Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Comida de beira de estrada

30 de outubro de 2008 4

COISAS PARA COMER EM VIAGENS

Semana passada, participei, com a Bete Duarte, editora do caderno Gastronomia de ZH, de um evento interessante na Unisc, em Santa Cruz do Sul. A proposta era falar sobre turismo gastronômico com estudantes do curso de Tecnólogo em Gastronomia da universidade.

Adverti que não era especialista no assunto (nem em turismo nem em gastronomia!), mas pesquisando nos meus arquivos me dei conta de o quanto o tema me interessa (“enquanto” amadora nos dois temas!).

Se não, por que faria fotos de pratos num tempo em que ainda não eram populares as câmeras digitais e cada pedacinho de filme em viagem era pensado, já que não se sabia muito bem qual seria o resultado? Hoje a gente tira foto de cada coisa, não?

Por exemplo, em 2001 tirei a foto abaixo:


Foto: Rosane Tremea

A bandeja amassada, o aspecto pouco apetitoso do prato poderia não recomendar, pois não?

Mas olha, eu ainda lembro do sabor dessa combinação de batata com aipim, banana e um tipo de embutido que um jornalista colombiano levou a mim e a outros colegas a experimentar numa beira da estrada que levava de Bogotá (COLÔMBIA) a Zipaquirá, um trajeto de 49 quilômetros entre a capital colombiana e a atração da cidade, a Catedral de Sal.

O lugar era chinelinho, a bandeja também, mas esse prato de “picadinhos”, como diria um amigo meu de Tocantins, era tu-do.

Bom, o que eu queria dizer com esse blá-blá-blá todo é que às vezes os pratos mais saborosos e mesmo típicos podem estar num lugarzinho de beira de estrada como esse, mais do que em algum lugarparaturistaver (quem já não entrou numa boa roubada dessas, pagando uma baita grana?).

Então, olho na beira de estrada!!! Se você tiver uma sugestão de lugar assim, mande!!!


Postado por Rosane Tremea

Comentários (4)

  • patricia prado diz: 5 de fevereiro de 2009

    bem perto do almoço… ummmm senti até o cheirinho
    que fomeeee!!!
    bjos

  • José Carlos da Cunha Sardá diz: 31 de outubro de 2008

    Rosane, fantástico teu blog, adorei! prende a gente, leitura fácil e gostosa, parabens! um abraço.

  • hugnara diz: 31 de outubro de 2008

    ROSANE, sou tua fã há muito tempo…
    E eu lembro que sempre escreveste muito bem, mas neste espaço o fazes maravilhosamente: a descrição dos lugares/situações me fazem sentir-me neles,até os que desconheço.E neste, particularmente, não há como fugir dessa sensação.
    Parabéns! Hugui.

  • Rosane Tremea diz: 31 de outubro de 2008

    Hugnara, que saudade. Que bom ter notícias tuas. Obrigada por tua gentileza. Um beijo.

    Sardá, obrigada. Entrei no Mar&Dunas e adorei as maquetes. Abraço. Rosane

Envie seu Comentário