Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

No encalço do Rei George VI

26 de fevereiro de 2011 0

Grande favorito ao Oscar, que será neste domingo, dia 27, O DISCURSO DO REI (sobre o qual já escrevi aqui), tem um interessante roteiro de locações na Grã-Bretanha.

O VisitBritain, órgão oficial de turismo da Inglaterra, Escócia e do País de Gales, fez um mapeamento dos melhores pontos turísticos retratados no filme.


Catedral de Ely - Cambridgeshire, Inglaterra

Representando a Abadia de Westminster, a Catedral de Ely, em Cambridgeshire, teve um papel fundamental na ambientação do filme durante a coroação do príncipe Albert como rei George VI da Inglaterra, depois que seu irmão, o Rei Edward VIII, abdicou do trono para poder se casar com Wallis Simpson, uma americana divorciada. A Catedral de Ely remonta ao século XII e também serviu de locação para a filmagem de Elizabeth: A Era de Ouro. A estrutura espetacular possui elementos de estilo gótico.


Hatfield House - Hertfordshire, Inglaterra

Hatfield House remonta ao período jacobino. Foi construída no local do Palácio Real de Hatfield, o lar da infância da rainha Elizabeth I. Durante a Segunda Guerra Mundial, a área foi utilizada para testar os primeiros tanques britânicos. A casa atualmente situada no local foi construída por Robert Cecil, o primeiro conde de Salisbury e chanceler do rei James I. Hatfield House é um destino turístico popular por ser associada à rainha Elizabeth I e abrigar muitos de seus objetos pessoais. Os salões também apresentam importantes quadros, mobília, tapeçarias e muito mais. Os salões são abertos ao público e podem ser visitados em excursões durante a semana e por conta própria nos fins de semana.


Estádio de Wembley - Londres, Inglaterra


Na abertura do Discurso do Rei, vê-se o príncipe Albert lutando para se dirigir ao público no encerramento da Exposição do Império Britânico. Este evento ocorreu no estádio de Wembley, em 1925 (conhecido então como Empire Stadium – estádio do Império). Foi durante esse discurso que a gagueira do príncipe se tornou pública e ele passou a procurar desesperadamente por um tratamento. O estádio de Wembley, local das competições de futebol dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012 em Londres, fica aberto para visitação e permite que os turistas conheçam o túnel dos jogadores, os vestiários, os degraus da sala de troféus e muito mais.


Castelo de Windsor - Windsor, Inglaterra

Embora não tenha sido retratado no filme, o castelo de Windsor serviu de lar temporário para o rei George VI e sua família durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de a monarquia ter residido no palácio de Buckingham durante a guerra, eles passavam quase todas as noites em Windsor por questões de segurança. O rei George VI foi enterrado na capela de St. George, localizada nas dependências do castelo e aberta à visitação.


Knebworth House - Hertfordshire, Inglaterra


Cenário de várias tomadas internas e externas do Discurso do Rei, Knebworth House foi construída em estilo gótico Tudor e remonta a 1490. A mansão pode ser visitada pelo público e suas dependências ostentam jardins magníficos, um parque infantil de aventuras e uma estrada de ferro em miniatura. Frequentemente, eventos especiais são realizados nas dependências da mansão.


Harley Street - Londres, Inglaterra


No distrito de Westminster de Londres, Harley Street foi onde Lionel Logue, o fonoaudiólogo australiano que tratou a gagueira do rei George VI, abriu seu consultório em 1926. A rua era famosa pela grande quantidade de consultórios de médicos e especialistas. Atualmente há cerca de 3.000 profissionais da área médica trabalhando nos arredores da Harley Street.


Sandringham House - Norfolk, Inglaterra

Sandringham House foi onde o rei George VI nasceu e morreu. Desde o falecimento, a rainha Elizabeth II passa o aniversário da morte do pai com a família nesta casa. Aberta ao público de abril a outubro, a residência é uma das mansões mais famosas de Norfolk e está no centro da propriedade de Sandringham.


Sobre o rei George:

O rei George VI reinou de 1936 até sua morte, em 1952. Foi sucedido pela filha, a atual monarca, rainha Elizabeth II, que vai celebrar 60 anos no trono durante seu Jubileu de Diamante em 2012.


Envie seu Comentário