Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Quando uma fatia de pão é mais que isso

09 de janeiro de 2012 3

COISAS PARA COMER EM VIAGEM

Num sábado de sol, num almoço casual (e especial) em Florença, na ITÁLIA, o garçom me ofereceu como entrada uma “fettunta”. Meu italiano razoável e, mais do que isso, meu dialeto, fizeram com que eu não precisasse de tradução e aceitasse prontamente a sugestão.

Fettunta significa fatia de pão untada.

Ainda assim, quis saber mais, e ele me explicou. Lembrei disso ao ler, na última quinta, o caderno PALADAR, de O Estado de S.Paulo, num especial sobre “Fatias com tudo”.

A fettunta, explicaram o garçom e o caderno, é típica da Toscana, a região de Florença. É preparada sempre para celebrar a primeira safra do azeite de oliva. É feita com pão branco, sem sal, marcado na grelha, esfregado com alho e regado com o azeite recém feito. Sobre a fatia de pão azeitado é polvilhado sal grosso. E o pão é servido quente. Simples e bom.

Dá para fazer em casa, ainda que o azeite não seja o da estação. Mas no dia e na hora teve um sabor especial.


Comentários (3)

  • flavio diz: 9 de janeiro de 2012

    que coisa mais sem graça…

  • Alessandro diz: 10 de janeiro de 2012

    Flavio, tu conheces o sabor do azeite recém produzido? Ou, mesmo sem ser recém produzido, o sabor do azeite puro, não aquele que se encontra no supermercado? Pelo teu comentário, acho que não…

  • Daniella diz: 10 de janeiro de 2012

    Sem graça? Desculpem, mas acredito que talvez o sr. Flávio não tenha provado os azeites de qualidade. Uma massa com um azeite assime o legítimo queijo parmesão (não esse feito aqui no Brasil, que se vende nos supermercados), mas o parmigiano reggiano. Simples e bom demais!

Envie seu Comentário