Um teatro do século 19 recuperado e mais um motivo para voltar ou conhecer Jaguarão
30 de novembro de 2015 2Você já leu muito aqui sobre Jaguarão, cidade bem lá do sul do Estado, na fronteira com o Uruguai (do outro lado do rio está a uruguaia Rio Branco).
Já faz tempo que não vou, mas a querida Lelei fez Jaguarão chegar até mim com essa belíssima notícia (não, não tinha lido nada antes disso).
No último dia 13, a cidade se reencontrou com mais um prédio histórico restaurado, o do Teatro Esperança.
O nome não poderia ser mais apropriado para esse prédio que ficou anos sendo reconstruído. E ficou lindo!
As informações são da assessoria de imprensa da prefeitura e, em resumo, dizem o seguinte:
- O prédio começou a ser construído em 1887 e inaugurado 10 anos depois. Consta como o terceiro teatro mais antigo do Estado (os outros são o Sete de Abril, de Pelotas, e o São Pedro, de Porto Alegre).
- Ele é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado desde 1990 e, mais recentemente, passou para a tutela e proteção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
- Na época da construção, a cidade vivia seu período áureo e ficava no roteiro de companhias artísticas que se apresentavam no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e Pelotas e seguiam para Montevidéu e Buenos Aires.
- Uma coisa bacana destacada pelo material que divulga a reabertura do prédio é que o espaço, naquele tempo, adaptava-se a espetáculos circences, com a remoção de cadeiras e o piso da plateia, que tinha um tablado era móvel, e se transformava em picadeiro.
- Agora, na restauração, a primeira etapa da obra começou em 2010 e teve recursos do governo federal. Custou cerca de R$ 6 milhões. Em 2012, começou a 2ª etapa, gerenciada pela prefeitura, com investimento de R$ 4,6 milhões. O projeto de restauro é assinado pelo arquiteto Wiliam Pavão.
Fiquei superfeliz mesmo com a novidade. Quero voltar lá pra conhecer e, quem sabe, assistir algum espetáculo.
Visitando Jaguarão em dezembro 2014, ficamos admirados com os quase 800 prédios históricos existentes, alguns em excelente estado de conservação. O teatro estava em reforma. Chama a atenção, que com todo este patrimonio, a cidade não tem o devido destaque no cenário turístico do RS. Uma pena.
Rosane, para quem gosta de fotografar janelas e suas molduras Jaguarão é uma visita obrigatória.
Sim! Eu fui lá e fotografei muitas! Me fizeste lembrar que nunca publiquei, mas fiz um post com as fotos enviadas por uma leitora.
http://wp.clicrbs.com.br/recortesdeviagem/2010/10/20/as-portas-de-jaguarao-e-outras-coisas-legais-do-sul-do-rio-grande/?topo=13,1,1,,,13
Vou revirar minhas fotos para publicá-las. Abraço, Constantin.