Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Roteiros de trem pelo Brasil

25 de abril de 2012 2

Não custa sonhar que um dia o Brasil volte a investir no transporte ferroviário.

Enquanto isso, temos de nos contentar com roteiros turísticos em pequenos trechos que podem ser feitos de trem (no RS há a Maria Fumaça, entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa!).

Confira três passeios, em outras regiões, mantidos pela Serra Verde Express no Paraná, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo (a empresa promete novos projetos para 2012):

  • Trem da Serra do Mar Paranaense – Parte diariamente de Curitiba rumo a Morretes e vai aos domingos até Paranaguá, no litoral paranaense. Tem 110 quilômetros de percurso, em uma ferrovia com mais de 125 anos. No trajeto está a maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil. No mesmo roteiro, entre Curitiba e Morretes, o Great Brazil Express é um trem de luxo, que oferece um serviço de primeira classe.

  • Trem do Pantanal – No Mato Grosso do Sul, aos sábados, o viajante vai de Campo Grande a Miranda e, no domingo, é possível fazer a viagem de volta. Nos 220 quilômetros de trajeto, há uma diversidade enorme de fauna e flora que pode ser vista no trem que transporta 192 passageiros.

  • Trem das Montanhas Capixabas – No Espírito Santo, o circuito, que tem saídas aos finais de semana, une o calor da praia com o clima das montanhas, em duas opções de passeios: a Rota do Mar e das Montanhas, pelas cidades de Vitória (capital do Estado), Viana, Domingos Martins Marechal Floriano e Araguaia.

Informações: www.serraverdeexpress.com.br


Comentários (2)

  • Nina de Oliveira diz: 25 de abril de 2012

    Eu viajei de trem… cantava Sergio Sampaio.
    Eu adorava viajar de trem. quando criança. A última viagem que fiz e já faz tempo, foi com este trem da Serra do Mar Paranaense.
    Foi uma viagem inesquecível.
    Vale a pena!

  • Maria Augusta diz: 4 de maio de 2012

    Era pequena…já passaram 60 anos..Tinha 5 anos,quando entreguei um ramalhete de Flores ao Governador Ildo Meneguetti,num evento em Vila Oeste-Distrito de Guaporé-hoje, União da Serra. O Povo da comunidade pedia a construção de uma Ferrovia que ligasse Bento Gonçalves passando por Guaporé até Passo Fundo.Cresci ouvindo histórias sobre as dificuldades na construção da ferrovia,pela situação geográfica da Região. Túneis, Pontes,verdadeiras Obras de Arte,hoje,obsoleto, desativado….E, as Rodovias não suportam a demanda do sistema de transporte.Quem sabe…uma Campanha para a volta do Trem.?! Por enquanto ficam as histórias e lembranças em nossas mentes ou nos jardins decorados com as madeiras retiradas dos trilhos(dormentes).Viajar de trem pelo Rio Grande do Sul,nada confortável,na época, porém a paisagem, a natureza compensa. Um Abraço.

Envie seu Comentário