Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Para a agenda desta e da próxima semana: 81/2 - Festa do Cinema Italiano em Porto Alegre

19 de outubro de 2015 0

Esta é para incluir na agenda desta e da próxima semana: começa no dia 22, quinta-feira, e vai até o dia 28 a segunda edição, em Porto Alegre, do 8½ – Festa do Cinema Italiano.

O evento itinerante de cinema e cultura italiana está na sua 8ª Edição Internacional e ocorre em outros países como, Portugal, Angola e Moçambique.

Desta vez, na capital gaúcha, será no Espaço Itaú de Cinema, no Bourbon Shopping Country.

O que será apresentado, segundo a organização, é uma “seleção de filmes italianos recentíssimos, alguns em pré-estreia e outros inéditos ou ainda sem qualquer distribuição comercial no Brasil, filmes de autores consagrados e de revelações, apresentados e premiados nos principais festivais europeus, filmes essenciais para compreender a Itália atual, a cultura italiana no seu todo”.

Organizada pela Associação Il Sorpasso e trazido para o Brasil pelo produtor cultural Tommaso Mottironi, em Porto Alegre tem o apoio institucional do Consolato Generale d’Italia em Porto Alegre e integra as comemorações dos 140 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Veja abaixo os filmes selecionados para esta edição:

IL CAPITALE UMANO. Capital Humano – 2014. De Paolo Virzì. Com Valeria Bruni Tedeschi, Fabrizio Bentivoglio, Valeria Golino, Luigi Lo Cascio e Fabrizio Gifuni. A ambição de ascensão social de um agente imobiliário da classe média; a aspiração a uma vida diferente de uma mulher rica e infeliz; o desejo de amor verdadeiro de uma garota apaixonada e constantemente sufocada pelas pretensões do pai.Um misterioso acidente na véspera de Natal irá complicar estes conflitos interiores, articulando-os numa tragédia urbana, montada como um autêntico puzzle. O filme se baseia no livro Human Capital, de Stephen Amidon e, a partir dele, o realizador Paolo Virzì aproveita para desenhar um complexo retrato da Itália contemporânea. Ganhador, em Itália, do prêmio David em 20914 e representante da Itália na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2015, Il Capitale Umano venceu mais de 40 prêmios em festivais pelo mundo. O filme distribuído no Brasil pela Imovision e será exibido em ante-estreia em Porto Alegre especialmente para o público do nosso festival.

Fotos divulgação

Fotos divulgação

LE MERAVIGLIE. As Maravilhas – 2014. De Alice Rohrwacher. Com Maria Alexandra Lungu, Sam Louwyck, Alba Rohrwachere Monica Bellucci. A família de Gelsomina vive segundo as suas próprias regras. Gelsomina, com apenas 12 anos, é praticamente a chefe de família. O pai de Gelsomina, Wolfgang, é um estrangeiro e Gelsomina a futura rainha do estranho e improvável reino que ele construiu. Um herdeiro seria mais apropriado, mas Gelsomina é forte e determinada e tem um talento especial para as abelhas e para fazer mel. Enquanto o campo está sendo destruído pelos pesticidas e a vida rural tende a mudar, um programa de televisão, “Maravilhas Rurais” apresentado pela fada boa Milly Catena (Monica Bellucci), chega e oferece um prêmio para a família mais tradicional. Protagonizado por Alba Rohrwacher, Monica Bellucci e Sam Louwyck, Le Meraviglie de Alice Rohrwacher foi aclamado pela crítica e pelo público e conquistou o Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes em 2014.

Le Meraviglie 03

IL GIOVANE FAVOLOSO. O Jovem Fabuloso – 2014 de Mario Martone. Com Elio Germano, Michele Riondino, Massimo Popolizio e Anna Mouglalis. Põe em cena a vida e as mais célebres poesias de um grande poeta italiano: Giacomo Leopardi. Giacomo Leopardi, interpretado por Elio Germano, é uma criança dotada de uma inteligência extraordinária. Cresce sob o olhar severo do pai, o Conde Monaldo, num nobre palácio, em Recanati. Estamos no início do século 19 e o jovem Leopardi passa os seus dias dentro da grande biblioteca do pai: lê as mais diversas coisas, estuda e escreve. Em adulto se torna num homem brilhante, cheio de expectativas e desejos, mas marcado pela melancolia. Em competição no Festival de Veneza de 2014, foi igualmente um grande sucesso de bilheteria em Itália. Este último filme, sobre um dos mais famosos poetas da história da literatura italiana, integra a programação de “La Settimana da Lingua Italiana nel Mondo”, uma iniciativa internacional da “Accademia della Crusca”, para estimular o conhecimento e a valorização do idioma italiano.

il-giovane-favoloso-Giacomo-Leopardi2

ANIME NERE Almas Negras – 2014.  De Francesco Munzi. Com Marco Leonardi, Peppino Mazzotta, Fabrizio Ferracane e Barbora Bobulova. Um filme noir de extraordinária força emotiva e coerência narrativa, Anime Nere é uma história de família e crime organizado, um thriller que se desenvolve entre Milão e uma aldeia montanhosa da Calábria, Africo, um dos lugares onde a ‘ndrangheta, uma das organizações mafiosas mais poderosas do mundo, está mais presente. Três irmãos e um destino de sangue: não há espaço para redenções, nem heroísmos, onde se respira o cheiro inelutável de um amargo destino, como nas tragédias da Grécia Antiga. Grande sucesso da crítica, Anime Nere recebeu 13 minutos de aplausos após a projeção oficial no Festival de Veneza, em reconhecimento ao alto valor artístico e à sua relevância social e política.

Anime Nere 03

I NOSTRI RAGAZZI. Os Nossos Meninos – 2014. De Ivano De Matteo. Com Alessandro Gassman, Giovanna Mezzogiorno, Luigi Lo Cascio e Barbora Bobulova. Dois irmãos, com índole e vidas opostas, um célebre advogado e um pediatra empenhado socialmente, casados com mulheres permanentemente em luta uma com a outra, se encontram há anos, uma vez por mês, num restaurante de luxo, quase só para cumprir uma tradição. Não falam de nada especial: receitas de cozinha, a estreia do último filme francês, o aroma frutado de um vinho branco ou de mais um escândalo de corrupção. Até que uma noite, as câmaras de segurança filmam um dramático episódio de violência urbana. Baseado no bestseller de Herman Koch, I Nostri Ragazzi, envolve e apaixona os espectadores numa franca batalha entre moral, prejuízo e proteção familiar, onde a escolha é sempre difícil.

i nostri ragazzi 02

LA SEDIA DELLA FELICITÀ. A Cadeira da Felicidade – 2013. De Carlo Mazzacurati. Com Valerio Mastandrea, Isabella Ragonese, Giuseppe Battiston, Antonio Albanese e Fabrizio Bentivoglio. Bruna é uma esteticista com dificuldades econômicas, Dino um tatuador cuja loja está ao lado do salão dela. O destino une os dois na busca de uma cadeira que poderá mudar radicalmente as suas vidas. La Sedia della Felicità é a última obra do grande realizador italiano Carlo Mazzacurati, que faleceu prematuramente em 2014. É ambientada no nordeste de Itália, na região de Vêneto, retratada em muitos seus filmes e terra de origem de uma boa parte dos imigrantes italianos em Rio Grande do Sul. É um filme alegre e leve, uma comédia por vezes surreal, na melhor tradição do cinema italiano.

foto-la-sedia-della-felicita-1

Serviço

A ROTA DOS SABORES ITALIANOS

Além do cinema, a semana reserva atrações gastronômicas nos seguintes restaurantes, cafeterias…: Atelier de MassasCasa Vecchia, Tartoni e Fratello, Poente Restaurante e Lounge, Hilário Pasta&Café, Gelateria Gianluca Zaffari e Armazém dos Importados.

Envie seu Comentário