Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de julho 2009

Estude com o MIT na web

31 de julho de 2009 0

Professor Walter Lewin dá uma demonstração no video da aula de física /Divulgação/MIT

Quebro o silêncio no blog para uma dica para quem tá de bobeira nas férias de inverno (como eu). Há tempos ouvia que o MIT oferecia cursos gratuitos na internet. Aí fui dar uma olhada e parece bem interessante.

Para quem domina o inglês fica mais fácil: são 1900 cursos nas mais diversas áreas: urbanismo, microeconomia, literatura renascentista, composição musical, dinâmica dos astros (não celebridades, planetas mesmo). E por aí vai…

Pelo que vi de alguns, são esquemas de aula, com dicas de leitura (tem que comprar a maioria dos livros) e exercícios. Alguns incluem áudios e vídeos.

Quem não sabe inglês também tem opções (bem menos, claro), graças ao trabalho de Universia.

Então tá. Agora é vencer a preguiça para não deixar as férias só na vagabundagem e agregar algo ao currículo. Confesso que não sei se vou conseguir.

Importante: eles fazem questão de colocar que não se tratam de cursos online do MIT, do tipo que garante um certificado. E sim material de estudo gratuito, sob licença Creativa Commons.

Postado por Leo Corrêa

Menos voz e mais texto na comunicação móvel

20 de julho de 2009 4

Divulgação/CC

Falar pelo celular está ficando fora de moda para os britânicos. O Daily Mail reporta uma pesquisa da uSwitch.com que mostra que seis em cada dez britânicos estão fazendo menos de uma ligação por dia do seu celular. O negócio é mandar mensagens de texto.

Em média, as pessoas pesquisadas responderam que mandam 67 mensagens de texto por mês. Incluindo aqui twittadas e conversar via MSN e assemelhados.

– Costumávamos ter tempo para conversar, mas hoje o que importa é comunicação rápida e fácil com mais de uma pessoa ao mesmo tempo – diz Jason Glynn, porta-voz da uSwitch.com.

Bom, os textos curtos de SMS, Twitter e MSN, em tese deixariam as conversas mais objetivas. Mas acho que não é exatamente o que acontece.

O cúmulo dessa tendência é quando deixamos de conversar com alguém que está fisicamente perto de nós para se comunicar via Twitter ou MSN. O pior é que já acontece direto.

Postado por Leo Corrêa

Ainda sobre jornalismo e novos tempos

14 de julho de 2009 0

A qualidade do jornalismo em tempos digitais é uma preocupação global. Achei um site australiano que debate justamente a questão do futuro da profissão no momento em que a transformação tecnológica dá voz e possibilidade da audiência se manifestar. E até de ela mesma produzir seu jornalismo.

Os depoimentos do vídeo deste post mostram que as novas possibilidades tecnológicas entusiasmam jornalistas da velha guarda. E a participação da audiência causa preocupação com a qualidade da informação.

 

The Future of Journalism from Media Alliance on Vimeo.

Postado por Leo Corrêa

Um festival de vídeos de dispositivos móveis

09 de julho de 2009 0

O MOV é um festival de vídeos independente, produzidos com dispositivos móveis – celulares, máquinas fotográficas, palm ou até webcam. O tema deste ano é a cidade de São Leopoldo e cada produção deve ter no mínimo um e no máximo três minutos. Vale de tudo: ficção, documentário, animação, experimental, desde que respeite o tema.

Os vídeos devem ser enviados até 28 de julho, via email. A premiação é de R$ 500 para o melhor vídeo. Quer saber mais? Acesse o site do projeto.

Postado por Leo Corrêa

Free é realmente free

08 de julho de 2009 2

No ano passado, quando Chris Anderson esteve em Porto Alegre, no Fórum de Internet Corporativa, fiz uma brincadeira, dizendo que o livro “A Cauda Longa” não era “Free”, título do então futuro livro do jornalista e pensador do mundo digital.

Pois bem. Eis que está lançado o livro Free. E ele pode ser adquirido realmente “de grátis”, o que é totalmente coerente e uma boa estratégia de marketing. Embedo aqui neste post a edição do livro. Comentários, depois que conseguir ler o dito.

 

FREE (full book) by Chris Anderson

Postado por Leo Corrêa

Nobel da Paz para o Twitter?

07 de julho de 2009 3

Chega a ser quase chato falar tanto do Twitter. Mas, poxa vida, é uma ferramenta que transformou (e segue transformando) o modo de usar a internet.

Agora tem um deputado norte-americano, Mark Pfeifle, fazendo lobby para que o serviço de microblog seja indicado ao Nobel da Paz. O motivo? A função que o Twitter teve durante a recente crise pós-eleições no Irã.

– Quando os jornalistas tradicionais foram forçados a deixar o país, Twitter se tornou uma janela para o mundo ver esperança, heroísmo e horror. No mês passado, 140 caracteres foram suficientes para acender uma luz diante da opressão iraniana e elevar o Twitter ao nível de um agente de transformação – escreveu Pfeifle no Cristian Science Monitor.

Postado por Leo Corrêa

Compartilhe sua cruz

01 de julho de 2009 0

Compartilhar, compartilhar, compartilhar. Fuck My Life (fmylife.com) pode ser definido como mais um microblog, que reúne posts de no máximo 300 caracteres. O diferencial, digamos assim, é que é um espaço para você explicar os porquês de sua vida ser um calvário. Todos os posts começam com “Hoje” e acabam com “minha vida está f.”

Há depoimentos bem engraçados, mesmo que não sejam verdade. Este abaixo está entre os “tops”:

Hoje eu estava sentado em minha classe e adormeci durante a aula. Eu tava usando calça de abrigo e tive uma ereção. Minha professora veio até mim e agarrou meu pênis. Ela pensou que fosse meu celular. Minha vida está F.

Postado por Leo Corrêa