Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Um livro sobre Machu Picchu e sua arquitetura

06 de outubro de 2015 1

IMG_4976
A cidadela inca Machu Picchu, que é roteiro sempre, pode ser encarada de várias maneiras, e o arquiteto e urbanista Manoel Joaquim Tostes encontrou uma das mais intrigantes para tentar entendê-la, a da arquitetura.

Considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, a cidade perdida dos incas, é o tema de Machu Picchu – A visão arquitetônica decifra o mistério.

O livro, ilustrado com mais de 60 fotos, terá sessão de autógrafos nesta terça, dia 6, a partir das 19h, na Livraria Cameron do Shopping Total, na Capital (com projeto gráfico da Marcavisual, tradução para o espanhol de Maria Soledad Mendez e revisão de Iara Salin Gonçalves, tem 130 páginas e custa R$ 65). Fiz duas perguntas ao Manoel, que respondeu assim:

IMG_4975

IMG_4987

No que um turista comum deve prestar mais atenção quando visita Machu Picchu para entender como os incas construíam suas cidades?

Em primeiro lugar é importante o turista se informar sobre a história antes de ir ao Peru e a Machu Picchu. A história dos incas, a história de Machu Picchu, a conquista espanhola…esses elementos compõem uma ideia do todo que será melhor absorvida se estiver preparado. Deixar para saber na hora, no local, vai complicar o entendimento. Serão muitas informações para serem absorvidas. Aconselho estudar para atingir uma noção prévia do que será visto. Na hora será importante ficar alerta em razão dos inúmeros e importantes elementos arquitetônicos que compõem o conjunto de Machu Picchu. Será fácil se confundir.

Chegar muito cedo é importante, pegar o primeiro ônibus que sobe a montanha. Para que isso seja possível, chegar no dia anterior ao vilarejo de Águas Calientes e dormir lá. Em Machu Picchu aconselho contratar um guia local que fale português para receber explicação sobre os ambientes que serão visitados. O conjunto é extenso, a visita deve ser orientada para aproveitar bem o momento. É melhor não ter a barreira da língua para que as perguntas sejam bem entendidas.

Detalhe para prestar atenção: a diferença entre a qualidade de acabamento das alvenarias das construções: quanto mais bem acabado o trabalho na pedra, mais importante era a atividade exercida no prédio.

IMG_4995

IMG_5006

 

Qual é, para ti, o aspecto mais notável na arquitetura inca?

As alvenarias de pedras perfeitamente encaixadas, algumas pedras excepcionalmente grandes. Muitos exemplos sensacionais de construções são encontrados: os caminhos, as pontes, os depósitos e os templos.

 

IMG_4975

IMG_4996

Comentários (1)

  • Martha Cuaresma diz: 27 de novembro de 2015

    Muy interesante el libro que describe parte de la historia de Machu Picchu, su arquitectura y los detalles importantes que uno debe de tomar en cuanta para visitar Machu Picchu

Envie seu Comentário