Visitei a Universidade de COIMBRA, em Portugal, como turista, levada por uma amiga portuguesa. Talvez não seja isso que meu amigo que vai em viagem rápida de estudos busque, mas lá vai:
* o campus, por si só, é uma atração. Não é preciso entrar em nenhum dos prédios para sentir a atmosfera da universidade criada em 1290 – assisti um ritual de recepção de alunos com trajes formais bem curioso, num dos pátios.
* vale uma visita à Capela de São Miguel, que pode ser alugada para casamentos por integrantes atuais ou antigos da comunidade acadêmica.
* também dá para circular pelo Jardim Botânico, de 1772, uma área de 13,5 hectares que abriga 1,2 mil espécies de plantas.
* de metida, sem autorização, entrei em uma sala de aula. Fiquei impressionada com a disposição em forma de auditório, em semicírculo, com uma espécie de púlpito para o professor, móveis pesadíssimos. Passa a impressão de um espaço democrático, propício para os debates, mas com o professor no centro, a quem o ambiente confere autoridade.
O site da universidade: www.uc.pt
P.S: a Monica, que escreve do Porto, alerta que o Jardim Botânico fecha nos finais de semana. Também sugere uma visita ao Penedo da Saudade, um mirador para avistar a cidade. E ainda dá uma dica de restaurante: o Serenata.
Postado por Rosane Tremea
Rosaneeeeee,
Eu e a Letícia Duarte, mais a Patrícia Cavalheiro (da RBS TV), vamos passar cinco semanas em Londres.
Ora, também queremos dicas!
Vale destacar que o Jardim Botânico fica fechado aos finais de semana. Eu fui lá e não consegui visitá-lo. Mas tem o Penedo da Saudade, que é um miradouro de onde se pode avistar uma boa parte da cidade.
Coimbra é uma cidade pequena, em dois dias dá para aproveitar bastante. Uma dica de um bom restaurante é O Serenata.
Monica, obrigada pela dica. Eu estive durante a semana por lá, não sabia que fechava nos finais de semana. Vou incluir tuas recomendações ao meu amigo.
Vanessa e Leticia, vou aproveitar a chegada de minha sobrinha, que mora em Londres há um ano, e pedir várias dicas pra ela.