Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Uma miragem em São Francisco de Paula

17 de fevereiro de 2009 16

Eu sabia o que ia encontrar quando decidi visitar a LIVRARIA MIRAGEM, em SÃO FRANCISCO DE PAULA. Já tinha lido o que colegas escreveram sobre ela, além dos relatos de amigos que a conheceram.

O que eu não sabia, porém, era qual seria a minha reação ao entrar naquele prédio impressionante. Só o que eu conseguia dizer a mim mesma para exprimir o que sentia era: INACREDITÁVEL.


A charmosa luminária vista do segundo piso. Fotos: Rosane Tremea

Acostumados que estamos aos poucos investimentos para bibliotecas, livrarias e centros culturais no interior do Estado (fora do Rio Grande do Sul não deve ser muito diferente), é surpreendente aquela construção de esquina inteira (Júlio ce Castilhos, 603), na cidade que fica a pouco mais de 100 quilômetros de Porto Alegre.


A fachada do prédio na principal rua da cidade

Não foi investimento público que ergueu a construção de 2 mil metros quadrados. Foi um sonho que a tornou realidade, o maravilhoso delírio de uma professora aposentada. Nascida e criada nos campos de São Francisco, Luciana Olga Soares, uma mulher de mais de 60 anos, circula pelas prateleiras como qualquer outro dos funcionários, todos esbanjando simpatia e atenção.


Os corredores espaçosos, por onde circulam moradores e turistas

Há detalhes maravilhosos naqueles corredores espaçosos. Há namoradeiras convidando para sentar e se deliciar com os livros, há objetos antigos carregados de afetos, há bruxas simpáticas e gatos espreitando janelas, há uma área especial para crianças, com um banheirinho só para elas, caso for preciso, há homenagens aos que colocaram os tijolos cada um em seu lugar, e um incrível aroma de maçã com canela vindo da cozinha da Casa de Chá.


Namoradeiras espalhadas pela sala convidam à leitura


A Casa de Chá e, ao fundo, um local para exposições e espetáculos


Homenagem às pessoas que construíram a Miragem


Gatos e anjos à espreita, nos janelões da livraria


Na ala infantil, brinquedos, bonecas e muitos livros

É um sonho a Miragem de Luciana. Um sonho que ela plantou ali no meio de sua terra natal. Um monumento à cultura e à crença no futuro. Não deixe de visitar o sonho de Luciana.

Postado por Rosane Tremea

Comentários (16)

  • Sandra Folchini diz: 17 de fevereiro de 2009

    Valeu pelo post, precisava mesmo de informações sobre a livraria! obrigada.

  • Pedro diz: 17 de fevereiro de 2009

    Enquanto existirem pessoas que nem dona Luciana, nem tudo está perdido. Parabéns dona Luciana Soares.

  • Ana Lucia diz: 17 de fevereiro de 2009

    Estive lá ano passado e é mesmo impressionante. Primeiro pq é lindo o local e segundo pq vc se sente à vontade. A recepção da Luciana é sempre atenciosa. São 3 andares e tem até locais para exposições. Tem jardim no pátio interno…e muita coisa que só estando lá pra ver. Vou voltar com certeza! Ana Lúcia

  • Ana Bitencourt diz: 17 de fevereiro de 2009

    Amei saber! Muito obrigada. Próxima vez que visite o Brasil, com certeza essa parada estará no nosso roteiro! Aquela mesinha convida para um café, nao é?

  • Rosane Tremea diz: 30 de setembro de 2009

    Camila, tens razão. O post é antigo, e não lembro qual foi a referência que eu busquei, mas fui conferir o endereço e é Júlio de Castilhos, 603. Desculpe e obrigada, viu?

  • Cynthia diz: 26 de fevereiro de 2009

    Agora em março a livraria completa 1 ano. Boa chance de fazer uma visita em época comemorativa :)

  • Evandro Colares diz: 21 de fevereiro de 2009

    Parabéns para a Dona Luciana Soares. Da próxima vez que subirmos para São Chico, certamente visitaremos. Aliás, precisamos de mais iniciativas do tipo, inclusive na Capital. Quem adora livrarias se encanta com Buenos Aires. É uma pena faltar-nos esse hábito dos portenhos. Ainda bem que por aqui temos algumas iniciativas corajosas em prol da leitura.

  • David Kura Minuzzo diz: 23 de fevereiro de 2009

    São Chico pode ser dividida em antes e depois da Livraria Miragem. Passei lá neste fim de semana e nunca imaginei que era tão lindo. A dona Luciana está de parabéns. O nome dela, por amor aos livros, à memória e ao patrimônio cultural, vai ficar na história da cidade.

  • Rosane Tremea diz: 18 de fevereiro de 2009

    Fico feliz em ver as manifestações, de quem já foi e de quem ainda não conhece. Vale a pena uma ida a São Chico só pra conhecer a livraria, eu garanto! Quem sabe neste Carnaval? Exceto a Ana, claro, que vai precisar de mais tempo pra vir da Guatemala. Abraço a todos.

  • Irene Cardoso da Luz diz: 2 de junho de 2009

    A LIVRARIA MIRAGEM é o resultado DE UM SONHO arquitetado por Luciana durante muitos anos. SONHO executado após sua aposentadoria, como professora, em uma escola estadual.
    Nós que a conhecemos desde sua infância sabemos de sua paixão pelos livros. No entanto, não ficou somente entre seu livros; foi além, muito além…
    SURGIU, ENTÃO, A LIVRARIA MIRAGEM, MAGNÍFICA!!!!! Parabéns, Luciana!!!!!
    Que outras Lucianas surjam, vendo este modelo de preocupação com a leitura.

  • Spot diz: 3 de novembro de 2009

    Lembro-me das palavras sábias de Marguerite Yourcenar, em sua inesquecível obra “Memórias de Adriano”: “Fundar bibliotecas era construir celeiros públicos, aprovisionar reservas, para o inverno dos espíritos”.
    Enquanto incontáveis gerações de governantes brasileiros não se dispõem a fazer pelo povo algo digno do nosso potencial e merecimento, surge essa luz em meio às trevas, uma estrela humilde a brilhar na pessoa desta fantástica senhora, Luciana

  • Spot diz: 3 de novembro de 2009

    (a quem tive o prazer de conhecer e que ainda quero rever por muito tempo) e vem presentear não só os moradores de São Francisco de Paula, mas todos que se disponham a visitar sua obra prima, “Miragem”.
    E que, para nossa sorte, não é uma miragem: é um belíssimo sonho tornado realidade! Para mirarmos e admirarmos mais de uma vez. É um marco na história da cidade, não apenas como um ponto de referência no espaço, mas também no tempo.

  • Helena B. Recena Petersen Schiffner diz: 17 de fevereiro de 2009

    Olá!
    Conheci a Livraria Miragem há poucos dias. Realmente é um lugar lindo, encantador. Não sabia nem por onde começar… Me perdi no tempo olhando os livros de arte, arquitetura, literatura brasileira, a coleção de bíblias, livros de música. A ala infantil é uma graça e o chá de maçã é maravilhoso.
    Vale a pena ir a São Chico e visitar (com bastante tempo) a livraria que é um sonho. Parabéns à Luciana Soares. Parabéns ao blog que registra essa dica legal.
    Um abraço,
    Helena

  • Emília Fernandes diz: 2 de outubro de 2009

    Rosane, já faz tempo que queria agradecer pelo link para A Turista Acidental. E também parabenizar pelo blog, uma delícia viajar com você pelo Rio Grande. Um abraço!

  • Camila diz: 30 de setembro de 2009

    Rosane!
    a livraria fica na Avenida Júlio de Castilhos, a principal avenida aqui da cidade. Acho que te enganastes. hehehe

  • Spot diz: 2 de novembro de 2009

    Luciana realizou uma obra que a transcenderá. É muito mais que um nome de rua, de praça, ou de monumento. É conhecimento puro, saber, razão da existência e distinção da humanidade.

    Mira, Luciana: das colinas dos campos de cima da serra, tua Miragem eternamente nos acalentará!

Envie seu Comentário