Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Passeio pelo Guaíba no final de semana

20 de janeiro de 2012 17

Um colega meu brinca com minha permanente vontade de conhecer novidades (provavelmente já tenha mencionado isso). Diz que eu vou até a inauguração de supermercado. Exagero, é claro. Mas que eu gosto de ir a um lugar novo para conhecer, isso é verdade.

Por isso já estava preocupada com meu atraso em fazer a viagem de catamarã entre Porto Alegre e Guaíba, travessia iniciada em 28 de outubro do ano passado.

Não tenho nenhuma ligação com Guaíba, a não ser a querida dona Marta, mãe de minha amiga Helena, e algumas incursões por fazendas que ficam do outro lado e oferecem áreas de lazer.

Mas queria ir ao outro lado de catamarã, pra conferir como é. Já tinha ido até a hidroviária e até postei aqui, durante a Feira do Livro.

Pois foi na extensa programação natalina com a família (como conciliar interesses de 18 pessoas?!) que acabamos embarcando nessa.

Primeiro de tudo é bom ressaltar que não se trata de um passeio. É transporte coletivo, como se fosse ônibus ou metrô. Muito mais confortável, é verdade (ar-condicionado, poltronas confortáveis, wifi, bom atendimento…)

Mas as pessoas transformaram a travessia numa opção de passeio de final de semana (clique aqui para ver outras dicas de passeios rápidos), talvez ansiosas por aproveitar melhor esse mundo de água pouco explorada que temos à disposição na capital gaúcha.

AVISOS AOS NAVEGANTES DE PRIMEIRA VIAGEM:

  • A passagem custa R$ 7 nos sábados, domingos e feriados (nos dias úteis sai por R$ 6)
  • Se você for só fazer um passeio, compre a passagem de ida e volta em Porto Alegre. Nos finais de semana as viagens ocorrem de uma em uma hora. Você corre o risco de só conseguir voltar muito depois se deixar para comprar o ticket do outro lado, apesar de o catamarã ter 120 lugares.
  • Se você não sentar nas janelas, a viagem de apenas 20 minutos não terá muita graça. Para isso, chegue cedo e vá para o início da fila. E, se quiser ver Porto Alegre, sente do lado direito (se estiver de frente para a entrada).
  • Apesar dos esforços louváveis da prefeitura de Guaíba, ainda há muito pouco para se ver nos arredores da hidroviária (o único bar razoável na redondeza é o Caisinho, fechado no dia em que estivemos lá) e se o vento for muito forte ou frio, você terá dificuldade em caminhar no calçadão da orla.
  • Mas se você tiver um pouco de disposição (foi essa a forma que nós escolhemos, embora haja outras), pode vencer os muitos degraus que levam até a Praça Gomes Jardim, para conhecer o chamado berço da Revolução Farroupilha (1835-1845), e ter uma bela vista da cidade.

Na praça estão o busto e os restos mortais de Gomes Jardim, em cuja casa e sob a sombra do Cipreste Farroupilha foram acertados os planos para a invasão da capital da província, Porto Alegre, na noite do dia 19 para 20 de setembro de 1835.

Comentários (17)

  • Carlos diz: 20 de janeiro de 2012

    se tu considera “Centro” como bairro, está errada tua afirmativa que tens que subir os degraus, pois tu já desce no Bairro Centro.

    Contudo, se tu refere “Centro” como o local central da cidade, ainda está errado, pois para ir até o centro não há necessidade de subir as escadas, pesquisa mais.

    Quando tu faz um trabalho que eu chamaria de semi-jornalistico tu deverias estudar mais para não prejudicar os objetos do artigo.

  • Rene Silva diz: 20 de janeiro de 2012

    Amiga, Rosane Tremea, só uma resalva, para se chegar ao centro e tambem a praça gomes jardim não é necessario subir a escadaria, ha outros caminhos menos dificeis.

  • Leonardo diz: 20 de janeiro de 2012

    Quem mora ou conhece este local, sabe de como é lindo, além de uma bela vista do nosso Rio.
    Eu recomendo as pessoas a fazer uma vizita a este lugar, além de fazer um belo passeio no catamarã, fazer uma caminha pela beira (conhecendo a plataforma) e chegando a praça da maça (belo lazer para passar com familia).

  • RAIMUNDO ROCHA diz: 20 de janeiro de 2012

    Excelente sua dica além de uma enriquecedora fonte cultural. Obrigado compartilhei com meus amigos no meu face. Abraços, continue sempre espalhando conhecimento e nos enriquecendo com um pouco de cultura.
    Raimundo C P Rocha

  • Paulo diz: 20 de janeiro de 2012

    Muito bom este tema. Parabéns! O Rio Guaíba é uma dádiva. E o aproveitamos tão pouco. Recentemente fiz a travessia pela catamarã. É de primeiro mundo. A visita maravilhosa de Porto Alegre é impagável. Tudo muito lindo. Mas me propus a almoçar em Guaíba. Aí complica. É tudo muito precário. Mas fica a boa vista de Porto Alegre. O belo calçadão guaibense. Diga-se: a orla de guaíba está muito bem ajeitada. O trapiche, a área de lazer. A foto do Rio Guaíba, que ilustra esta reportagem, está maravilhosa. Gente, o Rio Guaíba é tudo de bom. Ipanema é quase Garopaba. Ou será que estou sendo muito bairrista?

  • WALTER HAAKE diz: 20 de janeiro de 2012

    EU NÃO POSSO, PORQUE MORRO LONGE. MORRO EM MIRIM DOCE – SC, MAS, VOCES DAI DEVEM APROVEITAR O MÁXIMO ESSA RIQUEZA QUE É O IMENSSO RIO GUAIBA. __QUANTAS PESSOAS QUERIAM TER UM RIO DESSE TAMANHO PROXIMO A SUA CIDADE E NÃO TEM. __ALEM DE FAZER A TRAVESSIA P/ GUAIBA PODEM USAR O RIO P/ TRANSPORTE PUBLICO AQUATICO COM BELOS BARCOS, PORTO ALEGRE P/ ZONA SUL OU OUTRAS DIREÇÕES. __COM CERTEZA MAIS UMA BELA ATRAÇÃO

  • Silvia diz: 20 de janeiro de 2012

    Boa dica, obrigada!

  • Paulo Silva diz: 20 de janeiro de 2012

    O passeio no Catamarã é ótimo, mas o tal “restaurante” Caisinho é péssimo, atendimento muito ruim, comida idem e preço alto.

  • Jaqueline diz: 20 de janeiro de 2012

    Oi Rosane! Sou de POA e moro em Guaíba a 22 anos e o incentivo que a cidade está recebendo com o catamarã é maravilhoso. Mas você precisar visitar a cidade outra vez porque muita coisa já melhorou depois do início da travessia. O Caisinho é um bar tradicional e muito antigo, e tem outros que deve conhecer, restaurantes, cafés, etc… E tem muito pra se ver perto da hidroviária. Abraço!

  • Elisangela de o araujo diz: 20 de janeiro de 2012

    Olha gente guaiba é tudo de bom eu ja morei em guaiba e sei como é bom,agora moro em canoas mas meus pais continuam morando em guaiba,e quando posso sempre venhp pra guaiba passar uns dias,tem muitas coisas legais pra fazer…VENHAM CONFERIR… um abraço….

  • Fabio Rocha diz: 23 de julho de 2012

    Eu e minha esposa apreciamos muito o passeio no Catamarã porém o bar chamado caisinho tem um péssimo atendimento, comida ruim e preços incompatíveis com o serviço prestado. Acredito que a cidade de Gauíba possui outras referências gastronômicas compatíveis com a beleza e hospitalidade da cidade.

  • Gustavo R. diz: 25 de novembro de 2012

    Fica aqui a sugestão de ótima comida. Um pequeno, mas achonchegante restaurante chamado Biferia. Ótimo atendimento e ótima comida, fica duas ou tres quadras do local de desembarque do catamarã. O preço é bem amigável.

  • Marcio Cardoso diz: 25 de novembro de 2012

    Boa noite Rosane,

    Na data em que você visitou nossa cidade muito ainda estava sendo feito, podemos dizer que fomos pegos de surpresa pelo crescimento de visitas na cidade e para tanto muito foi feito e muito ainda será feito.

    A Biferia é fruto disso, um projeto novo, estamos ainda em fase de testes, 3 meses só de trabalho para melhor atender e servir os clientes, em especial ao turista que nos prestigia com seu precioso tempo, visitando e conhecendo um pouco de nossa história.

    Fica aqui nosso convite para uma nova visita a Guaíba e em especial na Biferia, aonde faremos o possível não para sermos os melhores, mas simplesmente o que você deseja de um restaurante em um passeio como este.

    Deixo aqui um abraço especial ao Gustavo, ficamos envaidecidos com os elogios, pois muito mais que o fator financeiro do negócio, a satisfação plena do cliente é o que nos move.

    Boa noite

    Marcio Cardoso
    (Biferia)

  • Mauro diz: 28 de abril de 2013

    O passeio de catamarã da capital à Guaíba deve ser bem legal (vou fazê-lo hoje),
    mas acho que a prefeitura de Guaíba deveria disponibilizar ou dar a concessão
    para alguma empresa explorar ao fins de semana um ônibus para levar o pessoal
    para passear pelos locais turísticos do município.
    Fica a dica…

Envie seu Comentário