Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Praga, sonho de consumo de turista

06 de fevereiro de 2010 10

A colaboradora do blog MARLENE JUNGES, que mora na Alemanha, mas circula pela Europa toda, manda um texto sobre PRAGA, a capital da República Checa, que povoa os sonhos turísticos de muita gente. Eu mesma não conheço, e ela está sempre incluída nos meus planos.

Vamos ao texto e às fotos da Marlene:

“Praga é uma das cidades mais charmosas e bonitas da Europa e se localiza sobre colinas, nas duas margens do Rio Moldava. O rio atravessa a cidade num curso sinuoso, está repleto de antigas pontes e, em sua margem esquerda oriental, fica o imponente Castelo de Praga.

A mais charmosa e conhecida ponte é a “Ponte Carlos”, que liga a cidade velha ao castelo. Ela encanta turistas do mundo inteiro, que circulam entre as dezenas de artesãos que ali vendem gravuras e esculturas. A ponte foi construída a pedido do Rei Carlos IV, e as obras iniciaram em 1357, tendo sido concluída no início do século XV. Inicialmente foi chamada de Ponte de Pedra e Ponte de Praga e, a partir de 1870, foi denominada “Ponte Carlos”. São 520 metros de comprimento e 10 metros de largura, vigiados por 30 estátuas de santos, que ligam Malá Strana à Cidade Velha.

O impressionante Crucifixo foi a primeira imagem a ser colocada na ponte, em 1629 e, durante quase 100 anos era a única obra ali existente. As demais peças foram colocadas nos séculos 18 e 19. A mais conhecida é a de São João Nepomuceno, pois diz a lenda que basta tocá-la para um dia voltar a Praga. A ponte possui  três torres, e a que fica junto à Cidade Velha é considerada como uma das mais significativas construções góticas ainda existentes. Ela é conhecida como Torre de Pólvora. Origina-se do século 11, mas a construção atual teve início em 1475, por ordem do rei Vladislav II. Inaugurada como Torre Nova, foi renomeada no século 17 como Torre de Pólvora, por ser utilizada como paiol para armazenar o produto.


O patrimônio histórico e arquitetônico e a intensa vida cultural estão entre as maiores atrações da cidade. Os prédios históricos, as atraentes ruas estreitas de traçado irregular, os monumentos, os museus, os teatros e as antigas igrejas se misturam a prédios modernos e sofisticados. Destaque também para a Universidade de Carlos, a mais antiga da Europa, criada no século 14, e para a Universidade Técnica de Praga, fundada no século 18.

Há, também, preciosidades no Museu Nacional, fundado em 1818, e na Galeria de Arte do Castelo de Praga, onde é conservada uma coleção preciosa de objetos que pertenceram ao Rei Rodolfo II. O Museu Narodni, construído em 1890, oferece exposições de arqueologia, mineralogia, antropologia e história natural, além de um panteão com bustos de figuras importantes de história tcheca.

Passear pela praça da cidade velha é algo como voltar no tempo. Na época medieval, ela servia como mercado da cidade e, em seu entorno, foram construídos diversos prédios, em estilo romanesco, barroco e gótico. Aqui se encontram a Catedral de Nossa Senhora de Týn, a antiga prefeitura, o relógio astronômico e a igreja de São Nicolau. Pode-se escolher entre os diversos restaurantes, com acolhedoras mesas nas calçadas, e apreciar a beleza arquitetônica e o movimento das pessoas num indo e vindo sem fim. Outra opção é passar pelas bancas de artesanato da praça, para conhecer produtos tchecos ou comer lanches e doces típicos. Os turistas também procuram pelas famosas porcelanas e cristais tchecos, que podem ser facilmente encontrados em inúmeras lojas especializadas.

Imperdíveis são as badaladas do Radnice, o relógio medieval. No bater das horas abre-se uma portinhola, na parte superior do relógio, por onde se pode ver uma imagem de Cristo passando, seguido por seus 12 apóstolos e, na seqüência, figuras humanas representando a Avareza, a Vaidade, a Morte e o Turco. O relógio é do século 15, e abaixo dele foi instalado, em 1865,  um relógio astronômico, com os símbolos do zodíaco.

Como ir:

Quem mora na Europa, tem a opção de viajar a Praga de trem, e descer na estação central de Holesovice. Outra possibilidade é chegar de avião, sendo que o aeroporto de Ruzyne fica a 15 quilômetros da cidade, mas há transporte com a linha de ônibus Letiste Praha, que disponibiliza confortáveis ônibus para se locomover até o centro da cidade.

Praga é roteiro obrigatório, e não é possível descrevê-la em poucas linhas. É uma cidade fascinante, com uma atmosfera própria, tanto por sua arquitetura, cultura e beleza, como por tudo que representa a grandeza de sua história. Como já dizia Franz Kafka, escritor tcheco famoso: “Praga não deixa a gente ir embora, esta velha tem garras”. E esta velha  está cada vez mais sedutora, jovem e bela.”

Comentários (10)

  • Ivan diz: 7 de fevereiro de 2010

    Para quem quer se apaixonar por Praga, recomendo estas fotos:

    http://www.flickr.com/photos/ivanbustamante/sets/72157600335899673/

    Em Praga não é necessário ser fotografo, elas se registram sozinhas!

  • Marlene Junges diz: 7 de fevereiro de 2010

    Hallo Rosane,
    Praga é inesquecível e merece várias visitas.
    Te agradeço por compartilhares com teus leitores
    estas fotos e um pouco da história de Praga.
    beijos

  • Ernesto diz: 7 de fevereiro de 2010

    Estive em Praga a pouco menos de dois meses e a cidade é realmente linda! Mesmo com o inverno intenso, a cidade é perfeita para o turismo! Para o turista que gosta de caminhar, a cidade é perfeita. Você vai em quase todos os pontos turísticos a pé e não gasta mais do que meia hora. Se você não gosta muito de caminhar o sistema público de transporte é simplesmente perfeito. Castelo de Praga, relógio astronômico, igreja de São Nicolau, museu de Kafka…ótima cidade. Mas aviso logo de inicio aos viajantes…saber inglês por lá não é o suficiente!

  • Carmen Inês Junges diz: 8 de fevereiro de 2010

    Praga é realmente muito charmosa e encantadora. Possui uma arquitetura rica em prédios e monumentos que revelam toda a sua história. Marlene, ficamos felizes por compartilhares
    mais esta viagem e tocar nosso coração com a simplicidade e a beleza desta cidade,
    pois tens o dom de nos passar uma imagem muito real do lugar através do teu texto.
    Beijos!

  • Geovanni diz: 8 de fevereiro de 2010

    Vejam o link http://www.360cities.net/prague-18-gigapixels para conhecer mais desta linda cidade.

  • Marcelo diz: 8 de fevereiro de 2010

    Estava viajando com carro alugado por vários países(França, Bélgica, Holanda, Alemanha) e tinha vontade de conhecer Praga mas a Locadora do carro não permitia a inda para a República Tcheca, então dormimos em Dresden e no outro dia bem cedo pegamos um trem até Praga e voltamos à tardinha. Foi Show !!! Apesar de ser em Julho que era muito quente e tinha muitos turistas valeu a pena tanto a visita da cidade quanto a viagem de trem! Recomendo!!!

  • Doris Junges diz: 8 de fevereiro de 2010

    Prezada Rosanee !!!

    Me sinto presenteada a cada colaboração da Marlene … ela descreve de uma forma tão tranquila seus passeios … transmitindo com clareza o que viu e sentiu nos lugares por ela visitados !! E completa com ricas informações para quem pretende ir até lá também !!!
    Abraços.

  • Leticia Schmidt Lampart diz: 8 de fevereiro de 2010

    Visitei Praga há dois anos e fiquei muito impressionada. A cidade é impregnada de história e é de uma beleza arquitetônica fascinante. Entre as capitais européias é a que mais vale a pena conhecer.

  • Fábio diz: 2 de março de 2010

    Escrevo de Praga, Hotel Venezia, onde estou desde ontem de manhã. A cidade é muito, mas MUITO mais bela do que se pode descrever, o centro antigo é maravilhoso, para cada lado que se volta o olhar uma construção mais bela enche os olhos. São minhas primeiras férias na Europa, já estive na França e Alemanha, mas ainda não tinha visto nada que se compare a beleza de Praga. Mas nem tudo são flores na belíssima capital dos tchecos. Desde ontem, a cada lugar que fomos, basta tentar a comunicação em inglês(eu não falo tcheco…)e vc já é alvo de tentativa de fraude. Desde o taxista q queria me cobrar 27 euros por uma corrida de 3km(ANTES de entrarmos no carro havíamos combinado 15, q já era uma exorbitância), passando pelo cara da loja de souvenir que pede o dobro do preço da etiqueta até o garçom do boteco que tenta socar umas 4 cervejas a mais do q vc tomou e só volta atrás qdo vc ameaça chamar a polícia e pelo atendente da casa de câmbio que “se enganou” na contagem, com exceção do hotel e de um restaurante tradicional q fomos ontem a noite, em todo lugar se tenta extorquir os estrangeiros. É irritante ,é desgastante e eu já estou me tornando grosseiro, avisando em cada lugar quando peço a conta pra não incluir nada extra pq eu sei o q consumi. Não tira o charme da estupenda cidade q Praga é, mas enche o saco…

  • Boris diz: 11 de junho de 2010

    Estive em Praga no Abril de 2010 e de todas as cidades que visitei foi a que mais me encantou: música, história e beleza. Certa vez eu li o seguinte comentário: o melhor de Praga é se perder em Praga!! Não perca essa dica quando vc estiver lá!

    Reservamos o hotel K+K Central – é um estabelecimento quatro estrelas. Há muitas outras propriedades distrito, que fica a uma curta distância a principais atrações da cidade (cidade velha). Temos uma ótima promoção no site oficial, cada noite, por cerca de 110 Euros (Pacote de quatro noites).
    Fácil acesso a principal estação de trem (por cerca de 10 minutos ou táxi). Ele também fica próximo ao florenc estação de ônibus e a principal estação de metrô. Um nice Mall fica nas proximidades.
    É um lindo edifício histórico. Ele tem dois elevadores. O quarto foi espaçosas, limpas e confortáveis. que tinha, cabladas internet (wifi no lobby), chá, refrigerador, cofre. O Breakfast foi excelente, um dos melhores nós já teve (uma refeição completa). Ele também possuem sauna e fitness center, mas não utilizar. Business center com computadores, DVD Gravador e impressora.
    Minha outra recomendação é:

    Entrar em contato com Tania Sochorova, uma tcheca que fala português e é guia de portugueses e brasileiros em Praga. Escreva para ela em amazon@volny.cz

    o site dela: http://www.guia-em-praga.com.br

    A Tania estudou português na Faculdade de Letras em Praga e oOferece seus serviços de city tour em português, a pé, incluindo todo o centro histórico, dicas, tradições do povo tcheco, indicação de restaurantes, bares, teatros, concertos, hotéis, etc.

Envie seu Comentário