Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Às vésperas do Oscar, lugares de Washington que lembram o ex-presidente Lincoln

23 de fevereiro de 2013 0

Ao ler o caderno de Turismo da Folha de S.Paulo da última quinta, me dei conta de três coisas:

  • Já é véspera de festa do Oscar e isso, pra mim, é uma espécie de marcador do tempo (e eu sou das que gosta de cinema e gosta da festa, quase sempre kitsch – ainda se diz kitsch? -, do Oscar).
  • Eu ainda não vi Lincoln (clique aqui para ver o trailer), um dos filmes favoritos, do qual sei que muita gente não gostou (e eu quero ver mesmo assim!)
  • Já faz quase três anos que estive em WASHINGTON, uma cidade que me surpreendeu e onde há, obviamente, muitas referências a Lincoln (esse é o tema do caderno da Folha). Decidi lembrar de apenas duas delas, as que eu fotografei:

A primeira delas é o Lincoln Memorial. O  monumento, aberto à visitação o dia inteiro, é de 1922.

Foi também o palco do famoso discurso I Have a Dream, de Martin Luther King, em 1963.

É um lugar agradável e fácil de se visitar quando fizer o inevitável passeio pelo Mall, o grande parque que vai do Capitólio ao Monumento de Washington.

A segunda é o Teatro Ford, onde o décimo sexto presidente norte-americano foi morto, em 1865, enquanto assistia a uma peça com a mulher.

Meses depois do assassinato, o teatro foi fechado, para só reabrir 16 meses depois. Só em 1965 ele seria restaurado para reconstruir a mesma atmosfera da época do crime. Ali estão o diário e a pistola do assassino, o xale de Lincoln, materiais de campanha e fotos.

Eu só passei de ônibus por ali e fotografei de longe, fiquei devendo uma visita ao interior dele.

Para saber mais: www.fordstheatre.org

Envie seu Comentário