Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Para não perder a temporada de baleias

09 de agosto de 2012 2

Até o final de outubro, o litoral sul de Santa Catarina é palco natural para o balé das baleias francas.

A Temporada 2012 de Observação de Baleias Francas está aberta desde meados de julho. A região é considerada  uma das melhores do mundo para a prática do whale watching (em especial os municípios de Imbituba e Garopaba).

É durante esses meses que pesquisadores, biólogos, turistas e a comunidade local são atraídos pelo espetáculo das baleias, que deixam a Antártica em busca de águas mais quentes para acasalar, dar à luz e amamentar os filhotes.

A observação dos cetáceos é considerada uma atividade que incentiva o comportamento preservacionista e o turismo sustentável.

Outras cidades da América do Sul como Puerto Madryn e Puerto Piramides (Argentina) têm nesse tipo de turismo sua principal fonte de renda.

No Brasil o whale watching é relativamente recente, mas vem crescendo ano a ano.

Confira os números registrados pela Turismo Vida Sol e Mar, que oferece o passeio, nos últimos cinco anos.

  • 2007 – 762 turistas e 114 baleias
  • 2008 – 1.259 turistas e 176 baleias
  • 2009 – 1.348 turistas e 62 baleias
  • 2010 – 1.740 turistas e 102 baleias
  • 2011 – 1.800 turistas e 173 baleias


Comentários (2)

  • Ibiraquera-Imbituba-SC diz: 9 de agosto de 2012

    Várias baleias fizeram a nossa alegria, neste domingo, que pudemos observar às margens da estrada que leva a Ibiraquera (praia da ribanceira). Lindo espetáculo que vemos todos os anos por aqui. Rosane Tremea está sempre divulgando a nossa terra e as coisa boas que nela existem. Não sou a pessoa indicada para agradecer-lhe por isso. Ma eu adoro ver a nossa cidade na midia, como referência de turismo.Obrigado! Abraços.

Envie seu Comentário