Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Café À Brasileira, em Porto Alegre

24 de novembro de 2015 0
Fotos Rosane Tremea

Fotos Rosane Tremea

Numa ida rápida ao centro da cidade, me vi em frente ao Café À Brasileira (Rua Uruguai, 310).

Não era bem uma hora própria para um cafezinho. Eu iria almoçar em poucos minutos num restaurante próximo, mas não resisti e entrei.

Fazia muuuuito tempo que não ia. Para quem é mais jovem em Porto Alegre, vale lembrar que até 1996 nesse mesmo lugar funcionava uma loja de tecidos chamada À Brasileira (o café abriu, com a loja, em 1992).

Eu tenho uma relação afetiva com esse lugar. Foi ali que, com minha mãe, sentei à frente do estilista Raifone (na época, um estilista para mim era só coisa de cinema e literatura!) para que ele desenhasse meu vestido de debutante, e o dela, de mãe de debutante.

Durante muitos anos guardei o croqui e acho que, se procurar bem, ainda encontro. Raifone morreu em 2013 e ficou conhecido por desenhar vestidos das candidatas gaúchas ao Miss Brasil, veja só.

Então, aquele cafezinho me transportou no tempo.

Café A Brasileira, Porto Alegre
Desde a criação, o À Brasileira passou por duas reformas, em 1999 e 2014. E é bem bacana. Com banquetas no balcão ou pequenas mesas para o café, com cadeiras de balanço mais no final do longo corredor ou poltronas bem no fundo da sala e pequenas estantes com livros. Tudo muito arrumado e limpo, incluído aí o banheiro.

Tomei só café, como já disse, mas eles servem lanches, doces, cafés e bebidas em geral.

Ah, e é legal porque é um daqueles locais onde as pessoas param para debater os assuntos do dia, discutir futebol e política. Havia uma mesa com umas 10 pessoas numa discussão acalorada nesse dia.

Gostei muito de ter entrado.

Envie seu Comentário