Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Internet sobe como fonte de informação nos EUA

07 de janeiro de 2009 0

NYT: anúncio da rede CBS na capa na última segunda

Uma pesquisa do Pew Research Center, nos EUA, mostra o crescimento da internet como principal fonte de notícias para os norte-americanos. Pela primeira vez, o índice dos que disseram se informar pela web (40%) superou o dos que citaram os jornais (35%). No ano passado, os números apontavam 34% para os jornais contra 24% da internet.

A TV, no entanto, segue como a favorita, citada por 70% como a primeira na preferência na hora de se informar. O instituto explica que o resultado soma mais de 100% porque múltiplas respostas são permitidas. Mesmo a televisão estando na frente, já mostra sinais de declínio, já que no ano passado tinha a porcentagem de 74% da preferência.

Claro que são apenas número de uma pesquisa entre norte-americanos. Mas a tendência é clara (e natural, penso eu). Entre os jovens, TV e internet já estão empatados na preferência, com 59% da preferência.

Cada meio tem sua linguagem e não passaria de futurologia dizer que a internet vai fundir todos em um só. Mas vejo cada vez mais a direção contrária: a web se manifestando na televisão, no impresso, no rádio. E entendo essa promiscuidade como benéfica e revitalizadora desses meios mais tradicionais. Claro que também transformadora, já que o modelo de negócio deles também se modificará – basta ver que, pelo menos no EUA, há uma crise sem precedentes no que toca queda de receita e circulação.

Seria só reflexo da tão retumbada crise mundial? Talvez também, mas certamente não apenas. Um exemplo claro foi citado pela Veja: pela primeira vez o The New York Times publicou um anúncio na primeira página, na última segunda-feira. E a prática será mantida, já que a redução de lucros pegou pesado no mais famoso jornal norte-americano.

Postado por Leo Corrêa

Envie seu Comentário