaxi picado)
- 1 xícara de damascos secos picados (ou 1 xícara de uvas-passas)
- ½ xícara de castanhas-do-pará
- 3 colheres de sopa de sementes de linhaça dourada
- 1 ½ colher de sopa de fermento de bolo em pó

Modo de preparo:
Hidratar 3 xícaras de aveia em flocos médios com o leite quente por 5 a 10 minutos (até que ela fique com liga). Acrescentar as gemas, óleo, adoçante, maçã, damascos, castanhas e linhaça. Se a massa estiver mole, acrescentar aveia em flocos médios secos até que a massa fique consistente. Acrescentar o fermento e, por fim, delicadamente, as claras em neve. Untar uma forma de alumínio fosco com óleo, dispor a massa e assar em fogo médio a alto por aprox. 50 min. (até ficar dourado).

Hambúrguer funcional com soja
(Rendimento aproximado: 20 hambúrgueres)

Ingredientes:
- 3 xícaras de soja texturizada escura hidratada (1 ½ xícara de soja texturizada escura seca que quando hidratada rende o dobro)
- 3 colheres de sopa rasa de gelatina em pó sem sabor
- 3 xícaras de carne bovina magra moída (músculo, coxão-duro ou lagarto)
- 2 ovos inteiros
- 1 cebola grande picada
- 3 dentes de alho picados
- ½ xícara de temperos verdes frescos (salsinha, cebolinha)
- Sal a gosto (aprox. 1 colher de sopa rasa), pimenta, orégano a gosto
- ½ xícara de aveia em flocos médios
- ½ xícara de quinua em flocos
- Farinha de trigo até dar o ponto consistente na massa (aprox. 4 colheres de sopa)

Modo de preparo:
Hidratar ½ xícaras de soja texturizada escura com 3 xícaras de água quente por aproximadamente 5 minutos. Coar com peneira. Num recipiente, misturar a gelatina em pó sem sabor à soja texturizada e hidratada. Acrescentar a carne moída, os ovos inteiros, todos os temperos e misturar bem. Após, acrescentar a aveia e a quinua, misturando com as mãos (usar uma luva para o manuseio de alimentos). Acrescentar farinha de trigo aos poucos até obter uma massa consistente para que se faça bolas com as mãos (a massa ainda gruda na mão) Numa forma de alumínio fosco grande untada com óleo, dispor as bolas e achatá-las em forma de hambúrguer. Assar em fogo alto até ficarem dourados (aproximadamente 40 minutos).

Observações:
- A mesma receita pode ser usada para se fazer hambúrguer de frango; basta substituir a soja texturizada escura pela soja texturizada clara, e a carne bovina por peito de frango moído.
- Intolerantes a glúten (celíacos) podem substituir a aveia em flocos por 1 xícara de quinua em flocos; e a farinha de trigo por farinha de arroz ou farinha de quinua.
- Vegetarianos podem fazer a receita apenas com soja, basta dobrar a quantidade de soja em substituição à carne. Vegetarianos estritos podem substituir os ovos por Agar-agar hidratado.
- Como o hambúrguer funcional com soja é uma ótima opção de lanche ou jantar, é interessante se preparar maior quantidade, assar, deixar esfriar completamente, embalar um a um com plástico filme e congelar (validade: 3 meses). A cada semana, retirar uma alíquota (3 ou 4 hambúrgueres) do congelador para o consumo (validade em geladeira: 5 dias).
- Pode ser consumido puro, no lanche da escola ou trabalho; ou com pão integral, alface, tomate, fazendo-se um sanduíche; ou com salada colorida temperada com óleo de oliva e sementes de linhaça dourada; ou picado, junto com molho vermelho para uma massa integral. Com a mesma receita de massa para o hambúrguer também pode-se fazer pequenas almôndegas, assar e congelar. Servir com molho vermelho.

Vida e Saúde: entrevistados do programa de 5/6

05 de junho de 2010 0

Veja os contatos dos entrevistados do programa Vida e Saúde exibido no sábado, dia 5 de junho:

Sling Training
Manuela Freitas (Fisioterapeuta)

Telefone: (48) 9919.8191
E-mail: manukf@uol.com.br / manuelakf@hotmail.com

Cuidados com bichinhos de estimação
Danilo Chiminello Jr. (Médico veterinário)

Telefone: (47) 3342.1201
E-mail: clinica.animals@hotmail.com

Nutricionista
Jaqueline Minatti (Mestre em Nutrição Clínica)

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Twitter: @JaqueMinatti
E-mail: jaquelineminatti@yahoo.com.br

Clínica Dr. José Paulo Figueredo
Telefone: (48) 3222.4960

Academia Gymex
Telefones: (48) 3234.4663 e 9916.8220

Tags:
contatos_vida_e_saúde entrevistados