Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Páscoa na República Tcheca

26 de março de 2014 2

Entre os países que mais cultuam as tradições da Páscoa, a República Tcheca divulga alguns dos muitos costumes mantidos por lá nesta época.

Escritório de Turismo da República Tcheca, divulgação

Escritório de Turismo da República Tcheca, divulgação

  • Pomlázka, os chicotes de salgueiro -  Entrelaçados e enfeitados com fitas coloridas, são usados por rapazes na segunda-feira da Páscoa para ‘chicotear’ as mulheres. Esse estranho costume (no mínimo, machista), segundo a tradição popular, daria beleza e suavidade para as mulheres durante o ano inteiro.
  • Comidas típicas - Com carne de carneiro ou de coelho, bolo de massa levedada ou um doce em forma de cordeiro, coberto com açúcar, bolos de massa levedada cobertos com mel, os chamados jidáše (os judas), ou bolinhos fritos cobertos em açúcar, os boží milosti (graças de Deus), são também delícias especiais.

Pascoa Bolo ovelha alta

  • Feira de artesanato - No dia 19 de abril, em Praga, feira popular de artesanatos tradicionais, e no domingo de Páscoa, apresentação de grupos folclóricos com venda de ovos coloridos decorados à mão ou os chicotes de fio do salgueiro .
  • Concertos em Praga - Os concertos de Páscoa ocorrem em espaços como o Klementinum, A Casa Municipal, a Ópera, a Sinagoga Espanhola ou o Palácio Lobkowicz . 
  • Feira a céu aberto - Em Praga, a principal delas ocorre na praça da Cidade Velha, no coração histórico da cidade. Ali, é possível comprar os típicos ovos de Páscoa coloridos e decorados, chicotes de fios do salgueiro entrelaçados e os famosos doces de Páscoa – bolos típicos de massa levedada ou em forma de cordeiro.

Comentários (2)

  • Fábio F diz: 26 de março de 2014

    Quase me mataste de saudade e nostalgia agora… Em 2010 passei 5 dias inesquecíveis na maravilhosa capital dos tchecos. Praga vale mais de uma visita… Para quem se interessa, em tempos de Páscoa ou não, no centro velho da cidade há um maravilhoso museu do cholcolate…

Envie seu Comentário