Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Ciúme das praias uruguaias

19 de janeiro de 2010 1

Dois posts da semana passada causaram reações diversas em leitores do blog - ambos falavam sobre as praias uruguaias, muito além de Punta del Este: houve quem ficasse muito interessado em conhecer e outros, que já conhecem, temem que uma invasão possa quebrar o encanto de lugares como LA PALOMA e PUNTA DEL DIABLO, entre outros.

O Thiago Faccioni enviou comentário e depois um texto por e-mail, explicando seus receios. Com a devida autorização do autor, publico o que ele escreveu:

“Eu fui um dos que criticou a divulgação das praias do Uruguai. Um pouco de receio? Talvez. Egoísmo? Um tanto. Mas o medo de invasão de pessoas sem o menor senso de simplicidade, união e sentimento me preocupa e muito.

O Uruguai tem a receptividade, a confiança, a simplicidade e amizade que não se encontra mais em nosso pais, fora nas cidades do interior. E falo das pessoas mais velhas, pois jovens não respeitam mais nada, poucos têm a educação das gerações passadas.

Passei meu Réveillon em La Paloma, para ser mais preciso na praia de La Aguada, ao lado do porto. Foi meu segundo Réveillon ali e foi magnífico. A virada foi em La Pedrera, distante 9 quilômetros de La Paloma. A praia é a mais festeira da região.

La Pedrera também tem o melhor dia de Carnaval (esse ano será no dia 15 de fevereiro), lembra muito os carnavais de rua que tínhamos antigamente por aqui. O incrível é que não há organizadores, premiações nem nada, são blocos criados por amigos que desfilam por toda a praia. O movimento é tão grande que não existe lugar para os carros estacionarem, tendo que estacionar às margens da Ruta 10,  chegando a uns cinco quilômetros de estacionamento na beira da estrada dos dois lados, em ambas as direções.

Em La Paloma, assim como em La Pedrera, a praia enche à tarde, porque as festas vão até as 9h/10h da manhã. É comum ir para praia às 8hs e ver o pessoal saindo das festas e indo se banhar no mar, alguns ainda tiram uma soneca em baixo dos guarda-sóis na beira da praia. O bom humor dos uruguaios e o sorriso sempre no rosto nos passam tranqüilidade, não se vê brigas e pessoas estressadas, lá se vive felicidade 24hs por dia.

Por lá também existem praias mais isoladas, mais ao sul, uma maravilha. Um dos melhores espetáculos é o pôr do sol na praia de Los Botes, um momento mágico onde centenas de pessoas, em pé, apreciam o sol descansar e quando isso acontece os únicos sons a se ouvir são os aplausos, assovios e o famoso “woohoo”. Emocionante.

Sobre Cabo Polônio, não tem o que escrever. Tudo o que citar não chegará ao mínimo do que esse lugar mágico representa. Só indo até lá para entender o que realmente significa. A liberdade aflora, a vontade de ficar é enorme. Lá se encontra gente de todo tipo de nacionalidade. Na última vez que fui encontrei poloneses, holandeses, canadenses e australianos….Brasileiros?? Acho que somente eu e minha esposa…

Próxima ida ao Uruguay? Carnaval, La Paloma novamente.”


Comentários (1)

  • aline farias diz: 20 de fevereiro de 2010

    La pedreira, la Paloma, Punta del Diabo entre outras praias uruguai, 2010 melhor carnaval pra quem é solteira(o) lá estão os homens mais lindos do planeta…kkkkkk A Uruguai que me faz bem é muito lindo festas e festas sem falar nas praias que são paradisiaca….. lindo amoooooo ano que vem denovo Carnaval em La Pedrira Uruguai!!!!

Envie seu Comentário