Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Para entender Florença e o Renascimento

09 de novembro de 2011 4

Se você for ao RIO DE JANEIRO até 11 de dezembro, aproveite para ir a FLORENÇA, na Itália, e conheça mais sobre o Renascimento…

Explico: é que, até essa data, o Rio abriga uma exposição sobre os 500 anos de Giorgio Vasari, conhecido como o inventor do artista moderno e o primeiro historiador da arte.

A mostra (“Giorgio Vasari e a invenção do artista moderno”) está na Biblioteca Nacional, comemorando os cinco séculos do nascimento desse pintor e arquiteto italiano, nascido em 1511, reconhecido como o primeiro historiador da arte. Vasari morreu em 1574.

Incentivador de artistas como Michelangelo e amigo da poderosa família dos Medici, ele atendeu a encomendas de príncipes e papas.

É ele o idealizador da arquitetura da Galleria degli Uffizi, hoje sede do principal museu de Florença, e autor das pinturas que decoram o Palazzo Vecchio, a atual sede do governo da cidade, e fundou a primeira academia de belas artes da cidade.

Eu não soube tirar a foto com de dentro do vidro, mas ela dá uma ideia da grandiosidade da Galleria degli Uffizi.

O Palazzo Vecchio

O interior da Uffizi

Foi obra dele também, a pedido de um dos Medici, Cósimo, a ligação, entre o Palazzo Vecchio e o Palazzo Pitti, uma nova residência da família Médici, do outro lado do Rio Arno.

Esse caminho particular e elevado é conhecido como Corredor Vasari, que usava a galeria, a Ponte Vecchio sobre o Arno e uma passarela coberta sobre a rua.

O corredor fica sobre a ponte, onde aparecem as janelas pequenas

Conhecer esse corredor, onde está uma espetacular coleção de autorretratos, exige agendamento prévio. Em junho, fiz uma visita guiada por ali, com uma especialista em renascimento. Em função dos 500 anos de Vasari, há uma mostra especial na Uffizi, que se encerraria em outubro, mas foi prorrogada até 8 de janeiro. Eu recomendo.


Serviço

  • Giorgio Vasari e a invenção do artista moderno, até 11 de dezembro, no Espaço Cultural Eliseu Visconti
  • Na Rua México, s/n – Centro – Rio de Janeiro (acesso pelo jardim da Biblioteca Nacional)
  • De terça a sexta, das 10h às 18h
  • Sábados, das 10h às 17h
  • Domingos das 12h às 17h

A exposição faz parte do calendário de atividades do Momento Itália no Brasil.


Comentários (4)

  • marivete fontinele de melo diz: 25 de junho de 2012

    Viajo para a Italia dia 30. Vou à Florence, Veneza, Roma.

    Quero saber se realmente é necessário comprar com antecedencia entrada para a Combo Galeria Uffizi e Accademia Gallery.
    Quero sugestão de outros lugares que seria importante conhecer e Florence.
    Obrigada

  • Marivete Fontinele de Melo diz: 3 de agosto de 2012

    Olá Rosane!
    Segui suas dikas. E amei Florença. Fui feliz com a escolha do hotel, que ficava perto do Rio Arno. Comprei os ingressos com antecedencia, encantei-me com o David, passeei pela Ponte Vechio, viajei de trem pelos arredores.
    Fui a uma visita guiada ( acompanhada de música barroca) ao Palazzo Doria Pamphilj, e ao final, assistimos uma apresentação dos músicos, maravilhosa.
    Muito obrigada

Envie seu Comentário