Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Dicas para economizar com passagens aéreas

17 de março de 2010 1

Semana passada, Zero Hora publicou reportagem especial sobre promoções de passagens aéreas, mais frequentes agora na baixa temporada e em tempos de concorrência maior.

Como sempre, toda promoção exige uma certa atenção. Conheço gente que comprou passagem para qualquer lugar só porque estava barato, mas não gostou do destino. Foi por ir. Tudo bem, pode haver surpresas, mas é meio estranho. É como comprar uma roupa que não se quer usar só porque o preço estava em conta… Também acompanhei o drama de uma pessoa que queria antecipar a data de retorno mas não poderia porque a passagem era promocional… Ou seja, ao comprar, fique atento.

Vamos às dicas:

20 dicas para quem quer economizar

1 – Evite comprar passagens para os horários de pico, das 7h às 10h e das 17h às 20h. O início da manhã e o final da tarde são os de maior demanda dos passageiros corporativos, que viajam a negócios e, pela menor flexibilidade, costumam pagar mais caro.

2 – Opte por ir e retornar pela mesma companhia. O valor por bilhete desembolsado para duas passagens é normalmente mais baixo do que quando é adquirida a ida por uma empresa e o retorno por outra.

3 – Compre com certa antecedência. Quanto mais próxima da data do voo a tarifa maior tende ser.

4 – Fuja dos feriados, ou tente viajar no meio deles. No Carnaval, por exemplo, embarcar no sábado era mais barato do que na sexta-feira, e o retorno na quinta, mais em conta em comparação à Quarta-feira de Cinzas.

5 – Voos noturnos e em dias de menor movimento, como terças e quartas-feiras, podem sair mais barato. Em dias de semana, principalmente segunda e sexta, a demanda costuma ser maior.

6 – Pesquise nos sites de companhias aéreas e de agências de viagem. Comparando preços e horários, é possível encontrar opções.

7 – Outra oportunidade está nas promoções dos programas de relacionamento que dão milhas e pontos em dobro.

8 – Ao comprar o bilhete em sites que não são de companhias aéreas ou agências de viagem, verifique a credibilidade do site no mercado.

9 – Ainda certifique-se de que existe um sistema de call center estruturado para qualquer contratempo, como remarcar a passagem ou solicitar reembolso.

10 – Caso ocorra algum problema que precise ser resolvido via judicial, o consumidor pode acionar tanto a companhia aérea quanto a empresa que revendeu o bilhete.

11 – Aproveite facilidades da web. Algumas companhias aéreas possibilitam cadastrar o e-mail para receber as ofertas assim que são lançadas. O sistema é mais comum para quem faz parte de algum programa de relacionamento. Outras companhias também avisam via Twitter ou estão planejamento utilizar as mídias sociais na internet para estreitar o relacionamento com os clientes.

12 – Também fique ligado às promoções relâmpago.

13 – Verifique se os preços são de fato promoções e não os mesmo preços das tarifas normais. Outro valor nem sempre lembrado é o custo das taxas de embarque.

14 – Observe as regras tarifárias de reembolso e se a multa para remarcar dias ou horários não é maior do que a própria tarifa.

15 – Tente adquirir a passagem nas primeiros momentos da promoção. Quanto mais se aproximar do horário previsto para o encerramento, menores são as chances de acesso aos canais de venda como portal na internet call center devido à grande procura.

16 – Pesquise as demais companhias. Devido à concorrência, normalmente quando uma empresa lança uma promoção as outras lançam também.

17 – Quanto mais tempo permanecer no destino, menor pode ser a tarifa.

18 – Também confira se a empresa tem sede e CNPJ.

19 – Em megapromoções, geralmente a compra da ida é condicionada à aquisição também da volta. Verifique se o preço do retorno também vale a pena.

20 – Pesquise as agências de viagem, que também adquirem bilhetes em promoção, mas não nos mesmos  canais dos consumidores do varejo, com menor risco de congestionamento nos canais de compra.

Comentários (1)

  • José diz: 23 de setembro de 2010

    No site http://www.passagensaereas.tur.br você não precisa ir de um lado para o outro em busca de seu objetivo, reunimos todas informação em um formato inovador de busca de Promoções Aéreas e Passagens Aéras Nacionais e Internacionais. Basta colocar sua necessidade em nosso buscador interativo e o sistema lhe mostrará a lista com todas opções disponíveis para compra.

Envie seu Comentário