Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Roteiro de Amélie Poulain, em Paris

09 de setembro de 2013 0

Passados 10 anos da estreia de o Fabuloso Destino de Amélie Poulain, o filme continua servindo de inspiração para roteiros por Paris.

 

É ainda baseado nele, e especialmente no bairro de Montmartre que está montado este do Mochilão Amélie Poulain, da CI, revisitando os locais por onde passou a personagem.

Alguns dos destaques:

Cafe des Deux Moulins - O café onde Amélie era a garçonete não perdeu o charme e a sofisticação. A ambientação art déco e uma estética própria dos anos 50 foram preservadas. As cortinas são de renda e predominam as cores mostarda e vermelho. Reparar em cada pôster original do filme e nas fotos mantidas atrás do balcão é convite certo para os mochileiros e estudantes cinéfilos. Visitantes do mundo todo são bem-vindos na adorável esquina da rua Lepics com a rua Chau. O doce mais pedido é o crème brulée, um dos pequenos prazeres da vida de Amélie, que gostava de quebrar a cobertura de açúcar derretido na sobremesa.

Isabella Dapuzzo, divulgação

Isabella Dapuzzo, divulgação

 

Canal de Saint Martin - Mesmo sendo impossível eleger apenas um ponto parisiense do filme, o principal cartão-postal seria o Canal de Saint Martin. Era lá que Amélie ia para lançar pedras, passar o tempo e sonhar. É um espaço onde os franceses vão para relaxar e os turistas podem navegar e desfrutar da paisagem. A passarela que atravessa o estreito canal também faz parte do filme e nos pontos onde o canal se esconde debaixo da terra surgem bonitas praças e boulevares. O Saint Martin fica entre o 10º e o 11º arrondissement de Paris, um pouco afastado do bairro Mont Martre.

Isabella Dapuzzo, divulgação

Isabella Dapuzzo, divulgação

Rua Saint-Vincent - Um passeio pela curta rua Saint-Vincent pode ser muito agradável. Em seu cotidiano, a moça vivia fascinada por pequenas coisas no seu mundinho particular. O charmoso rolê neste canto do bairro remete diretamente à cena onde a protagonista principal andou com o namorado de motocicleta no final do filme. A rua fica próxima à estação de Metrô Lamarck-Caulaincourt. No entorno há lojas da moda, cafés e muitas galerias de arte na rua Beaux Artes. Pode-se ir aos museus do Louvre, L´Orangerie e D´Órsay caminhando pelo Quai Voltaire.

 

Isabella Dapuzzo, divulgação

Isabella Dapuzzo, divulgação

Basílica de Sacré Coeur - No bairro Mont Martre, onde se passa a vida de Amélie, está a Basílica do Sagrado Coração de Paris, ou apenas Sacré Coeur, o ponto mais alto de Paris. O local onde Amélie deixa pistas para que Nilo, seu futuro namorado, possa resgatar sua pasta. Ela põe setas nas escadarias da igreja e dá dicas de onde o misterioso colecionador poderá encontrar a pasta com suas coleções. O topo é aberto à visitação e reserva uma vista espetacular da cidade de Paris.

Rosane Tremea

Rosane Tremea

Envie seu Comentário