Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Cozinha serrana com estilo em São Chico

25 de abril de 2013 5

Nunca me faltaram bons motivos para voltar a SÃO FRANCISCO DE PAULA, nos Campos de Cima da Serra. Só para exemplificar, três dos quais já falei aqui mais de uma vez: o lago São Bernardo, a livraria Miragem, a Pousada do Engenho.

Mas agora, minha colega LUCIA PIRES me conta que eu tenho MAIS um motivo para passar por lá.

Na semana passada, com câmera e bloquinho na mão, ela foi conferir uma novidade gastrônomica na cidade e voltou com um post para o blog, contando como é o restaurante aberto bem próximo da entrada de São Chico.

Confira o que ela conta:


“A 900 metros de altitude, o calor e o aconchego da comida italiana estão garantidos à mesa. Para abrir as portas do restaurante dos sonhos, na terra onde nasceu, Rafael Castelli queria algo mais. E conseguiu. No Castelli Resto Pub, novidade em São Francisco de Paula, a truta, o cordeiro e o charque são os destaques do cardápio que está atraindo turistas e moradores da região.



Com a casa instalada à beira da RS-020, Rafael, 33 anos, está à frente do restaurante cuja cozinha é comandada pela mãe, Maria Teresa Castelli. A dupla segue receitas de família, como a tortinha gelada da vó Edi, um sucesso. O charque é servido na moranga, acebolado com creme de milho ou na massa folhada (rolinhos de abrobrinha com provolone). O cordeiro é preparado nas versões pernil, picanha ou rocambole. E a truta, peixe das águas frias de São José dos Ausentes, completa o cardápio regional com especiarias.



Do projeto inicial até a abertura da casa, em fevereiro, foram três anos de trabalho para a montagem da cada detalhe do ambiente rústico, uma criação da família com a arquiteta Tamine Fachinello.

- As pessoas chegam e ficam horas por aqui. Estão gostando e nós estamos surpresos com o ótimo movimento – diz, animado.




Cercado por araucárias e hortênsias, o espaço é anexo a uma cabana canadense, construção iniciada pelo antigo proprietário. As áreas interna e externa foram reformuladas, assim como o estacionamento e a adega, hoje pronta para acomodar até 10 clientes.


- Na Adega servimos petiscos para acompanhar os vinhos. São 28 rótulos nacionais e importados, mas valorizamos mesmo os gaúchos. Vamos ampliar os vinhos, mas não o espaço da adega, que é muito aconchegante – promete Rafael.

Além dos vinhos selecionados, Rafael serve chope e cervejas artesanais Rasen, de Gramado. E petiscos regionais de dar água na boca: bolinha de queijo Serrano, rissoles de charque e linguiça com cebolinha na manteiga.”

SERVIÇO

  • Onde fica: a 3 quilômetros da entrada da cidade, a 300 metros do centro de informações.
  • Funcionamento: quartas a sábados, para almoço e jantar, e aos domingos, almoço.


Comentários (5)

  • Rafael Castelli diz: 26 de abril de 2013

    Prezada Rosane,

    Quero antes de mais nada agradecer a ti e a Lucia. É uma honra e um privilégio para o Castelli Resto Pub estar em um blog tão renomado e respeitado. Isto é motivo de grande orgulho para toda a nossa família, cidade e região. Aguardamos tua visita. Mais uma vez, obrigado.

    Abraço, Rafael e Teresa.

  • Nilta Cardoso diz: 26 de abril de 2013

    Amo muito meu São Chico de Paula e tudo de lindo e de bom que essa terra tem… Os ecos desse empreendimeno já tinham chegado até meus ouvidos e gostei muito do que vi nesta página… Como tudo o que vem somar à minha terra natal me encanta só posso parabenizar o Rafael e a Maria Tereza pelo espaço e desejar que o sucesso continue… Na próxima visita à cidade estaremos ai para conhecer o local e nos deliciarmos com os pratos da cozinha serrana!!!! Parabéns aos proprietários e parabém meu São Chico!!!

  • Regina Helena Castello Costa diz: 27 de abril de 2013

    Rafael e Teresa estou orgulhosa em ver tanto sucesso, sempre acreditei que ia dar certo, e está dando. Vocês aí em São Chico, terrinha que nos viu nascer e crescer de onde saí a muitos anos, e eu aqui em Rio Grande em pólos completamente opostos, mar e serra estamos mostrando um legado da família que é a culinária. Mais uma vez uma vez, parabéns e muito sucesso !!!! Tia Reja, diretamente do ” Buffet Quitutes da Reja ” – Rio Grande/RS

  • Juarez Walmrath diz: 17 de outubro de 2013

    Alpes e Colinas dividiam minha preferência, mas a chegada do Restaurante Castelli, na entrada do Colinas fez deste minha opção. Nada mais prazeroso que ter um restaurante desse nível na porta do condomínio. A carta de vinhos, o cardápio, com preços acessíveis e o atendimento são o ponto forte. Estamos todos de parabéns. Abraços,
    Juarez Walmrath.

Envie seu Comentário