Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A festa e a colheita da uva

18 de fevereiro de 2010 1

Se eu fechar os olhos e respirar fundo, consigo sentir o cheiro da uva sendo “desgranada” por meu pai, depois fervendo no tacho de cobre, depois grudando no mesmo tacho, na forma de geleia ou “chimia”… Ou ainda virando “vinho doce”, o suco de uva na fase pré-fermentação.

Eu amava o verão por essas coisas, e sinto o cheiro daquela uva quando recebo convites para a vindima na região da uva e do vinho, em Bento Gonçalves e Caxias do Sul, que começa hoje a sua festa.

Aceite os convites. Se puder, ainda há tempo para acompanhar a colheita da uva, em Bento, até o dia 28. Em Caxias, a festa que começa hoje só termina no dia 7 de março. Há opções incontáveis de atrações nas duas cidades. 

As fotos mostram a colheita em Bento e um passeio de tuc-tuc.


Comentários (1)

  • Antonio diz: 18 de fevereiro de 2010

    Linda a foto desta família colhendo uvas, típica família do povo que admiro. Foram os imigrantes que chegaram por último, “subiram os morros”, e da pedra colhem uvas (quem conhece sabe o quanto de pedra tem aquelas terras). É lá naquela regiao e feito por estes “gringos” que temos as nossas maiores empresas do estado, algumas já multinacionais (multinacionais deles, nao que vieram de fora !) e mais, sem ajuda de governos. Que povo, que gente que só é motivo de orgulho para o nosso estado e o país. Também, de origem sao dos que nos legaram algumas das coisas mais elevadas que temos hoje no mundo ocidental, que povo tem junto, a culinária, as artes (música entao …), o trabalho e, o vinho ? Prezam suas origens mas valorizam e cultuam mais que muitos as tradicoes gaúchas. Parabéns “gringos” e boas festas !
    Nota: Nao sou “gringo”, bem que gostaria …

Envie seu Comentário