Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Marcha pela Vida em Barbacena MG

01 de dezembro de 2010 0

Uma grande marcha em prol da vida.

Assim pode ser definida a 1ª Caminhada Crack Nem Pensar, realizada no último dia 27 no centro de Barbacena- MG. A caminhada fez parte da campanha promovida pela Unimed e Rotary Clube Barbacena e com tou com o apoio de diversos órgãos como Policia Militar do Estado de Minas Gerais e  Ministério Público.

A concentração aconteceu na praça do Rosário e contou com a participação da Banda de Música da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, durante o percurso o mascote do Proerd e o soldado legal da Policia Militar puxou a multidão que teve o acompanhamento  da Banda do 9º Batalhão de Policia Militar. Na chegada a Praça dos Andradas os militantes que foram recepcionados pela Corporação Musical Santa Cecilia, formada por jovens e crianças da cidade.        

A mobilização impressionou o barbacenense que passou pelo centro na manhã de sábado ao ver os mais de dois mil participantes da campanha percorrendo a principal rua da cidade, carregando nas mãos faixas e cartazes de alerta sobre o uso do crack.  

Panfletos descrevendo as consequencias do uso do crack, bótons e adesivos da campanha, além de cerca de mil camisetas oficiais da campanha foram distribuidas para os participantes, que estampavam no peito a preocupação com o problema do uso de crack e também espressavam a responsabilidade de cada um em combater esse mal.         Um dos destaques da caminhada foi o grande número de crianças, adolescentes, jovens e idosos presentes. Houve também a participação ativa de militares, diversas autoridades dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo além de empresários, médicos e representantes de toda a sociedade barbacenense que juntos realizaram o maior ato de alerta e prevenção a drogas do municipio.

Fonte: Graziela Braga

Campanha chega a Mato Grosso do Sul

28 de outubro de 2010 0

A Promotoria de Justiça da cidade de Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul iniciou a campanha Crack, Nem Pensar na cidade. As primeiras palestras foram realizadas na Escola Municipal Carlos Chagas no dia 25 de outubro de 2010. Nos períodos matutino e vespertino, o servidor Denis Cruz esclareceu os alunos a respeito dos danos causados pela droga. No período noturno, pais, alunos e professores acompanharam a exposição do Promotor de Justiça Eduardo Fonticielha de Rose.

Durante os eventos, foi utilizado o material didático criado pelo Grupo RBS (de forma clara e objetiva são demonstradas as consequências do uso do entorpecente). O representante do Ministério Público ressaltou a importância do debate: “Precisamos alertar a sociedade a respeito do nefasto efeito dessa droga. Nossos jovens precisam ser informados. Essa obrigação é todos: pais, professores e servidores públicos.” A campanha continua no dia 8 de novembro na Escola Municipal José Honorato.

Rotary Club Veranópolis adere a campanha

28 de outubro de 2010 0

O Rotary Club, grande parceiro da campanha Crack, Nem Pensar aderiu mais uma vez a causa contra o crack. Desta vez a sede de Veranópolis, instalou com parceiros outdoors pela cidade. Rotary é uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Rotary é um entidade humanitária apolítica e sem vínculos religiosos, fundada em 1905. O quadro social de todo Rotary Club representa corte transversal da respectiva comunidade. No mundo inteiro, os Rotary Clubs reúnem-se semanalmente, sem vínculos políticos ou religiosos, estando abertos a todas as culturas, raças e credos.

A Fundação Rotária do Rotary International é entidade sem fins lucrativos que promove a compreensão mundial por meio de programas internacionais de prestação de serviços humanitários e intercâmbios educacionais e culturais. A Fundação é sustentada somente pelas contribuições espontâneas de rotarianos e daqueles que compartilham o ideal de um mundo melhor. Desde 1947, a Fundação já outorgou mais de US$ 1,1 bilhão para projetos humanitários e educacionais, os quais são implementados e administrados localmente por Rotary Clubs e distritos.

Campanha alerta sobre AVC

19 de outubro de 2010 0

 23/10 – Caminhada Nacional de Combate ao AVC

23 a 29/10 – Semana Nacional de Combate ao AVC

29/10 – Dia Mundial do AVC

A cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar morre de um Acidente Vascular Cerebral – AVC. Isso, no entanto, é mais do que uma estatística de saúde pública. Atrás dos números são vidas reais. A Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization -WSO) está pedindo medidas urgentes para enfrentar a epidemia silenciosa, lançando a campanha “Um em cada seis” no Dia Mundial do AVC, 29 de Outubro.

A Rede Brasil AVC, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e Academia Brasileira de Neurologia e a campanha Crack, Nem Pensar estão unidos nesta luta. Entre o dia 24 e 29 de outubro de 2010 haverá campanhas de alerta para a população em todo o país. Participe da programação em Porto Alegre.

Informações pelo site: http://redebrasilavc.org.br/

PROGRAMAÇÃO EM PORTO ALEGRE

 23/10 – Sábado (Parcão)

9/10 h: Caminhada Nacional de Combate ao AVC, saindo do Parcão até a Redenção (para profissionais da saúde, pacientes e população em geral). Aos participantes da caminhada serão distribuídas camisetas da campanha.

9/14 h: Quiosques de informação sobre AVC para a população no Parcão.

 26/10 – Terça-feira

10/11 h: Palestra para a população: “A Vida após o AVC: como reduzir a dependência, entendendo o papel da família e histórias inspiradoras” (Auditório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre).

14/15 h: Palestra para a população: “Conheça o AVC, saiba como agir e como reduzir o seu risco” (Anfiteatro Hilda Sturm, 4° andar do Hospital Moinhos de Vento) 

 28/10 – Quinta-feira

17/18 h –Palestra para população sobre o AVC, com distribuição de panfletos: “Conheça o AVC, um inimigo silencioso que pode ser prevenido e tratado”. (Hospital de Clínicas)

 29/10 – Sexta-feira

10/15 h – Pontos de informação aos pacientes nos hospitais de Clínicas e Conceição

11/11h30min – Programa de alerta ao AVC nas empresas: palestra sobre AVC aos funcionários da FNAC – Barra Shopping.

15/15h30min – Programa de alerta ao AVC nas empresas: palestra sobre AVC aos funcionários da FNAC Barra Shopping

19h30min – Palestra sobre AVC para a população na FNAC (Barra Shopping) com distribuição de panfletos explicativos: “Acidente Vascular Cerebral: a primeira causa de morte no Brasil pode ser prevenida e tratada”.


Organização em Porto Alegre

Hospital Moinhos de Vento, Hospital de Clínicas e Secretaria Municipal de Saúde

 Comitê Organizador

Sheila Martins, Rafael da Fonseca, Magda Martins, Alexandre Maulaz, Mário André Souza Matos, Andrea Almeida

Capoeiristas na luta contra o Crack

18 de outubro de 2010 0

Promovido pela Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte – Capoeira (Abada-Capoeira), ocorre nos próximos dias 22 e 23 de outubro, nas dependências do Sport Club Internacional, em Porto Alegre, o II Encontro Nacional de Capoeira na Luta Contra o Crack. O evento que adotou a bandeira social do Grupo RBS, “Crack, Nem Pensar”, irá mobilizar capoeiristas de vários estados brasileiros, bem como de várias cidades do Rio Grande do Sul, com a apresentação de campeões mundiais e brasileiros de capoeira.

 

Confira a programação:

 Sexta-feira, 22/10

19h - Roda de abertura

Local: Gigantinho.

 Sábado, 23/10

10h -  Palestra com o Professor Claudinei Piai de São Paulo: Capoeira x Crack

Local: Conselho Deliberativo do Curt Club Internacional

 15h - Batizado e troca de cordas

Local: Gigantinho


Por Tiago Vasques – Núcleo de Divulgação

Música Sim, Crack, Nem Pensar!

20 de agosto de 2010 3

A campanha “Crack, nem pensar”, iniciativa do Grupo RBS, tem mais um parceiro na luta contra essa droga. O pessoal do Conexão Bandas (www.conexaobandas.com.br) está desenvolvendo um grande projeto (Música sim! Crack, nem pensar.)envolvendo música e jovens. Oito bandas foram convidadas para passar por seis escolas de Porto Alegre, tocar algumas músicas, conversar com a galera e promover essa campanha que a RBS lançou, abraçou e que tem ajudado muitas pessoas a não entrarem neste caminho.

Folders do evento final - Música Sim! Crack, Nem Pensar.Na abertura da ação, dia 23/08, após a apresentação das bandas Doom Freak e Double Face, Manoel Soares irá conversar sobre o uso de drogas, através de bate-papo com os estudantes do colégio Japão. As apresentações serão apenas uma prévia do grande final, um show com todas as bandas participantes e que vai reverter toda a renda arrecadada para a instituição CUFA (Central Única das Favelas – Porto Alegre) que não atingiu meta necessária para a realização do projetos da campanha.

Essa apresentação ocorre no dia 24 de setembro, no Leblon 400 Bar, na Avenida Eduardo Prado, 1651, Ipanema, Porto Alegre. O projeto conta com apresentações das bandas: Doom Freak, Caihro, Landor, Axis, Bullet, Newtape, Dekalc e Double Face. O Grupo Oba, que acabou de chegar na capital também apóia esta iniciativa.

Confiram a tabela com as datas dos próximos shows:
23/08 – 10h15: Doom Freak e Double Face (Colégio Japão)
25/08 – 10h30: Double Face (Escola Dom Diogo)
27/08 – 11h00: Dekalc e Doom Freak (Escola Rosário)
09/09 – 10h30: Caihro e NewTape (Escola Padre Rambo)
09/09 – 16h00: Axis e Landor (Escola Padre Rambo)
10/09 – 10h20/16h00/19h00: Doom Freak e Bullet (Escola Ana Nery)

Por Tiago Vasques – Núcleo de Divulgação

No dia do estudante alunos participam de caminhada contra o Crack!

13 de agosto de 2010 1

Estudantes do La Salle Medianeira participaram no dia 11/8, da Caminhada contra o Crack promovida pela paróquia Sagrada Família de Nazaré. Com cartazes, desenhos, faixas e viseiras coloridas os alunos, identificados com as cores das equipes da 12ª Gincalle, deram o seu recado a favor da família e da vida. 

A passeata, que reuniu estudantes de todas as escolas do município, percorreu as principais ruas do centro da cidade pela manhã e tarde, chamando a atenção de populares e comerciantes das lojas. A mobilização, que integrou a programação da Semana da Família, marcou o Dia do Estudante, comemorado no dia 11 de agosto.

Por La Salle (http://www.lasalle.edu.br/portal/noticia.php?id=3207)

Grupo RBS realizou mobilização contra o crack no RS e em SC

01 de julho de 2010 5

Distribuição de material em Porto Alegre - Domingo dia 27 - Parque  da Redenção

O Grupo RBS realizou grande mobilização no RS e SC no sábado (26), Dia Mundial de Combate às Drogas. Simultaneamente as 18 praças de atuação da RBS realizaram blitze com distribuição das pulseiras da campanha Crack, Nem Pensar e ainda material explicativo sobre como ajudar os 20 projetos sociais que estão captando recursos da campanha através do Portal Social — www.portalsociial.org.br. Mais de 75 mil pulseiras e 90 mil folders foram entregues gratuitamente às comunidades dos dois Estados, estimulando a doação e a prevenção.

Nas capitais Porto Alegre e Florianópolis as pulseiras foram entregues pelos jornaleiros, em seus pontos de distribuição.  A mobilização no Rio Grande do Sul envolveu as cidades de Bagé, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa e Uruguaiana. A Central Única de Favelas (CUFA), entidade da capital gaúcha apoiada pela campanha, desenvolve a atividade nos municípios de Eldorado do Sul e Guaíba.

Em Santa Catarina, a atividade ocorreu em Criciúma, Lages e Joinville. Para a praça de Blumenau, onde recentemente foi realizada mobilização, o material de divulgação foi encartado no Jornal de Santa Catarina. Chapecó, participou entregando o material na festa junina do SESC, para 1,2 mil pessoas, e na feijoada da ONG Verde Vida.   

 A Campanha e a adoção de projetos

Apoiada em quatro pilares — publicitário, editorial, institucional e mobilização do público interno — em seu segundo ano a campanha Crack, Nem Pensar tem o objetivo de evitar que mais pessoas experimentem a droga, impedindo o aumento do número de usuários. Uma das novidades de 2010 é a adoção de projetos sociais de prevenção ao uso de drogas, especialmente o crack. Sob a coordenação da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), 20 instituições do RS e SC serão beneficiadas com até R$ 20 mil, dependendo da mobilização de suas comunidades. As doações podem ser feitas por pessoas e empresas no Portal Social. Ao completar R$ 10 mil, a FMSS dobra o valor arrecadado. No final, a mobilização poderá resultar na destinação total de até R$ 400 mil a ações preventivas. 

As entidades

Rio Grande do Sul

Anjos e Querubins (Pelotas); Associação Espírita Francisco Spinelli (Santa Maria); Canta Brasil (Canoas); Casa Lar Clair Segatto (Cruz Alta); Central Única de Favelas (Porto Alegre); Centro Assistencial Sagrada Família (Santa Rosa); Centro Cultural e Assistencial São Cristóvão (Erechim); Centro de Educação Ambiental Nova Esperança (Uruguaiana); Instituto São Pedro de Educação e Assistência (Bagé); Lar Emiliano Lopes (Passo Fundo); Murialdo Caxias – Instituto Leonardo Murialdo (Caxias do Sul); Sociedade Beneficente Sinal de Amor (Santa Cruz do Sul).

Santa Catarina

Associação Joinvillense de Obras Sociais (Joinville); Associação Lageana de Assistência ao Menor (Lages); Bairro da Juventude (Criciúma); Central Única de Favelas (Florianópolis); Centro Cultura Escrava Anastácia (Florianópolis); ONG São Roque (Blumenau); Verde Vida Programa Oficina Educativa (Chapecó).

Anjos Menor realizam apresentação em PelotasEntrega de material pelo jornaleiros em Florianópolis - DivulgaçãoMobilização em Santa Cruz - Por Letícia MendesAção em Porto Alegre - Por Marco VencattoDistribuição dos materiais na feijoada organizada pelo Verde Vida Caminhada de prevenção às drogas em Erechim - que ocorreu junto com a mobilização pelo Dia D Entrega de Material em Caxias do Sul

 Equipe mobilizada em Joaçaba - SCIntegrantes da Orquesta Beija Flor - Passo FundoBlitz em Santa Maria - RSEntrega de material em Cruz AltaAção realizada em Criciúma - SC

Lula entrega "Diploma de Mérito pela Valorização da Vida" ao Grupo RBS

25 de junho de 2010 1

O reconhecimento ao trabalho do Grupo RBS ocorreu na abertura oficial da Semana Nacional sobre Drogas, que é realizada anualmente, de 19 a 26 de junho, mobilizando os integrantes do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas nos Estados e municípios. O tema da edição deste ano é Juventude na Prevenção do Uso de Drogas.

 O Grupo RBS recebeu, das mão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Diploma de Mérito pela Valorização da Vida, especialmente pela campanha Crack, Nem Pensar. A distinção foi entregue ao vice-presidente Institucional e Jurídico da RBS, Paulo Tonet Camargo.

Na ocasião, o presidente disse que o combate ao crack é difícil devido à falta de conhecimento científico dos males que ela provoca nos dependentes. Lula afirmou também que os governos federal, estaduais e municipais devem agir com rapidez contra a droga.

- Precisamos travar uma guerra sem dó e sem piedade contra o crack. Seja nas fronteiras ou nas cidades. O problema do crack hoje é grave porque ele chegou na parte mais pobre da população e também está em pequenas cidades do Interior. Temos que dar uma demonstração de capacidade de enfrentamento — disse o presidente.

Tonet Camargo, Vice-presidente do grupo RBS recebe diploma de LulaSegundo Lula, a guerra contra o crack tem que ser uma luta de todos: Estamos em um processo de preparação e não temos o direito de ficar dizendo que o responsável é o governador, o prefeito, temos que fazer juntos. Estamos diante de um inimigo desconhecido, muitas vezes só conhecemos as vítimas. Nem o Brasil nem qualquer outro país do mundo está preparado para enfrentar essa questão do crack.

Ação do Crack chega a Brasília

24 de junho de 2010 0

Ciclistas durante a trilha em Brasília

Sobre duas rodas, a mobilização do Grupo RBS para prevenir a propagação do consumo de crack pelo país invadiu o cerrado brasileiro na manhã do último domingo(20). Um grupo de 140 ciclistas percorreu 21 quilômetros em uma área rural próxima à Capital Federal para divulgar a campanha Crack, Nem Pensar.

Ciclista dá início ao percurso com discurso em prol da campanha

Tradicional grupo de mountain bike de Brasília, o Rebas do Cerrado se uniu ao esforço do Grupo RBS para salvar vidas. Vestindo a camiseta da campanha, os ciclistas enfrentaram o forte calor e o terreno acidentado do Planalto Central para mostrar que o esporte pode ser uma alternativa na luta contra a epidemia do crack.

Caminhada mobiliza centenas de pessoas contra o crack na Capital

23 de junho de 2010 1

Agente do Grupo RBS distribuíram mais de 8 mil pulseiras na ação

Evento gratuito e aberto ao público teve ações culturais e de serviço neste domingo

O Parque da Redenção virou palco de uma união contra o crack na manhã deste domingo(20) em Porto Alegre. Centenas de pessoas percorreram as alamedas do interior do parque e das ruas adjacentes, aproveitando o dia de sol para se exercitar na 17º Caminhada pela Vida.  O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Entorpecentes de Porto Alegre (COMEN) com apoio do Grupo RBS. A ação faz parte das comemorações pela Semana Gaúcha de Prevenção ao Uso de Drogas.

Integrantes do COMEN na XVII Caminha pela Vida

 

A atividade começou às 10h, tendo como ponto de partida o Monumento Expedicionário. Durante toda a manhã foram distribuídas mais de 8 mil pulseiras da campanha Crack, Nem Pensar e informativos convidando a sociedade a aderir à causa e a ajudar instituições. Por ser frequentado por todas as classes sociais, o Parque Farroupilha foi o local escolhido para sediar a ação. 

Confira  matéria completa no ClicRBS.

O jingle da campanha

04 de maio de 2010 5

A música abaixo está sendo veiculada diariamente na Rádio Atlântida aqui de Blumenau, (FM 102,7). Ela é espécie de jingle da campanha em Santa Catarina. Ouça:

Ela foi composta por Felipe Vilela, músico e escritor e ex-usuário de drogas. Hoje Felipe atua em comunidades carentes de Itajaí, fazendo palestras e relatando sua história, principalmente a jovens.

Postado por Rafael Waltrick

Tradicionalismo na luta contra o crack

15 de março de 2010 7

Em Alegrete, o CTG Os Vaqueanos de Alegrete deixou de lado suas atividades para falar sobre os perigos do crack. Cerca de 300 alunos das escolas Marques do Alegrete, Princesa Isabel e Demétrio Ribeiro assistiram à palestra do vereador de Rosário do Sul Vilmar Oliveira, do projeto Alerta que Salva.

- Este problema do crack diz respeito a todos, por isso devemos levar nossa ideia aos demais cantos do RS – explica Vilmar, que, na palestra, falou sobre os efeitos nocivos da droga.

Funk contra o crack

20 de fevereiro de 2010 27

Jefferson Konzen Pereira, 24 anos, presta o serviço militar e faz músicas em seu tempo livre. Também conhecido como Mc Blindão, o gaúcho se inspirou na campanha Crack Nem Pensar para compor um funk que fala sobre os malefícios da droga. “Tenho certeza que através da música a mensagem vai ser bem absorvida pelos nossos jovens”, garante o morador do Bairro Humaitá, Zona Norte de Porto Alegre. O resultado você confere aí embaixo.

Mostra de curtas mobiliza alunos da escola Padre Rambo

28 de dezembro de 2009 4

No dia 19 de dezembro, o Colégio Estadual Padre Rambo, em Porto Alegre, promoveu o seu I RAMBITO, uma mostra de curtas produzidos pelos alunos. As produções tiveram como tema a prevenção contra as drogas.

Seis curtas participaram da mostra, sendo que o processo passou pela elaboração de roteiro, cartazes, imagens, edição e divulgação na escola. Os alunos são do ensino médio do turno da tarde e aderiram à atividade com entusiasmo e dedicação.

Os curtas estrearam estrearam com premiação para melhor roteiro, melhor curta pelo júri e melhor curta pelo público. A atividade faz parte do projeto Laboratório de Idéias, e é coordenada pelos professores Luciane Nicola e Márcio Rodrigues.

Postado por Luciane Nicola, professora de Biologia, Porto Alegre