Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Uso de cartões de crédito no Exterior

02 de julho de 2010 1

A edição do caderno Viagem da semana passada trouxe informações úteis sobre o uso de cartão de crédito no Exterior que eu reproduzo abaixo:

Está programando alguma viagem para o Exterior? Então veja dicas para não passar sufoco com os cartões de crédito:

  • Antes de viajar, entre em contato com a central de atendimento ao cliente do banco emissor do seu cartão de crédito para saber sobre benefícios adicionais como o seguro de locação de carros, o serviço de assistência ao viajante e a cobertura para perda de bagagem.
  • Não se esqueça de avisar o banco emissor do seu cartão os países que visitará e as cidades. Dessa forma, você evitará que seu cartão seja bloqueado.
  • Informe-se sobre os limites diários para saque, as taxas referentes ao uso de caixas eletrônicos.
  • Leve com você o número de contato da central de atendimento do banco emissor de seu cartão. Se não souber, veja o verso de seu cartão ou visite o site do banco.
  • Tenha com você uma lista com os números de seus cartões de crédito e os telefones correspondentes para o caso de roubo ou perda. É sempre bom ter uma cópia de todos os documentos que se leva na carteira em um lugar seguro onde se está hospedado ou em sua casa.
  • Proteja a tarja magnética e/ou o chip de seus cartões. Mantenha todos os cartões de crédito, débito ou pré-pago separados entre si, e de outros objetos em sua carteira. Em caso de dano ao cartão, a transação pode não ser efetuada.
  • Guarde todos os recibos até verificar os detalhes da fatura de seu cartão ou do extrato de conta corrente.
  • Notifique imediatamente o emissor de seu cartão no caso de qualquer erro ou fraude. Se perder o cartão ou for roubado, avise imediatamente o banco emissor.
  • Não informe o número de seu cartão, a senha, nem a data de vencimento a nenhuma pessoa por telefone, a não ser que a chamada tenha sido feita por você.
  • Nunca perca de vista seu cartão na hora que o vendedor for creditar ou debitar uma compra.

Comentários (1)

  • Carlos Hubler diz: 2 de julho de 2010

    Relembrar as informações úteis sobre a utilização de cartões no exterior é sempre útil.
    Mas pela minha experiência as vezes os cartões perdem sua praticidade, devido a novas exigências.
    Nos EUA, para abastecer em postos de gasolina automaticamente, principalmente em regiões com muitos ilegais, a bomba exige que o endereço de cobrança do cartão coincida com endereços em estados norte americanos que o programa confere, isso já impede o uso de cartão brasileiro.
    Para resolver isso, deve-se ir antes ao caixa com o cartão para autorizar a bomba, voltar ao carro e depois voltar novamente ao caixa com o cartão para assinar o boleto.
    Também nos EUA, tentei comprar passagem aérea pela internet em site de companhia americana não consegui, pois também o site exige que o endereço de cobrança do cartão seja em um estado americano que o programa confere. Portanto o cartão brasileiro não serve, somente indo com o cartão a uma agência de viagem, ou a algum aeroporto, pois lojas das companhias aéreas nào existem mais.

Envie seu Comentário