Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Lago Titicaca, o mais alto do mundo

29 de agosto de 2013 6

Divulgação

Minhas sobrinhas foram recentemente ao Lago Titicaca, no PERU… Ficaram de ajudar a alimentar o blog com informações e, até agora, nada…

Então, tenho de me contentar com o material que recebi do escritório oficial daquele país:

O Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo, com 8,3 mil km², a 3821 metros acima do nível do mar, no altiplano dos Andes.

Mais curiosidades sobre ele:

  • a profundidade média é de mais de 100 metros.
  • mais de 25 rios deságuam no lago
  • tem 41 ilhas, algumas densamente povoadas.

Dizem tratar-se do berço dos incas, que dominaram a região entre os séculos 12 e 16, quando aconteceu a invasão espanhola.

Para ser chegar às famosas ilhas flutuantes, é preciso viajar de barco, por 20 minutos, desde a baía de Puno até Uros. As ilhas são feitas com totora – planta herbácea aquática comum em regiões de pântanos, cujo talo mede entre um e três metros.

Outra ilha de destaque é a Taquile, conhecida pelos produtos têxteis feitos à mão.

A ORIGEM DO NOME

Desconhecida a origem do nome Titicaca, o termo foi traduzido como “Pedra do Puma”, combinando palavras do idioma local Quíchua e Aymara.

 

Comentários (6)

  • Teresa Desmond diz: 29 de agosto de 2013

    Se suas sobrinhas foram recentemente ao lago Titicaca, no PERÚ e não alimentaram seu blog com fotos e testemunhos oculares – até agora – então por que vc mencionou este fato? Só para mostrar que sua família também vive viajando por aí? Não acha isto coisa de gente deslumbrada e pobre?

  • Helena Deville diz: 29 de agosto de 2013

    Eu acho, Teresa! Vc foi direto ao ponto x da questão! Nós, os gaúchos, adoramos uma chinfra! Tenho amigas que passam a lua de mel em Floripa e depois postam fotos fotoshopadas com Paris ao fundo ( sempre a torre Eiffel ) ou aquela já manjada dos balões na Turquia no facebook, dizendo terem passado a lua de mel nestes países…Coisa de pobre, MESMO!

  • Helena Deville diz: 10 de setembro de 2013

    Pelo visto, suas sobrinhas não enviarão nadica de nada sobre suas viagens para este seu blog, mais abandonado do que os hotéis de S.José dos Ausentes! Nunca se deve contar com a família, não?

  • jose roque hoffchneider diz: 7 de outubro de 2013

    Meu filho Franco e sua esposa Ines estão fazendo uma viagem de 5 anos pelo mundo numa Kombi Casa, sairam de São Paulo, passaram aqui por Esteio-RS, pois meu filho é gaucho e agora depois de passar pelo Uruguai, Argentina, desde Ushuaia, passaram pelo Chile e agora estão no Perú, tendo passado pelo lago Iticaca, ontem, indo em direção a Bolivia, onde viajarão até o Canada, atravessando o oceano para europa e seguir adiante. O nome dele é Franco Pereira Hoffchneider e a esposa é Ines Calixto, o Site dele Franco.Hoff@hotmail.com e Facebook dele é Franco Hoff e o site do projeto é Voude Kombi.com. Se puderes divulgar agradeço. Ha 2 anos atras eles fizeram também uma mviagem pelo Brasil de dois anos com outra Kobi intitulada de Alice e fizeram 70.000 Kms. O site ainda existe é http://www.historiasde alice.com.br.Já foi feita duas reportagens na Globo no programa Auto Esporte. Agradeço pela atenção.

Envie seu Comentário