Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Rota das Colônias na serra gaúcha

14 de outubro de 2015 0
Fotos Ricardo Reischak, arquivo pessoal

Fotos Ricardo Reischak, arquivo pessoal

O Ricardo Reischak escreve sobre roteiros no Rio Grande do Sul e costuma enviar os posts que ele publica.

Abaixo, um dos últimos que enviou e que pode ser feito no final de semana:

ROTA DAS COLÔNIAS

“Entre as tantas belezas da serra gaúcha, desconhecidas da grande maioria dos gaúchos, encontramos a ROTA DAS COLÔNIAS. O passeio percorre alguns dos caminhos mais atraentes e originais da colonização italiana no interior de Caxias do Sul e Flores da Cunha. O roteiro parte do centro de Caxias, passa pela Igreja São Pelegrino e pelo Museu Casa de Pedra. Depois segue em direção ao interior do município. Antes de chegar à colônia, os visitantes começam a entender os processos de cultivo da uva e fabricação do vinho, explicados detalhadamente pelos proprietários da Granja Piccoli e da Cantina Zanrosso. Entre pipas de madeira e porões de pedra, os visitantes e turistas podem provar e comprar vinhos, comida caseira e muitos outros produtos coloniais.

uva-1387214812352_956x500

Os visitantes seguem depois em direção à comunidade de Santa Justina, um típico reduto de imigrantes italianos. A estrada, asfaltada, é cercada por parreirais, velhas construções, vales e plantações. Já em Flores da Cunha, a próxima parada dá lugar à gastronomia típica colonial, no Restaurante Sítio da Lagoa. Na sequência, os grupos conhecem o processo de fabricação da graspa, no Distrito de Otávio Rocha, e o funcionamento de um antigo moinho movido a água.

O roteiro passa ainda pela Igreja Matriz de Flores da Cunha e sua grande torre de pedra, pelo museu e por inúmeras malharias. No retorno, as delícias e guloseimas da Casa da Nonna Júlia e o artesanato da Linha 40, também são conhecidos. O encerramento do passeio é feito nos Pavilhões da Festa da Uva, à noite, onde os visitantes e turistas assistem ao Espetáculo de Som e Luz – A saga da Imigração Italiana. É um roteiro para turismo de compras e degustação de guloseimas. Então, no próximo passeio, programe-se, e faça os deliciosos caminhos da ROTA DAS COLÔNIAS!”

75_23a

Envie seu Comentário