Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Praça nova para cartão-postal de Canela

17 de fevereiro de 2012 4

Li hoje que foi apresentado um projeto para renovar a praça à volta da Catedral de CANELA, na serra gaúcha.

E fui ao meu desktop, onde tinha separado uma foto da catedral. Por acaso estive ali há poucos dias, depois de uns 30 anos (!) só passando ao largo dela.

Eu costumo ser do tipo da piada do cachorro: vejo uma porta de igreja aberta e estou dentro. Gosto da arquitetura e do clima de silêncio e respeito. É claro que a coisa se complica se você estiver na Itália, onde há uma igreja a cada esquina (no final de uma visita a Florença ou Roma, você nem saberá mais em qual entrou ou deixou de entrar).

Mas voltando à catedral de Canela, gostei da ideia de revitalizar o templo que é imponente, nos seus 65 metros de altura e paredes de pedra, e uma marca da cidade.

Não sei se o projeto é o melhor, deixo a opinião para os especialistas, mas tudo que puder ser feito para valorizá-la merece, no mínimo, atenção.

P.S.: depois de eu publicar este post, o arquiteto que é o autor do projeto, Miguel Pereyra, me enviou email em que fala sobre ele e acrescentou imagens.

Miguel defende seu projeto com ênfase e lembra que o templo de Canela já foi premiado por sua iluminação e reconhecida como ponto turístico no país inteiro. O projeto, garante, acrescentará muito à vocação turística da catedral e da cidade.

Aos 67 anos, Miguel é natural da Argentina, mas mora no Brasil (agora em Porto Alegre) há 36 anos e casou-se com uma canelense.

Veja abaixo como ficaria o entorno da catedral pelo projeto do arquiteto.



Comentários (4)

  • Miguel Angel Pereyra diz: 18 de fevereiro de 2012

    Prezada Rosane: sou o autor do anteprojeto de Revitalização da Praça da matriz de Canela. Gostaria de saber se é de seu interesse que lhe envie mais dados sobre o mesmo. Inclusive mais imagens e um memorial descritivo do projeto.
    Estamos empenhados em fazer realidade obra e conseguir os recursos necessários e esencial.
    Bem, é bom contar com jornalistas atentos que chamam a observar fatos dessa natureza.
    Grato.

    Arq. Miguel

  • Miguel Angel Pereyra diz: 19 de fevereiro de 2012

    Oi, Rosane: boa noite. Qual é o e-mail que devo mandar o material? O que está na página parece que setá desativado. Aguardo resposta.
    Cordialmente,

    Miguel

Envie seu Comentário