Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Lugares do meu afeto, no final de mais um ano

30 de dezembro de 2009 9

E 2009 caminha vertiginosamente para o seu final. É 30 de dezembro, não tinha nenhuma outra expectativa a não ser trabalhar (sim, há o plantão pela frente, depois da folga natalina), mas eis que recebi um convite de casamento. Pela primeira vez na vida irei a um casamento no dia 30 de dezembro. Minha prima Querli vai se casar no final da tarde de hoje, num dos lugares do meu afeto.

Ela escolheu para a cerimônia o gramado que enfeita a casa construída pelo nosso nonno, uma típica casa de imigrantes italianos. Ou o que sobrou dela, já que anos atrás um tornado levou a parte de cima, mas o porão que o nonno Martin construiu ficou ali, intacto.

Vai ser uma cerimônia simples, só com a presença de pai, irmãos, cunhados, sobrinhos, tios, primos (o que, no caso de nossa família, não quer dizer necessariamente pouca gente!).

É bom ver os lugares do nosso afeto servirem de cenário para momentos como esse. Todos os lugares, aliás, têm o significado que damos a eles. Não importa onde seja. Como brinco sempre, passei o Natal no Exterior. Ninguém nunca ousa contestar: afinal, o Paraguai é outro país. Eu me revigoro com os momentos de paz, de alegria, de confusão, de diversão que passo ali com minha família. E é esse o significado que dou a esse lugar.

Para encerrar o ano, desejo a todos que leem esse blog que encontrem muitos lugares de seus afetos em 2010. Que todas as viagens, das mais simples às impossíveis, se realizem!

Comentários (9)

  • Regis diz: 30 de dezembro de 2009

    Boas festas Rosane! Que 2010 continue te brindando com muitos lugares afetivos! Abraço!

  • CLAUDINEI MACHADO NUNES diz: 30 de dezembro de 2009

    ROSANE, SEU COMENTÁRIO É DE UM CUNHO INCOMENSURÁVEL DE LEMBRANÇAS QUE PROVOCAM DESASSOSSEGOS EM NOSSO SISTEMA DE EMOÇÕES (sistema límbico). ESTE SANTUÁRIO É UM REFÚGIO QUE DEVOLVE A QUIETUDE QUE MINHA ALMA DESEJA. QUERIA EU ESTAR NESTE LUGAR, PARA DAR UM NOVO ALENTO EM MINHA VIDA. ESTOU NO OPOSTO, LUGAR DE RENÚNCIAS, MORTES E ORAÇÕES, POIS TRABALHO EM UTI, DE ALTÍSSIMA COMPLEXIDADE, ONDE A PERDA E A DOR, SÃO COISAS CORRIQUEIRAS. PARECE QUE NEM DEUS TEM DÓ. ABRAÇOS BOAS FESTAS!!!!

  • Amilton diz: 30 de dezembro de 2009

    Lindo lugar!!! Transmite uma sensação de paz, aconchego… eu gostaria de passar uns dias em um lugar desses.

    Feliz 2010!!!

  • Dio diz: 30 de dezembro de 2009

    Eu também já passei vários Natais no exterior, no Paraguai, um lugar belíssimo estranho, mágico.
    Os lugares do meu afeto me lembram um poema de Fernando Pessoa que fala no rio de minha aldeia muito maior , para ele do que o Tejo.

  • salomao de paiva diz: 30 de dezembro de 2009

    So de ver essa fotos a gente se sente numa dimensao, superior recebe paz muita paz.
    Que deus abencoe a todos nos, feliz 2010.

  • Alberto diz: 30 de dezembro de 2009

    Rosane, parabéns pela sua matéria! Lindo mesmo! Derepente me vi correndo a muitos anos atrás em campos, arroios onde os “filhotinhos” de lambaris e cascudinhos se viam aos “montes” em águas de arroios limpos e preservados! Pulávamos porteiras pelos campos em corridas sadias pela natureza! Ai, veio o “progresso”, e estamos onde estamos! Só restou lembranças, com certeza de um tempo que não mais voltará! Um feliz 2010 a você e a todos que por aqui passarem! Alberto

  • elainelerner diz: 30 de dezembro de 2009

    o casamento, com certeza, será lindo. e que sejam muitos os nossos lugares com afeto em 2010!

  • HUGNARA diz: 1 de janeiro de 2010

    ROSANE,
    que 2010 cheio ainda mais cheio de maravilhosas viagens
    e que continues firme e forte escrevendo cada vez mais e melhor e nos repassando todas tuas impressões!
    Não posso deixar de registrar como compartilho contigo esses “lugares de nosso afeto” – sempre tão presentes apesar da distância, dos novos rumos, dos anos passados são nossos portos seguros sempre!
    FELICIDADES!
    Com carinho,
    hugui.

  • Recortes de Viagem » Blog Archive » Casamento perfeito diz: 4 de janeiro de 2010

    [...] pediu que eu descrevesse, mas como no penúltimo dia do ano contei aqui que iria ao casamento de minha prima na casa de nosso nonno, resolvi pelo menos postar as fotos [...]

Envie seu Comentário