Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O mar é o músico na Croácia

18 de março de 2008 1

Dias atrás, uma amiga enviou e-mail mandado por um amigo com um power point que descrevia o Órgão do Mar, em Zadar, na CROÁCIA. É sobre ele a chamada cifrada que está na página 2 do caderno VIAGEM desta terça.

Nunca fui à Croácia, mas meu emérito colaborador André Mags foi. E rapidinho me descreveu como é o dito cujo (você pode ouvi-lo mais abaixo, do YouTube).

Não tenho 100% de convicção, mas acho que a mão humana até pode ter conseguido melhorar o que parece impossível: fazer o som do mar ficar mais bonito! Confira o relato do André (em anexo, a foto dele no local):

%22Os caras vão para a praia, sentam-se ou deitam pelo chão e tiram fotos. A maior atração, porém, é apreciar a música tocada pelo oceano.

O Órgão do Mar foi construído em 2005 no litoral de Zadar, na Croácia, cidade de 70 mil habitantes. Desde então, virou um lugar procurado pelos turistas que visitam o país.

Por fora, nada além de uma escada com buracos entre os degraus e debruçada sobre o oceano. Lá embaixo é que a engenhoca funciona. O concerto começa quando a água do Mar Adriático atravessa aberturas sob a superfície e entra por 35 tubos.

O movimento do oceano empurra o ar, que passa por um sistema semelhante ao de um órgão convencional e sai por entre os degraus, junto com o som produzido.

Dependendo da força da água, são disparadas notas diferentes, criando uma música suave. Idéia do arquiteto Nikola Bašić para deixar a lagarteada na orla croata ainda mais relaxante.%22

 

Clique para ouvir o Órgão do Mar:

Postado por Rosane Tremea

Comentários (1)

  • Cassandra diz: 18 de março de 2008

    Oi querida!
    Não posso entrar aqui muito seguido, cada vez que entro é um lugar a mais na infindável lista de “cidades que eu quero conhecer antes de”. Na páscoa vamos a Montevideo, tu já foste para lá? Se tiver alguma dica ou sugestão, estamos de braços (e ouvidos) abertos. Que bom que vamos nos ver amanhã, tô com saudades de ti.
    Um beijão.

Envie seu Comentário