Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

The New York Times só na web?

13 de janeiro de 2009 0

Novos tempos no NYT/Robert Scoble/Divulgação

A possibilidade do fim dos jornais impressos diante do avanço da Internet é algo que sempre me pareceu mais mais um tema que rende debates sem fim do que propriamente uma realidade próxima. Afinal, ler jornal é algo tão cotidiano, tão parte da realidade. Mas e se esse processo se acelerar?

É mais ou menos essa a tônica de um artigo da revista norte-americana The Atlantic, na edição deste mês. No texto End Times, Michael Hirschorn, argumenta que o The New York Times – afundado até o pescoço em na crise financeira – poderia encerrar as operações em forma impressa no próximo mês de maio. Maio!!!

Segundo balanços divulgados em outubro do ano passado, o mais famoso jornal do mundo teria dívida superior a US$ 1 bilhão. O site nytimes.com tem cerca de 20 milhões de usuários únicos mensais e é o quinto site de notícias mais acessado da internet (números de outubro, segundo a The Atlantic). Uma edição impressa dominical do NYT tem tiragem de 1,4 milão, mas as vendas estão em queda.

A crise, no entanto, pode ser apenas um fator de aceleração do processo no NYT. A empresa já vinha se direcionando para, digamos, uma migração total. Em maio do ano passado, a empresa anuciou que liberaria o acesso à sua API (interface entre aplicativo e programação, espécie de receita de instruções do site, o que permite que outros sites utilizem o conteúdo com a marca NYT). A primeira API liberada pelo jornal, em outubro, foi a que mostrava dados sobre doações e gastos dos candidatos à presidência dos EUA.

A hipótese levantada por Hirschorn é bem interessante. E seria um marco histórico ver um jornal de tamanho peso migrando de vez para o formato digital e abandonando o clássico formato impresso. Mas não creio que ocorra assim, tão rápido. Não assim, para maio. Vai saber.

Postado por Leo Corrêa

Envie seu Comentário