Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Dias do Patrimônio em Montevidéu

07 de outubro de 2010 2

Logo depois de ter voltado das férias em Montevidéu, a colega MARIA RITA HORN enviou essa colaboração para o blog. Outra ideia que merece ser copiada… Leia o que ela conta:


“Sem planejar praticamente nada da minha viagem de férias ao Uruguai, tive mais sorte do que juízo, como diz o ditado. No sábado de 25 de setembro, ao sair do albergue onde estava hospedada na capital, Montevidéu, deparei com uma grande movimentação nas ruas da cidade. Era o evento Días del Patrimonio, quando museus, monumentos e edifícios históricos têm entrada liberada para o público em geral em todo o país e uma gama de atividades culturais é oferecida em diferentes espaços públicos ou privados.

A data foi instituída em 1995, quando o nome era no singular (Día del Patrimonio), pois o evento ocorria em apenas um dia. A partir de 2002, passou a ser nos dois dias do fim de semana. Como disse o ministro da Educação e Cultura do Uruguai, Ricardo Ehrlich, em carta publicada no caderno de programação das atividades deste ano, o patrimônio, material ou imaterial, só adquire valor quando ‘se disfruta e se comparte’. E foi isso que uruguaios e turistas fizeram nas ruas de seu país, na 16ª edição da celebração, que teve como tema El Teatro en el Uruguay, homenageando figuras representativas da arte, como o dramaturgo Florencio Sanchez.

A Praça Matriz foi uma das mais visitadas durante o evento

Em Montevidéu, além de passar por representações teatrais nas ruas e por feiras de artesanato, tive pequenas demonstrações do que rola no Carnaval deles, considerado o mais longo do mundo – comemorado de janeiro a março (veja o vídeo abaixo). Também andei de ônibus antigos e vi a multidão receber a primavera e lotar os bares que oferecem menus especiais e shows de tango.

A preços promocionais nos supermercados pelo Días del Patrimonio, compras de bocaditos e alfajores completaram o que chamo de meu Dia de Sorte da viagem.”

Comentários (2)

  • Renata Gianotti diz: 7 de outubro de 2010

    A alguns anos fui passar um feriado, nada planejado, de 20 de setembro em Montevideo e tive a mesma alegria que a Maria Rita teve, ao chegar no albergue fui informada das atividades e tratei de aproveitar, afinal uma oportunidade como esta não aparece sempre para nós.

    Felizes e sortudas, não é Maria Rita?!

    Grande abraço!!

  • Viagem » Arquivo » Dias do Patrimônio em Montevidéu diz: 7 de outubro de 2010

    [...] Confira o post completo no blog Recortes de Viagem: Dias do Patrimônio em Montevidéu [...]

Envie seu Comentário