Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Roteiro no Triângulo do Café colombiano

09 de novembro de 2010 1

Com milhares de plantações de café, a Colômbia é um dos grandes produtores da bebida. Naquele país, o café é cultivado nas cordilheiras, entre 1 mil e 1,6 mil metros de altitude, no Eixo Cafeeiro, nos estados de Quindío, Caldas e Risaralda, que contam com clima ideal para produzir o café que é referência em todo o mundo.

A rota conhecida como Triângulo do Café, além de grande produtora, também ficou conhecida pelo turismo rural. São muitos lugares para visitar e se hospedar que deslumbram turistas.

Quindío

Na capital Armenia e seus arredores é possível encontrar lugares magníficos para se conhecer. Um destino maravilhoso de tradição e descanso é o Parque Nacional do Café, o maior museu a céu aberto sobre o tema. Por meio de um teleférico, é possível percorrer de ponta a ponta, uma área de 52 hectares de plantações, e também admirar uma réplica da Plaza Bolívar de Armênia de 1926. O passeio ainda conta com a trilha pelo “processo de produção do café”, com guias que matam as curiosidades sobre a bebida.

Risaralda

No caminho entre Armenia e Manizales, está a capital do departamento de Risaralda, Pereira, com agitada vida noturna e rica gastronomia. O Bosque del Samán tem casas com características de sede de fazenda, com piscina e jacuzzi, e fica no município de Cerritos, próximo a Pereira. Na capital fica o Zoológico Matecaña e a praça cívica Ciudad Victoria. Ao redor, é possível apreciar cenários como as fazendas cafeeiras, rumo ao município de Marsella, as fazendas na estrada de Cerritos e a passagem pelo Rio Cauca no povoado de Virginia.

Caldas

Uma das mais importantes produtoras cafeeiras tem Manizales como sua capital. No departamento, funciona o Centro de Pesquisas Cafeeiras. A capital é também o ponto de partida para o Parque Natural los Nevados, onde é possível pisar na neve e admirar a paisagem gelada e de grande altitude, que chega a 4,8 mil metros. Pela geografia montanhosa, a cidade contava com um teleférico que escoava o café da região até o porto de Mariquita. A estrutura deixou de funcionar em 1961, mas ainda é possível enxergar seus vestígios, como a estação de madeira, atual sede da Universidade de Nacional.

Curiosidades sobre o café

  • É a terceira bebida mais consumida no mundo, atrás da água e do chá
  • A planta que possui mais de 8 mil espécies


Comentários (1)

  • kaitlin diz: 16 de novembro de 2010

    sweet

Envie seu Comentário