Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Uma exposição para ser vista em Porto Alegre

17 de junho de 2016 0
Fotos Rosane Tremea, arquivo pessoal

Fotos Rosane Tremea, arquivo pessoal

Se você ainda não pensou no que fazer em Porto Alegre neste final de semana que promete ser de frio, aqui vai uma dica: vá ver a mostra Francisco Brennand – Senhor da Várzea, da Argila e do Fogo, no Santander Cultural.

Mesmo sabendo que ela estará lá até 4 de setembro, não deixei para o próximo final de semana, para o início do outro mês, para mais adiante.

Como costuma dizer um amigo, um dia o dia chega e você corre o risco de perder. Depois, só indo a Pernambuco para apreciar as maravilhas criadas por esse artista de quase 90 anos, mas que exibe nas suas obras, mesmo as mais recentes, uma vitalidade incrível.

Não entendo de arte, é bom ressalvar, mas nem é preciso, para gostar (e entender?!) as figuras criadas por ele.

IMG_8198

Brennand transformou em atelier, a partir de 1971, a antiga fábrica de cerâmica da família, e a recheou com suas esculturas em cerâmica vitrificada.

Naquele terreno de 14 mil metros quadrados estão mais de 2 mil esculturas criadas por ele. Ou seja, o que está por aqui é muito significativo, mas bem pouco de tudo o que ele já fez. Na exposição há também pinturas e vídeos com documentários e entrevistas com o artista.

Desta primeira vez, no Santander, fiz uma visita rápida. Mas pretendo voltar e me demorar por lá. E o atelier pernambucano também entrou na minha lista de lugares que precisam ser visitados.

IMG_8202

IMG_8200

IMG_8192

Envie seu Comentário