Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Festas do Espírito Santo nos Açores

23 de agosto de 2011 1

Quando lá estive (só para usar uma construção típica portuguesa!!!) vi muitas das capelas do Espírito Santo que pipocam no arquipélago dos AÇORES, mas não cheguei a participar de nenhuma festa.

Pois minha amiga Cecília Gregory, que está se despedindo daquelas ilhas, fez o favor de registrar as festas da freguesia da Ribeira Seca, que pertence à cidade da Ribeira Grande.

Comemorações como essas são características dos Açores. Na época do ano em que ocorrem, pessoas que saíram das ilhas e se instalaram no território ou na América do Norte costumam regressar às ilhas para celebrar.

Conforme a tradição, em geral uma criança é coroada na igreja paroquial, com um cetro e uma placa de prata como símbolo do Espírito Santo. É essa criança que preside as festas todos os domingos durante sete semanas após a Páscoa. Depois, no sétimo domingo do Pentecostes (o dia em que o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos), há uma grande celebração.

É feita uma sopa com carne e legumes, distribuída com pão a todos os que não pertencem ao império local.


O centro das cerimônias é uma pequena capela ou império. É ali que a coroa, a placa e o cetro estão em exposição no altar. Os ilhéus reúnem-se para a festa, acompanhada por bandas, danças e mostras de flores.



Comentários (1)

  • Festas do espírito santo nos Açores | Viagem diz: 23 de agosto de 2011

    [...] o post completo no blog Recortes de Viagem: Festas do espírito santo nos Açores [...]

Envie seu Comentário