Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Visitar Lisboa na companhia do poeta Fernando Pessoa

01 de fevereiro de 2011 1

Faz um bom tempo que não vou a LISBOA, mas ela segue na lista das minhas cidades preferidas. Como em todas as vezes em que fui estava na companhia de minha querida amiga portuguesa Fernanda, não precisei usar um guia.

Mas já pensei em refazer os passos do personagem de AFIRMA PEREIRA, de Antonio Tabucchi, que já li mais de uma vez, em português e em italiano (se você não leu ainda, não sabe o que está perdendo!), buscar o omelete de ervas finas perfeito… Tabucchi, aliás, é o tradutor italiano de Fernando Pessoa.

Pois se aquele era um personagem fictício, melhor ainda deve ser seguir os passos de um real, o do próprio poeta Fernando Pessoa, na proposta de  Lisboa em Pessoa – Guia turístico e literário da capital portuguesa, do jornalista literário João Correia Filho, editado pela LeYa, que estará disponível nas livrarias neste mês.

João Correia Filho teve como ponto de partida Lisboa: o que o turista deve ver, escrito por Pessoa em 1925 – que permaneceu inédito por décadas, sendo editado pela primeira vez em 1992. A obra resulta do profundo conhecimento que o poeta tinha de sua cidade natal, onde viveu a maior parte de sua vida.

Lisboa em Pessoa inclui também pontos de visitação relacionados à vida do poeta lisboeta, como o café A Brasileira, do qual foi frequentador assíduo, e a Casa Fernando Pessoa, em que viveu os últimos 15 anos de sua vida e que hoje sedia um centro cultural. Enriquecendo as referências, o guia apresenta textos de outros autores portugueses – nomes consagrados como Camões, Eça de Queiroz e José Saramago, e novos expoentes da literatura lusa, como Batista-Bastos, Hélia Correia e Inês Pedrosa.

O guia detalha tanto as atrações históricas, quase obrigatórias, como as mais recentes, como o Parque das Nações, inaugurado em 2008, e o Museu do Design e da Moda, de 2009. Tudo isso sem deixar de fornecer informações práticas necessárias para o viajante, sejam eles grandes amantes da literatura e do poeta Fernando Pessoa.




Ficha Técnica

  • Lisboa em Pessoa – Guia turístico e literário da capital portuguesa
  • João Correia Filho
  • 376 páginas
  • R$ 79,90

Comentários (1)

  • Vanessa Hack Gatteli diz: 1 de fevereiro de 2011

    Não conheço Lisboa ainda, mas tenho outra dica literária sobre a cidade. No livro “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, Saramago desenvolve a narrativa em diversos pontos turísticos de Lisboa. Em tempo: Ricardo Reis é um dos heterônimos de Fernando Pessoa. Os diálogos que Saramago descreve entre Fernando Pessoa (ele mesmo) e Ricardo Reis são fenomenais!

Envie seu Comentário