Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Brasília aos 50 anos

21 de abril de 2010 0

A capital do Brasil completa hoje 50 anos. Só estive ali duas vezes e, confesso, não é a cidade dos meus sonhos. Muito por seus escândalos políticos, mas um tanto também por seu jeito de ser. Não faltam atrações arquitetônicas, mas para mim ela carece daquele ar das cidades mais antigas, menos projetadas… Conheço muita gente que mora ali e gosta. Tenho amigos muito queridos na cidade, mas ainda assim a trato com reservas.

Quando fui da última vez, eu ainda não tinha câmera digital (acho que uns oito anos atrás, se não me engano). Só digitalizei essa, da catedral, projeto também do arquiteto Oscar Niemeyer.

O acesso ao interior do templo é feito através de uma passagem subterrânea. Segundo especialistas, trata-se de uma referência às catacumbas romanas do início do cristianismo. Já os 16 pilares curvos, de concreto aparente, representariam a coroa de espinhos de Cristo. É bem mais nova que Brasília a sua catedral, datada de 1970.

Eu fotografei o anjo do detalhe e o reproduzo. Na verdade, eles são três, suspensos por cabos de aço – o menor tem 2,22m de comprimento e 100 quilos e o maior, 4,25m de comprimento e 300 quilos. São obra de Alfredo Ceschiatti, com a colaboração de Dante Croce.

É minha forma de homenagear o meio século de nossa capital.

Catedral de Brasília

Local: Eixo Monumental Leste
Horário de visitação: das 8 às 18h, todos os dias
Fone: (61) 3224-4073

P.S.: este post foi programado com bastante antecedência. Estou em férias até 3 de maio e, como de costume, deixo para contar as “aventuras” desses dias de descanso depois. Mas o blog segue com material que preparei previamente. Um abraço!

Envie seu Comentário