Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

No Shakespeare's Globe, teatro à vontade

17 de abril de 2012 0

Há horas esperava uma oportunidade para falar do SHAKESPEARE’S GLOBE DE LONDRES.

O tal gancho jornalístico só apareceu agora, mais de um ano depois de eu ter passado por lá (pensando bem, não precisava ter esperado esse tempo todo… mas Inês é morta!).

Pois a partir do próximo dia 23 de abril, data de aniversário de Shakespeare, começa uma programação de produções do dramaturgo em vários idiomas, entre eles o português.

Ao longo de seis semanas, na Globe to Globe, todas as 37 peças de Shakespeare serão encenadas por 37 companhias internacionais, além de seu poema Vênus e Adônis, recitado em zulu, xhosa, sesotho, setswana, africanês e inglês sul-africano.

O Brasil vai participar com o Grupo Galpão, de Belo Horizonte, que apresentará Romeu e Julieta em português. A montagem inclui uma combinação de espetáculo circense com música e dança, em performance típica de teatro de rua. As apresentações do Grupo Galpão estão programadas para os dias 19 de maio, às 14h30min, e 20 de maio, às 13h30min e às 18h30min.

Globe to Globe faz parte do World Shakespeare Festival, em cartaz a partir de 23 de abril até novembro de 2012. O festival é produzido pela Royal Shakespeare Company, em colaboração com organizações internacionais de arte.

Os preços dos ingressos variam de 5 libras esterlinas (em pé) a 35 libras, com descontos de 3 libras para menores de 18 anos em todos os assentos.

Não vi nenhum espetáculo, mas fiz a visita guiada. Ela acontece a cada 30 minutos, em seis idiomas diferentes (não tem em português, mas eles fornecem material escrito no nosso idioma para facilitar), e reconta a história do prédio onde eram encenadas as peças do dramaturgo, no século 16, reconstruído nos anos 1990.

No meu roteiro, fui guiada por uma mulher espetacular, que interpretava os textos e fazia com que eles parecessem ainda mais atuais.



É bem fácil chegar até o teatro, próximo à Tate Modern, à beira do Tâmisa.

Informações: www.shakespearesglobe.comwww.worldshakespearefestival.org.uk


Envie seu Comentário