Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Mesquita e doces árabes em Foz do Iguaçu

25 de outubro de 2011 2

Só havia entrado antes numa mesquita em Curitiba (PR). Mas era pequenininha, a visita não era guiada e não acrescentou muita coisa aos meus poucos conhecimentos sobre o islamismo.

Há pouco, estive na mesquita Omar Ibn Al Khattab, de FOZ DO IGUAÇU, que já faz parte do roteiro turístico da cidade conhecida por abrigar as Cataratas.

Ela recebe turistas diariamente, com um simpático atendimento. Fomos recebidas, minha sobrinha e eu, por uma senhora que nos pediu para tirar o calçado e vestir um véu para entrarmos no salão oval e em tons de azul voltado para Meca. Ela se encarregou de falar um pouco sobre a religião e a cultura islâmica, não como guia turístico que tem tudo na ponta da língua, mas como conhecedora e praticante da religião. E foi atenciosa ao responder nossas perguntas.

Inaugurada em 1988, mas aberta para visitação só em meados dos anos 2000, a construção de um branco reluzente, numa área total de 1.248 metros quadrados, se destaca na paisagem.

Para encerrar a visita, que é rápida, Thais (na foto acima) e eu cruzamos a rua e experimentamos os doces árabes na Doceria Almanara. O lugar não tem nenhum requinte, mas dá para tomar um café acompanhado dos ótimos doces árabes. Como recém tínhamos almoçado, comemos apenas um, mas levamos para casa uma bandeja com um tipo de cada!

A mesquita fica na Rua Meca, s/n, Jardim Central.

Informações: (45) 3573-1126

Comentários (2)

  • Pedro Alves de Oliveira diz: 25 de outubro de 2011

    Adorei o trabalho
    Sou professor de história e sempre trabalhamos com os alunos o Islã e o povo muçulmano.
    É uma cultura fantástica. E não podemos esquecer da história desta etnia para o avanço das Ciências e da própria humanidade.
    Valeu!!!!

  • Midiely Pereira diz: 27 de outubro de 2011

    Depois de ler sobre a mesquita no caderno Viagem do dia 18 de outubro, eu e meu namorado Ibrahim (que é descendente de libaneses) decidimos visitar a mesquita na viagem que faríamos a Foz do Iguaçu no dia 21 de outubro. O lugar realmente é fantástico, encantador e de uma tranquilidade inacreditável, porém, a senhora que nos atendeu não foi tão cordial assim. Mesmo assim observamos, fotografamos, mas ao sairmos a mesma teve algumas atitudes nada condizentes aos ensinamentos islâmicos.
    Depois, atravessamos a rua para conhecermos a Doceria Almanara. Como haviamos tomado um bom café da manhã no Dom Pedro I Palace Hotel (recomendamos), não comemos nada no local mas compramos doces e tâmaras para nós e para nossas famílias. Recomendamos a visita, vale a pena conhecer ambos os locais.

Envie seu Comentário