Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Um café & restaurante que homenageia o poeta Mario Quintana, em Curitiba

05 de julho de 2013 1

Prefiro produtos orgânicos (sempre!) a industrializados, açúcar cristal e mascavo a açúcar branco, frutas colhidas no quintal àquelas que reluzem no supermercado… (a lista seria interminável!)…

Mas aí quando alguém me diz “vamos a um restaurante vegetariano” eu já fico meio assim, assim…

No caso específico do deste post, a abordagem foi errada: não era um restaurante vegetariano, mas sim um que privilegia produtos orgânicos. E, ainda, que homenageia um poeta tão querido como MARIO QUINTANA. E mais um detalhe: não é em Porto Alegre, onde Quintana viveu a maior parte de sua vida, mas em Curitiba, graças à paixão dos sócios pelo autor de versos que decoram muros e paredes do lugar, na Avenida Batel: falo do Quintana Café & Restaurante.

  • A gastronomia

No almoço, a cada dia, os pratos da culinária brasileira ganham uma inspiração cultural gastronômica, sempre com produtos locais e orgânicos, com um cardápio elaborado pela chef Gabriela Vilar de Carvalho.

Tem sempre opções de carnes, peixes, massas, legumes, saladas e doces num bufê, mas também oferece a opção a la carte.

No sábado (quando fui!) e no domingo há mais de 30 pratos, com risoto de grãos com ervas da horta e queijo parmesão maturado e feijoada com carnes nobres, entre os destaques, e acarajé. No final de semana a opção também é o brunch.

  • O lugar

A casa tem um quintal daqueles que dá vontade de passar o dia inteiro se espreguiçando ao sol, ainda que o dia seja frio. Mas, se você tiver muuuuita preguiça, pode optar pelo deck junto à área interna (com um telhado de vidro de onde escorre água permanentemente), já que o bufê fica no interior da casa.

No quintal, além das paredes com imagens e trecho de poemas de Quintana, há árvores frutíferas como limoeiros, laranjeiras, maracujá, etc… E chuchus pendurados nas árvores e hortinha com temperos…

  • A biblioteca

A literatura não está só no nome do Quintana Café & Restaurante.

Há também ali uma pequena biblioteca, alimentada pelo editor de um jornal literário, com sala de leitura e a possibilidade de empréstimo para os clientes.



Comentários (1)

  • Camila diz: 5 de julho de 2013

    Tínhamos certeza que você ia gostar! O lugar é encantador, as comidas e bebidas requintadas e, ainda, deu certo que o fim de semana deu trégua com a chuva. Recomendado aos curitibanos e turistas de passagem por aqui. Beijos

Envie seu Comentário