Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O mercado público de Curitiba

01 de março de 2010 6

Apaixonada por mercados públicos em geral, proponho hoje um passeio pelo de CURITIBA, já que é aniversário de minha cunhada Rosaura, que mora lá. Foi ela que, com meu irmão Germano e minha irmã, me acompanhou numa visita tempos atrás.

Apesar de ir a Curitiba pelo menos uma vez por ano, nunca tinha ido ao mercado local. E me apaixonei por ele. O prédio não é antigo, é de 1958 (o anterior foi demolido em 1914 para dar lugar ao Paço Municipal). Não é, portanto, a arquitetura o principal atrativo, como no caso do de Porto Alegre.

O que me fez gostar muito do mercado foi a incrível quantidade de produtos, especiarias, vinhos, bebidas em geral, frutas, verduras, legumes, utensílios de cozinha, cafés, doces… Que é, afinal, o que se quer encontrar num mercado, não?

Há um ano, surgiu um setor só de produtos orgânicos, com mais de 1.000 produtos vendidos livres de agrotóxicos, todas as bancas com degustação, organizadas, caprichadas.

Passamos praticamente o dia inteiro ali. Chegamos pela manhã, almoçamos no ANARCO, um restaurante italiano que fica bem no coração do mercado e tem também uma loja com adega e dezenas de produtos, das massas aos azeites… Funciona de segunda a sábado e com almoço aos domingos. Pessoalmente, não gosto de música ao vivo, mas é bem agradável o trio que toca bossa nova e jazz para acompanhar a refeição.

Achei engraçado o aviso dessa banca, cujos donos devem estar cansados de ser fotografados e o número de cliques não corresponder ao tilintar das moedas no caixa… Eu não me intimidei: pedi licença, fotografei, mas não levei nenhuma pimenta…

Comentários (6)

  • MADEIRA diz: 1 de março de 2010

    AS DEMAIS CAPITAIS DEVERIAM VISITAR ESTE MERCADO É FORA DE SERIE, LIMPO, ORGANIZADO,ILUMINADO, DIFERENTE DOS MERCADOS QUE CONHEÇO, COMO SÃO PAULO, MANAUS, BELEM, PORTO VELHO E PORTO ALEGRE, QUE SÃO SUJOS, FEDEM A PEIXE, TEM A QUESTÃO DE HIGIENE,
    PARABENS CURITIBA.

  • O mercado público de Curitiba – Zero Hora | Vinhos Orgânicos diz: 2 de março de 2010

    [...] O mercado público de Curitiba – Zero Hora Posted by admin in Vinhos Orgânicos     Discussion [...]

  • PEDRO GIRARDI diz: 2 de março de 2010

    TEM TODA A RAZÃO A COLUNISTA DA ZERO HORA, ROSANE TREMEA,,,IR AO MERCADO MUNICIPAL DE CURITIBA É IR DE ENCONTRO AO QUE HÁ DE QUALIDADE,VARIEDADE,ATENDIMENTO,LIMPEZA,É O ENCONTRO DA SOCIEDADE CURITIBANA NO LOCAL,,,E NA PRAÇA DA ALIMENTAÇÃO VOCÊ TEM MIL ESCOLHAS UMA MELHOR QUE A OUTRA,,,,EU FICO TOMANDO UM CHOPINHO ATÉ A MULHER FAZER AS COMPRAS, E DEOPOIS ALMOÇAMOS NO LOCAL,,É BOM MESMO,,VISITEM

  • cristiano diz: 2 de março de 2010

    Não só o mercado municipal, mas tbm a feira do Largo é um ótimo lugar para fazer compras, ou apenas passear e ver os trabalhos artesanais que tem lá!!! Curitiba é uma cidade de mtas opções!!!

  • Luciana Picoral diz: 4 de março de 2010

    Moro há 10km do Mercado Municipal e almoço lá uma vez por semana. É um programa revigorante: almoçar no setor de orgânicos (a comida é uma delícia e o buffet por kilo não é tão caro), passear pelas bancas de frutas e especiarias e finalizar numa cafeteria bem pequena lá no fundo do mercado – que tem um excelente atendimento e serve um espresso muito bom por R$ 1,00.

    Já o Mercado Público em Poa eu não conheço bem. Minha experiência durante a infância ficou só no cheiro de peixe que tomava conta do local e no famoso sorvete, que hoje eu já não considero tão especial. Acho que o sabor mudou um pouco…
    Mas confesso que só compro erva-mate da mesma banca há anos! Sempre que visito a família em Poa volto pra casa com alguns kilos de erva na mala, rsrs.

  • Hoteis diz: 18 de outubro de 2010

    O mercado público de Curitiba tem realmente um astral de paz que me encantou.

    Posts como este é que procuramos para nosso Blog.
    Participe com o seu blog pessoal da promoção. Dá uma olhada como estão as coisas por lá: http://blog.decolar.com

Envie seu Comentário