Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Produtor que antecipou plantio do milho consegue bons resultados, apesar da seca

18 de janeiro de 2012 7

Vanderlei Holz Lermen/Arquivo Pessoal

Milho plantado dia 13 de agosto já tinha espiga e grãos formados quando iniciou a seca

Vanderlei Holz Lermen/Arquivo Pessoal

Milho plantado mais tarde não desenvolveu espigas e silagem terá qualidade baixa

Por Vanderlei Holz Lermen
Agricultor no município de Boa Vista do Buricá

Estamos vivendo uma época difícil na agricultura. Já são quase dois meses sem chuva expressiva na região. Muitos municípios decretaram situação de emergência, e as perdas nas lavouras chegam a 80%, principalmente na cultura do milho.

O que eu, como jovem agricultor, tenho visto, são lavouras de milho secas, ou que ainda não chegaram na floração, e agora podem ser consideradas como perda total. Mas vejo também propriedades com milho seco, mas com espigas formadas e normais.

Então, me pergunto: os prejuízos da estiagem seriam culpa total do tempo ou a falta de planejamento das lavouras também influenciaria?

Como ando muito pelo interior do município de Boa Vista do Buricá e municípios vizinhos, vejo as diferenças contrastantes.

Onde a plantação foi feita cedo, a lavoura está com boa produção. A maioria dos produtores plantou mais tarde, devido à pastagem de inverno, e agora sofre com as perdas.

Mas, será que vale a pena esperar a pastagem de inverno terminar para plantar o milho, ou seria melhor tratar o gado algumas semanas a mais com silagem e fazer o plantio antes?

Na minha opinião, e constatação, vale a pena. E muito. Alguns dias podem fazer a diferença, entre uma boa produtividade e uma menor produtividade. Conversei com dois profissionais no assunto: o engenheiro agrônomo Adolar Ten Kathen e o técnico da Cotrimaio José Fantinel.

Kathen  afirma que as lavouras que foram plantadas no mês de agosto e até os primeiros dias de setembro têm apresentado  perdas de 50% a 60%. As demais, têm tido perdas de até 95% ou mesmo consideradas perda total. Os produtores que fizeram o plantio do milho mais cedo tiveram melhores resultados, segundo ele.

Para o engenheiro agrônomo, o escalonamento de plantio escolhendo alguns materiais, com boa adubação, associado a um banco de dados, ou seja, histórico dos últimos anos, permite um planejamento adequado para termos resultado positivo com a cultura.

Já Fantinel ressalta que a época de plantio está correlacionada à altitude em relação ao mar e é preciso considerar a ocorrência de geadas durante final de julho a setembro, o que pode comprometer o estabelecimento inicial da cultura. À medida que a altitude aumenta, o calendário vai postergando o início de semeadura.

Fazer o plantio mais cedo, segundo ele, vem sendo uma excelente estratégia para obter bons resultados. No entanto, ele alerta que nenhum ano se comporta como o outro, então, é preciso ter cuidado ao usar essa regra e avaliar o uso escalonado e com mais de uma opção de material.

Comentários (7)

  • Verner Gerke diz: 18 de janeiro de 2012

    Muito boa a cotatação, trabalho com consultoria para fazendas de leite e essa estratégia tem feito parte das minhas ações. Antecipar o plantio tem risco de perdas com geada mas, são bem menores se comparadas a seca. Resultado: quem plantou cedo teve produtividade boa.

  • Alfeu Müller diz: 18 de janeiro de 2012

    Valeu, Vanderlei!
    Muito consistente sua matéria. Precisamos aprender a lição. A seca está presente todos os anos, porem em períodos não exatamente os mesmos. Aprender a reter a água da chuva em épocas copiosas e contornar os períodos mais críticos da estiagem serão o desafio como foi superar a época do cota e extra-cota do leite.

  • Marcio diz: 18 de janeiro de 2012

    O rendimento nas lavouras de milho no interior de São luiz Gonzaga (pelo menos da minha familia e vizinhança) não ultrapassou a 40 sc/ha…variedades super precoce…..

  • Giovani Wrasse diz: 18 de janeiro de 2012

    Interessante, mas considero a agricultura, absolutamente como acertar em uma Mega Sena. Se eu soubesse que daria essas noites frias, quem sabe nem plantaria arroz, seu eu soubesse da seca poderia ter plantado mais cedo, mas também não é “lei” dizer que plantar mais cedo significa boa produtividade. Eu planto conforme a situação me permite, e o meu material também, infelizmente essa safra tivemos longo período de estiagem, e que nenhum meteorologista previa, tanto tempo sem chuva. Então faça o melhor dentro da sua propriedade, faça escalonamento de plantio. Mas lembre se: Agricultura depende totalmente do clima

  • eu. Caxias do Sul / RS diz: 18 de janeiro de 2012

    Plantei minhas pequenas lavoura de milhos em 12/13/08, também não tive problemas com as chuvas, entretanto que fique claro, a maioria não conseguia sementes naqueles dias e muito menos colocar as máquinas na lavoura para o plantio devido as chuvas, esta duas variáveis foram determinantes para o plantio mais tarde, nunca a pastagem de inverno.

  • eu. Caxias do Sul / RS diz: 18 de janeiro de 2012

    Complementando, tenho açude de 03ha com uma lamina de água de 2m em média na região celeiro, agora observando: se usasse para irrigar dois hectares de milho secaria o açude em 30 dias, portanto, esse negócio de construir açudes para armazenar agua da chuva no inverno para usar no verão em irrigação serve para quequenas hortas, jamais em atividade de produção de grãos com finalidade comercial, o que estão fazendo todos os dias na mídia é falácia de quem não tem conhecimento de causa.

  • Gilberto Borgo diz: 18 de janeiro de 2012

    Que bom se tivéssemos bola de cristal. A cada ano o clima tem nos surpreendido.As previsões ajudam, no ano que passou, nos enganou para melhor,já este ano…. sem comentários.O importante e procurar fazer um planejamento para minimizar os efeitos danosos da deficiência hídrica.Uma boa recomendação e fazer o escalonamento de época de plantio e utilizar materiais de diferentes ciclos.Receita de bolo, somente a da Vovó.
    Eng. Agrônomo Gilberto Borgo ,Tapejara,RS.
    Tapejara RS

Envie seu Comentário