Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Almoços e jantares em Gramado e na Itália

09 de outubro de 2013 1

Que a gastronomia move as pessoas em todo mundo não é novidade. Há cada vez mais gente disposta a viajar em busca de novos sabores e experiências gastronômicas…

Nesse post, registro duas que aconteceram recentemente. Dá vontade de subir a Serra ou cruzar o oceano vendo a mesa pronta para o banquete, não dá?

 

EM GRAMADO

O chef Floriano Spiess e Beti Brochmann promoveram a 4ª etapa do Gastronômade 2013, no dia 29 de setembro, na Estalagem e Restaurante La Hacienda, em Gramado.

O  projeto  segue o conceito do festival norte-americano Outstanding in the Field, criado em 1999, na Califórnia.

A ideia é propor um “restaurante sem paredes” para reconectar as pessoas com a terra e com a origem dos alimentos.

O banquete a céu aberto foi servido em grandes mesas coletivas, com cardápio inspirado em ingredientes regionais.

 

Fotos La Hacienda, divulgação

Fotos La Hacienda, divulgação

DSC01803

 

NA SICÍLIA, sul da Itália

 

O Marcelus, chef e um dos idealizadores do Al Mondo, como faz em todas as edições, manda uma descrição e fotos da recém encerrada temporada de 2013 (acabou no dia 1 de outubro!).

 

Fotos Al Mondo, divulgação

Fotos Al Mondo, divulgação

“Nossa temporada na Sicília foi na zona rural de Brucoli, um borgo marinaro na província de Siracusa.

 A villa onde ficamos se chama Il Borgo, numa propriedade histórica que tem parte da construção com origem em 1350. Há nela inclusive uma gruta etrusca registrada, com veracidade atestada.

É uma fazenda que produz laranja, limão, óleo de oliva e mel.

A dona mora na propriedade e tem uma casa em Catania, uma das maiores cidades da Sicília, e foi de extrema importância e auxílio nas indicações, nos acompanhou nas compras que fizemos no La Pescheria em Catania, o mercado de peixes da cidade, indicou fornecedores de peixes, queijos, legumes…

O Pescheria é um importante mercado que escoa boa parte da produção de peixes e crustáceos, legumes, frutas, queijos, carnes e abastece a cidade de Catania e região.

Ali fizemos a maioria de nossas compras para a preparação de nossos jantares. A proposta era uma cozinha típica siciliana com receitas que contemplaram os produtos desta época: melanzane, pomodori, pomodori cilegino, pomodori pachino,pesce spada, botarga di Tonno, pasta, sarde, alicci, finocchietto selvático, pólipo, pistachio, caperi, gamberi… 

22-DSC_0744 15-DSC_0488 13-DSC_0425

Os hóspedes exploraram toda a região com visitas diárias a cidades como Siracusa, Catania, Taormina e o triângulo Barroco – Ragusa, Modica e Noto. Encerramos com um jantar em Marzamemi, na região de Noto, uma cidade onde se produz derivados de atum.

Fizemos um passeio de barco na baía de Siracusa em dois barcos e depois ancoramos em frente ao Castello Maniace di Frederico II em Ortigia, onde tomamos banho e pudemos fazer um pequeno almoço, com antepastos, couscous, camarões, gelo di limone, vinho e spumanti.”

33-DSC_0455

 

18-DSC_068906-DSC_0484-001 03-DSC_0046

Comentários (1)

  • Regina diz: 10 de outubro de 2013

    Nossa!! Inacreditável a beleza desta região , e as mesas maravilhosas. Parece cenário de filme!! Sem contar na delicia que deve ser as comidinhas!!!!

Envie seu Comentário