Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Ibiraquera, praia com cara de praia

23 de fevereiro de 2010 31

Colega em ZH, a estudante de Jornalismo Leila Ghiorzi passou por IBIRAQUERA, em Santa Catarina, no Carnaval, e mandou esta colaboração para o blog e seus leitores. Não esqueça que o verão ainda não acabou! Mas vá com cuidado pelas obras da BR-101. Confira o que a Leila conta:

“A estrada de terra, que passa entre a praia e a lagoa, pode assustar. Mas vale a pena encarar o medo. Barra de Ibiraquera, pertencente a Imbituba, SC, é um daqueles lugares que cativam não só pela beleza, mas também pelo astral. A cidade é pequena, com uns poucos restaurantes, o mercado, a padaria e a farmácia. Uma praia com cara de praia, não de metrópole.

A faixa de areia que separa a lagoa e o mar acolhe banhistas e admiradores do sol. A vista que se tem de Ibiraquera recompensa os 20 minutos de caminhada na trilha até o Rosa.

Para os aventureiros, a dica é o clássico passeio de caiaque ao pôr do sol ou ao stand up surfe (surfe com remo).

A noite é animada no Café Ibiraquera que, nas noites de Carnaval, recebeu a banda Casa da Sogra e garantiu o melhor do samba-rock.”

Como ir:

A Barra de Ibiraquera fica entre Garopaba e Imbituba, a 380 quilômetros de Porto Alegre pela BR-101.

A melhor entrada é logo após Imbituba, por uma estrada de chão. Pela praia do Rosa também é possível de se chegar, mas o caminho é bem ruim.

Informações: www.barradeibiraquera.com.br

Comentários (31)

  • Vívian diz: 23 de fevereiro de 2010

    Estive duas vezes nesse verão e o melhor caminho é entrando em imbituba pela entrada do porto e antes da praia do porto entrar à esquerda em direção a praia da ribanceira, depois da ribnanceira são só dois quilômetros de estrada de chão com o mar de um lado e as dunas de outro, não conhecia e simplesmente amei, a primeira foto não é de ibiraquera e sim da praia do luz que fica ao lado em frente a ilha do batuta, melhor restaurante o tartaruga

  • JOSE diz: 23 de fevereiro de 2010

    Estrada que dá medo ? O que me dá medo é a melhora na estrada porque isso facilita o acesso e a cada ano mais gente se desloca para lá deixando uma sujeira espalhada por todos os lados. Nos últimos oito anos sempre estive lá e, apesar de continuar um lugar lindo e muito gostoso, está aos poucos sendo degradado. Já construiram onde antes havia DUNAS e, infelizmente, as autoridades sempre fizeram vista grossa.

  • Oberte Feijó diz: 23 de fevereiro de 2010

    Veraneio quando vou a Santa em Ibiraquera, é simplesmente maravilhoso, a pousada Chalés da Barra fica muito próximo a tudo relatado na matéria, e o atendimento do pessoal assim como dos habitantes do local é cativante.

  • Eduardo diz: 23 de fevereiro de 2010

    Ainda neste estilo de sustentabilidade e pouco impacto ambiental, foi lançado um condominio fechado de terrenos à beira da Lagoa Doce. Chama-se The Eko, interessante demais… são só 47 lotes. http://www.theeko.com.br.

    A praia realmente está sendo preparada para ser a melhor da região, em poucos anos se falará mais ainda deste paraíso natural.

  • Roberto diz: 23 de fevereiro de 2010

    Ibiraquera é um lugar onde as ondas do mar em forma de véus de espumas, acariciam as areias, como se champagne fosse. Onde as gaivotas alçam voos para reverenciar sua chegada. Elas abrem caminho para você passar e ver, em época própria, o nosso caviar caipira (tainhas ovadas) ser apanhado pelo pescador nativo da região. O lugar é uma destas pinturas que só a natureza é capaz de criar. Moro aqui há mais de 30 anos, sou gaúcho e me apaixonei por esta maravilhosa terra. Sei que a duplicação da BR 101, trará , sem duvida, muitos conterrâneos para cá. Mas, para quem deseja conhecer esta maravilha já, pode vir sem qualquer receio, aqui tudo é bom, desde que sejamos simples, calmos e queiramos verdadeiramente descansar. Obrigado por nos visitar! Sejam bem vindos à terra da baleia franca, à festa do camarão e aos mais lindos recantos que purificam a nossa alma e enchem oo olhos de uma natureza ímpar. Obrigado pela reportagem. Obrigado ao “Recorte de Viagens”.

  • Amir Machado Guimarães diz: 23 de fevereiro de 2010

    Pelamordedeus não façam muita propaganda de Ibiraquera. Aquilo é um verdadeiro paraíso para quem gosta de natureza abundante e sossego.

  • André Luiz Da Silva diz: 23 de fevereiro de 2010

    Bom mesmo é que não viesse gauchos para cá,isto não deveria nem ser divulgado.

  • Cristiane diz: 23 de fevereiro de 2010

    Meu caro colega de postagem André Luiz da Silva, eu sou gaúcha filha de catarina e a 36 anos conheço as praias de SC, nas quais veraneio desde criança. Adoro cada recanto deste lugar que foi abençoado com muita beleza, seja em lugares calmos como Ibiraquera ou mais movimentados como algumas praia de Floripa. Se hoje SC tem este potencial turistico deve-se muito ao gaúchos. Pode ter certeza se quiseres conhecer nossa belezas, sim, também temos belezas no RS, será muito bem vindo.

  • Dr. Coelho diz: 23 de fevereiro de 2010

    Ja ouvi falar deste condominio que esta sendo lancado em Ibiraquera (THE EKO), um amigo comprou, mas parece que mesmo antes de ser lancado já haviam poucos lotes. Isso demonstra que a praia é maravilhosa, muita gente gosta de lá, mas faltam lugares como esse condominio que possui uma bela area a beira da lagoa e infra-estrutura completa. A praia sempre foi fantastica

  • Ramiris diz: 23 de fevereiro de 2010

    Esta beleza natural é uma das pérolas de nosso municipio. A melhor entrada para a praia é, realmente, pelo Trevo Norte de acesso a Imbituba/SC, onde você terá uma vista maravilhosa do Porto de Imbituba e depois entra à esquerda para as praias de “Ribanceira” e “Ibiraquera”. Por esta entrada, você se surpreenderá ainda mais com nosso municipio, que foi agraciado por inúmeras belezas naturais.
    Nesta linda “praia e lagoa” ocorrem campeonatos mundiais de windsurf, kytesurf e outros espotes a vela. Ao mesmo tempo, você envontra o cenário dos pescadores, da pesca artesanal e se delicia com um dos mais saborosos camarões do Brasil.
    Nosso trabalho diário é tentar manter todas estas belezas preservadas, inseridas no desenvolvimento sustentável do município, buscando a harmonia entre o desenvolvimento urbano e o meio ambiente em que vivemos.
    A maioria do munícipes, das autoridades e a administração municipal, tem essa grande preocupação em preservar nosso meio ambiente.
    Obrigado pela divulgação e parabens pela matéria, aguardamos novas visitas e estamos a disposição para outros esclarecimentos sobre nossa maravilhos cidade. Visitem nosso site: http://www.imbituba.sc.gov.br
    Ramiris Ferreira (Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental).

  • Alexandre Santos diz: 23 de fevereiro de 2010

    Local muito show! Comida no restaurante tartaruga maravilhosa… Parabéns Ibira!

  • ricardo fabrício martins bastos diz: 23 de fevereiro de 2010

    CONDOMÍNIO FECHADO???????? Se há uma coisa que não combina com uma praia decente e bonita é esse conceito de condomínio fechado. Tenha a santa paciência!

  • Daniela diz: 23 de fevereiro de 2010

    Realmente Ibiraquera é um lugar fantástico, onde encontramos muitas belezas naturais, tem a opção do mar de um lado e da lagoa de outro. E realmente quando a BR-101 for totalmente duplicada irá aumentar o número de turistas nessa região. Desde que as pessoas tenham consciência de tornar limpa a praia não há problema algum.
    Adorei a matéria, muito boa.

  • Thaigor diz: 23 de fevereiro de 2010

    Vou começar repetindo dois comentários ja feitos acima. “Pelamordedeus não façam muita propaganda de Ibiraquera. Aquilo é um verdadeiro paraíso para quem gosta de natureza abundante e sossego”, “Bom mesmo é que não viesse gauchos para cá,isto não deveria nem ser divulgado”, todos sabemos que o turismo ajuda e muito a comunidade, porém esse bando de mal educado que vem pra cá e só traz sujeira, pois nem colocar um pacote de picolé no lixo colocam tem que ficar bem longe, e nem é bom citar uma outra tribo que se acham os donos da praia tem que ficar bem longe daqui mesmo ou antes de virem pra IMBITUBA fazer um cusinho básico de uma boa educação e humildade. Se vocês gostaram do verão na barra, tem que ver no inverno que não tem sujeira nem gente mal educada.

  • Marcos (Floripa) diz: 23 de fevereiro de 2010

    Parabéns Ricardo Fabrício pelo seu comentário.
    Simplesmente perfeito. Em algum momento de evolução da raça humana certamente esses “caçadores” de dinheiro e transformadores das belezas da natureza em cifrões deixarão de existir. Ou ficarão restritos aos seus lugares de origem, ou seja, as grandes metrópoles. Mirem-se em Floripa, que está virando um grande condomínio fechado, abarrotado de gente que quer aprisionar a natureza. Abaixo os condomínios fechados.
    Boas energias à todos de Ibira !

  • Rodrigo diz: 23 de fevereiro de 2010

    Ou a blogueira não se deu conta, ou é conivente com estes spammers que vem divulgar aqui a desgraça do mundo desenvolvido nas praias: condomínios de luxo, onde as construtoras destroem manguezais e florestas ao melhor estilo “Avatar” para construir fortalezas de cimento. Comprados por endinheirados que estão se lixando para sustentabilidade e preservação ambiental.

  • Felipe diz: 23 de fevereiro de 2010

    Ai que chato eu tenho casa de praia la desde 1984 antes mesmos de vcs turistas descobrirem ela. E posso garantir antigamente era muito mais bonita…

  • luciana diz: 23 de fevereiro de 2010

    ibiraquera é uma praia inesquecível para que já a contemplou, mas temos que fiscalizar as construções que estão sendo feitas lá poque senão perderemos este paraíso que será mais um local poluido como tantos que já existem ! VOCÊS MORADORES DE IBIRAQUERA NÃO PERMITAM QUE ESGOTOS SEJAM LANÇADOS NA LAGOA NEM NO MAR, FIQUEM LIGADOS DENUNCIE, PARA QUE SEUS FILHOS CONSIGAM APROVEITEM ESTE PARAÍSO COMO VOCÊS !!!! A lagoa da barra de Ibiraquera a uns 10 anos atras era limpinha e tinha berbigão na beirinha da água, eu pegava muito berbigão com minha família quando veraneava aí,. Um monte de gente pegava, mas atualmente não vi mais berbigão naquela e água agora parece estar suja e com muita lama! Há muita casa construida na beira desta lagoa fiquem de olho, protejam nossa natureza!!

  • luiz pepes diz: 23 de fevereiro de 2010

    Sinceramente deve-se divulgar melhor as condições do balneário de Buraquera, praia com pouquíssima infra estrutura, ruas horríveis ( quem já esteve lá com chuva conhece ), poucas opções de supermercado, grande dificuldade de encontrar padarias ( com estrutura ), a água mais parece do pólo norte ( vide as fotos acima que demosntram onde os banhistas estão, na lagoa e não no mar pois a mesma é muito fria )( pólo norte tem inveja) enfim pouquíssimas opções de Lazer,
    RESUMINDO CAMPANHA NÃO VÁ A BURAQUERA

  • jose diz: 23 de fevereiro de 2010

    1º – THAIGOR não são apenas os gaúchos os mal educados. Aos domingos, quando acumula mais sujeira, são os moradores de cidades próximas ou mesmo de IMBITUBA que invadem a praia e a LAGOA com sons estridentes e deixando muita sujeria para trás.

    2º – FELIPE – não pense que pelo fato de ter casa desde 1984 você se exclui deste processo de transformação. Conheci nesta época, bem como o ROSA e nem por isso acho que visitar IBIRAQUERA ou morar nela é problema, mas que é uma pena que aos poucos todo o litoral catarinense está se transformando num enorme condomínio e trazendo com ele os seus problemas isto é.

    ADORO IBIRAQUERA mas é preciso que as autoridades abram o olho para que esta beleza toda não se perca.

  • André Luiz Da Silva diz: 23 de fevereiro de 2010

    Minha cara Cristiane,Santa Catarina não precisa de gauchos para contribuir para seu desenvolvimento pelo contrário os mesmos vem para cá para degradar nosso lugar,não conheço um gaucho que presta eu sou morador de Florianópolis e aqui na minha terra dependendo de mim não se criam.Quanto em conhecer sua terra imagine eu sou de Marinha e servi ai na”cidade” um lixo Rio Grande eu enquanto não voltei para cá não descansei oque eu achei ai de mais bonito foram as criações de gado.

  • Cristiane diz: 23 de fevereiro de 2010

    Meu Caro Andre Luiz, sinto muito que pense assim dos gaúchos, pois não penso o mesmo dos catarinas, muito pelo contrário, sempre fui muito bem recebida, até por que sou muito bem educada. Santa Catarina sempre foi e sempre será um dos meus locais visitados nas minhas férias e nas de muitos gaúchos, você goste ou não. Sejam eles “mal educados ou não! Assim como você deve ter ficado com a má impressão de algum gaúcho eu acabo de ficar com a má impressaõ de um catarina, que eu pensava serem todos pessoas do bem!!
    PS: Em março estarei de férias, adivinha para onde vou??????

  • Paulo diz: 23 de fevereiro de 2010

    Tem um pessoalzinho ali, na margem esquerda da barra de Ibiraquera; nas dunas e restinga, colocaram um barracão e se dizem pescadores, outro colocou um containes e diz que é uma escola de surf. O ibama com o Ministério Público deveriam investigar as invasões.

  • THAIGOR diz: 23 de fevereiro de 2010

    1º Luiz Pepes, tu não deveria vir pra praia deveria ir a um shopping center.

    2º Os moradores não permitem nada e brigam sim por uma boa infraestrutura, porém como os turistas tem mais grana e o que move tudo é a grana então não conseguimos resolver nada pois alguém sempre sai com a mão molhada com uma certa quantia e então pode-se fazer tudo.

    3º Não citei apenas os gaúchos, citei os turistas mal educados, sendo turistas do Rio Grande do Sul, Parana, e até mesmo Florianópolis.

  • Beatriz S. diz: 24 de fevereiro de 2010

    Eu passei uns dias lá, neste fevereiro, na barra. Conhcí a praia há uns tres anos atrás. Está mais do que na hora de, autoridades e população fixa e ‘ de praia’, se mexerem!! Ja se perdeu algumas coisas importantes por lá: a lagoa está poluída com dejetos e outras porcarias q não havia qdo fui a 1ª vez. Há pousad prá cá e prá lá, gentes mal educadas que fazem estragos por tooodos, exceto pela liberalidade com que licenças são espalhadas para contrução!!!Veraneio em Xangrilá,RS. Se quiserem ver o futuro próximo de Ibiraquera/praia do Luz, a titulo de estimulo, vejam a minha praia, no que se transformou, em nome do turismo e “desenvolvimento”…e cuidem, aí, prá não deixar esse cantinho de céu ser destruido…vai valer a pena, a luta!!!

  • Mariana Moura diz: 25 de fevereiro de 2010

    SC além de Santa é sempre Bela.Eu amo SC, afinal é impossível não se apaixonar por tanta beleza.

  • Alessandra Tomaz Pires diz: 18 de janeiro de 2014

    Olá pessoal!
    Estou com vontade de visitar Ibiraquera em março de 2014.
    Gostaria de saber como chegar. Vou de Porto Alegre / RS e vou de ônibus.
    Há algum transporte público, vam ou táxi que transportem turistas de Imbituba até Ibiraquera.
    Aguardo ansiosa a resposta.
    Grata,
    Alessandra

  • Alessandra Tomaz Pires diz: 26 de janeiro de 2014

    Rosane Tremea, muito obrigada pelas dicas, vão ser muito úteis.
    Já estou fazendo as reservas na pousada.
    Abraços,
    Alessandra.

  • PAULO diz: 16 de julho de 2015

    Estive em B. Ibiraquera em Fev/2015, simplesmente ótimo o lugar, perto de outras praias maravilhosas! Voltarei com certeza!

  • Taty diz: 16 de março de 2016

    Gente, o que é isso? Catarina chingando gaúcho e vice versa… não tem nada a ver a naturalidade, tem a ver com educação, bons modos, respeitos com as pessoas, e com a natureza. Não conheço Ibiraquera, estava muito afim de conhecer agora na Páscoa, mas parece que não podemos ultrapassar fronteiras, pois as pessoas tem raiva de turistas! Aqui na minha cidade tem coleta e separação de lixo seletivo, e para nossa surpresa, veraneamos em Jurerê a 10 anos e não adianta separarmos o lixo, pois a coleta ainda é toda misturada!!! Continuo separando o lixo mesmo assim, pois está dentro de mim, é questão de princípio e de fazer o certo!! Daqui uns anos vão se erguer muros em volta das cidades e não poderemos mais entrar e sair…

Envie seu Comentário