Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

No campus da Universidade de Coimbra

05 de março de 2008 3

Os prédios do campus da universidade, por si só, são uma atração/Rosane Tremea
Visitei a Universidade de COIMBRA, em Portugal, como turista, levada por uma amiga portuguesa. Talvez não seja isso que meu amigo que vai em viagem rápida de estudos busque, mas lá vai:

* o campus, por si só, é uma atração. Não é preciso entrar em nenhum dos prédios para sentir a atmosfera da universidade criada em 1290 – assisti um ritual de recepção de alunos com trajes formais bem curioso, num dos pátios.

* vale uma visita à Capela de São Miguel, que pode ser alugada para casamentos por integrantes atuais ou antigos da comunidade acadêmica.

* também dá para circular pelo Jardim Botânico, de 1772, uma área de 13,5 hectares que abriga 1,2 mil espécies de plantas.

* de metida, sem autorização, entrei em uma sala de aula. Fiquei impressionada com a disposição em forma de auditório, em semicírculo, com uma espécie de púlpito para o professor, móveis pesadíssimos. Passa a impressão de um espaço democrático, propício para os debates, mas com o professor no centro, a quem o ambiente confere autoridade.

O site da universidade: www.uc.pt


P.S: a Monica, que escreve do Porto, alerta que o Jardim Botânico fecha nos finais de semana. Também sugere uma visita ao Penedo da Saudade, um mirador para avistar a cidade. E ainda dá uma dica de restaurante: o Serenata.

Postado por Rosane Tremea

Comentários (3)

  • vanessa nunes diz: 5 de março de 2008

    Rosaneeeeee,
    Eu e a Letícia Duarte, mais a Patrícia Cavalheiro (da RBS TV), vamos passar cinco semanas em Londres.
    Ora, também queremos dicas!

    :D

  • Monica diz: 5 de março de 2008

    Vale destacar que o Jardim Botânico fica fechado aos finais de semana. Eu fui lá e não consegui visitá-lo. Mas tem o Penedo da Saudade, que é um miradouro de onde se pode avistar uma boa parte da cidade.
    Coimbra é uma cidade pequena, em dois dias dá para aproveitar bastante. Uma dica de um bom restaurante é O Serenata.

  • Rosane Tremea diz: 5 de março de 2008

    Monica, obrigada pela dica. Eu estive durante a semana por lá, não sabia que fechava nos finais de semana. Vou incluir tuas recomendações ao meu amigo.

    Vanessa e Leticia, vou aproveitar a chegada de minha sobrinha, que mora em Londres há um ano, e pedir várias dicas pra ela.

Envie seu Comentário