O GABRIEL MATHIAS HAAG, um apaixonado pelo Uruguai, esteve em Montevidéu há pouco e mandou texto e fotos para o blog. Confira o que ele diz e mostra abaixo:
“E eu que achava: Montevideo é bem mais linda no inverno, acabei tendo que dar a mão à palmatória. Depois de algumas idas e vindas, sempre no inverno, fui passar o Réveillon por lá.
A cidade estava, como sempre, simplesmente perfeita e linda, com aquele toque único, capaz de destacar qualquer pessoa no meio da multidão. Aliás, multidão nada!
Nesta época do ano, encontrei uma Montevideo calma, tranquila e muito, mas muito vazia. Claro, época de férias, feriado de Ano-Novo, e o verão são fatores que deixam várias cidades do mundo mais calmas.
A chegada foi como eu bem gosto, pela tardinha, com aquele sol deixando as águas do Plata bem douradas. O verão dá um tom de leveza para a cidade e ao se caminhar pelas ruas não dá vontade de querer ir embora.
A virada do ano é bem especial. As famílias, em geral, ficam em casa. Já para os visitantes, os hotéis, em maioria, procuram oferecer festas e momentos especiais.
N0 dia 31 de dezembro, ao meio-dia, peguei um táxi, que é baratíssimo, e fui almoçar na rambla! É uma maravilha sentar-se com uma vista linda do povo na praia… Depois disso, que tal um mergulho?! Nem precisei pensar duas vezes… Estávamos no dia 31, em férias, 16h, calorão… Tibum! E vão-se as energias negativas com as ondas.
Acabei me dando conta de que Montevideo tem mil atrações, inclusive no verão… Praia, gente bonita, gente simpática, gente hospitaleira, compras, turismo…”
Montevideo possue certas caracteristicas distintas que a deixam interessante em qualquer época do ano.
Bonitas fotos.
A da Plaza Artigas, vazia. Algo raro.
Passei o Reveillon 2010-2011 em Montevideo. A cidade é bonita e cheia de atrativos em qualquer parte do ano mesmo. Porém, pra quem gosta de muito agito, não vá no Reveillon…E cuidado, no dia 31, na parte central e na cuidad vieja é costume deles jogarem baldes de água pelas sacadas, para molhar propositalmente quem está por ali. Um banho surpresa é quase certo. Não recomendo também no dia 31 o Mercado del Puerto e suas proximidades: os uruguaios mais animados fazem uma “guerra” de sidra que eu, particularmente, não achei legal. Vale lembrar que no dia 1º de janeiro não há transporte público.
Meu marido e eu estivemos em Montevideo em setembro de 2011 , um passeio de 4 dias! Fizemos o city-tour num domingo de manhã cumprindo a agenda da operadora , mas o que mais gostamos foi caminhar pela cidade a pé , descobrindo os lugares !!Linda cidade , povo acolhedor! A orla (rambla)do Rio da Prata é lindissima! Almoçamos duas vezes no Mercado do Porto!!!A carne é maravilhosa!! Não dá pra deixar de tomar um medioXmédio( mistura de espumante e vinho) , comer um chivito no centro ( é um lanchinho tipo hamburger)! Tudo bem barato!Aceitam reais, dólares ou pesos e tem muitas casas de cambio no centro!Quero voltar lá no verão pra curtir uma praia !