Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Novo Kindle e a transição do jornalismo impresso

04 de maio de 2009 0

Na foto, aparência do jornal no Kindle original. Novo deve ter tela maior/Divulgação

Ao que tudo indica, a Amazon apresentará na próxima quarta a versão do leitor eletrônico Kindle para jornais e revistas. A empresa convocou uma coletiva de imprensa para Universidade Pace, que já foi sede do The New York Times. Aliás, uma das especulações é de que o gadget seria lançado em parceria com o jornal.

O Kindle 3 teria tela maior, do tamanho de uma folha A4. Surgiria para atender à sede da comercialmente decadente mídia impressa norte-americana por um novo modelo de negócio.

Não sei se vai ser realmenter ser o “iPhone dos readers”. Se vai ver a tão esperada interface que faria leitores lerem notícias com conforto e praticidade suficientes para evitar saudades do velho e bom papel.

De qualquer maneira, a mudança na distribuição do jornalismo impresso vai nos colocar em transformações evidentes. A partir da distribuição digital, online (seja pelo Kindle ou qualquer outro aparelho), não há como pensarmos em jornalismo diário. Pode até ter textos mais aprofundados, interpretativos, analíticos. Mas não não poderá ser mais estanque, offline, atualizado a cada 24 horas. Será digital, atualizável, interativo. Pode parecer óbvio, mas será a entrada de vez do jornalismo impresso na era digital (e, mesmo a palavra “impresso”, ficaria totalmente fora de contexto).

Postado por Leo Corrêa

Envie seu Comentário